Alckmin discursa em evento do Programa Trato na Escola

Governador Geraldo Alckmin: Estimado secretário da Educação professor Herman Woorwald, acertei ou não? Deputado Celino Cardoso; o prefeito de Mairiporã, Antônio Aiacyda; o subprefeito de Santana e Tucuruvi, Sergio Teixeira […]

qui, 20/01/2011 - 19h54 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Estimado secretário da Educação professor Herman Woorwald, acertei ou não? Deputado Celino Cardoso; o prefeito de Mairiporã, Antônio Aiacyda; o subprefeito de Santana e Tucuruvi, Sergio Teixeira Alves; Fabio Bonini, presidente da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação); o José Benedito de Oliveira, coordenador da COGSP (Coordenadoria De Ensino Da Região Metropolitana Da Grande São Paulo) aqui da Grande São Paulo; Maria José Valezim, dirigente regional de ensino Norte 2; professora Monica Masquietto, diretora aqui dessa bela escola; major José Marcelino da Fonseca, e dar os parabéns a Mônica e a sua equipe, como que está bonita a escola, viu? Vê como uma boa diretora, uma boa equipe faz a diferença, não é? Uma beleza de escola! Cumprimentar todos os coordenadores, dirigentes regionais, professores, muitos pais e mães de alunos aqui, queridos alunos uma alegria…

Não sei se vocês conhecem a história de um prefeito, Aiacyda, que fazia muitas citações. Então era muito demorado. Senhor. governador, senhor senador, deputado fulano, deputado cicrano, prefeito, dirigente, presidente e o governador da época estava com pressa… então chamou, falou: olha prefeito faça uma economia processual, vamos ganhar tempo, você quando for num hospital: profissionais de saúde e pacientes, você quando for numa escola: profissionais da educação e alunos, você quando for num lugar com muita gente: senhoras e senhores. Olha duas citações!

Passado uns meses, Herman, houve uma solenidade no cemitério municipal, e a secretária já veio com aquele pacote de fichas, tal, deu para o prefeito lá, umas 50 citações. Ele se lembrou do governador, guardou as fichas, pensou, pensou, aí falou: meus conterrâneos e meus subterrâneos…

Mas é uma alegria estarmos juntos aqui na escola, nesse preparatório do ano letivo. As aulas começam dia 10? As aulas começam dia 10 de fevereiro e é sempre uma… um ano novo, é uma esperança nova, não é? Quem inventou o calendário foi genial. Porque depois de um ano, quem não está cansado? E aí começa tudo de novo. Vai ser diferente. As energias se renovam, as esperanças se renovam, essa coisa do calendário é uma coisa mística, não é? E quando começam as aulas, é também um momento especial na vida dos alunos da escola, dos professores, gente nova que está chegando. É uma grande alegria, é um momento especial.

Então receber bem, com afeto, com o local que emule, que estimule, é muito importante. E fico muito feliz, Mônica, de ver uma escola tão bacana, tão caprichada quanto essa escola aqui: Major José Marcelino da Fonseca. Aliás, um herói da Revolução de 1932, que deu a sua vida pela Revolução de 1932. Então eu quero dar os parabéns aqui, Herman, a toda equipe aqui da escola. O Governo está disponibilizando este ano R$ 127 milhões para pintura, cortinas, ventiladores, higienização e mais um recurso descentralizado para as APMs (Associação de Pais e Mestres).

Eu pedi ao professor Herman, nós temos cinco mil escolas, não é? 5.200 escolas, 4,5 milhões de alunos. Isso é maior que o Uruguai. Nós temos mais alunos do que alguns países do mundo. É preciso descentralizar, porque não dá para, de São Paulo, olhar e fazer tudo. Então, quanto mais a gente conseguir descentralizar, dar mais autonomia, passar recurso para as próprias escolas poderem resolver uma série de questões, nós vamos ganhar em eficiência, agilidade e atender melhor os nossos alunos e melhorar as escolas.

Antes quero trazer um grande abraço, dizer que nós vamos nos empenhar na questão da educação aqui em São Paulo com o maior entusiasmo, com a maior determinação, recursos, fazer o máximo que a gente puder. Acho que o orgulho de São Paulo será a gente ter cada vez escolas ainda melhores e com isso garantir um futuro melhor para a nossa juventude.

Um grande abraço a todos, bom ano letivo aí a partir do dia 10!

Muito obrigado.