Alckmin discursa em evento de destruição de armas e munições

Osasco, 27 de abril de 2012

sex, 27/04/2012 - 14h34 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia. Bom dia a todas e a todos. Queria saudar o ministro de Justiça, José Eduardo Cardozo; presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori; general de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, comandante militar do Sudeste; Carlos Roberto Seicentos, presidente aqui da Etna Steel, do conselho de administração; secretários de Estado Eloisa Arruda, da Justiça; Antônio Ferreira Pinto, da Segurança; Davi Zaia, da Gestão Pública; vice‑presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Celso Giglio; nossos ex‑prefeitos Francisco Rossi, Guaçu Piteri e Silas Bortolosso; juiz coronel Orlando Eduardo Geraldi, presidente do Tribunal de Justiça militar; coronel Roberval França, comandante-geral da Polícia Militar; desembargador Armando Toledo, diretor da Escola Paulista de Magistratura; coronel de Exército Corrêa de Araújo, chefe do Estado-Maior da 2ª Região; Dr. Marcos Carneiro Lima, delegado‑geral de Polícia; delegado federal Carlos Tadeu Tasso, representando a superintendência da Polícia Federal; vereadores Ana Paula Rossi, Jair Assaf; senhores juízes, oficiais, praças, amigas e amigos.

Uma palavra breve, mas queria dizer da alegria, até como médico, porque a terceira causa no mundo todo, a terceira causa de morbimortalidade não é doença, é causa externa. A primeira é coração, a segunda é câncer e a terceira é causa externa. E entre as causa externas, o homicídio, latrocínio – e por arma de fogo – é impressionante a incidência. E disse bem o ministro de Justiça, José Eduardo Cardozo, que arma deve ser utilizada por profissionais, Força Armadas e Polícia. Então, a campanha do desarmamento é muito importante. E, de outro lado, a arma que a polícia apreende, ser destruída. Nós pegamos quase 50 armas por dia e elas precisam ser destruídas. E hoje o que nós vemos aqui é exatamente isso.

Aliás, duas medidas importantes. Uma, a destruição das armas que podem ser destruídas. E esse grande empreendedor que é o Seicentos, que para nós é mil, o Seicentos é só modéstia. E dizer que o orgulho dele é justo, existe o orgulho justo. Esse empreendimento é um orgulho de todos nós, porque é raro… Nos Estados Unidos é fácil uma empresa que fecha reabrir, aqui não é fácil, então realmente é um case. E a Etna Steel vai transformar arma que mata em trem, em plataforma de estação, melhorando a vida da população.

E assinamos com o desembargador Ivan Sartori, presidente do Tribunal de Justiça, um protocolo importante, porque a arma que ainda não pode ser destruída, que faz parte do processo, questões periciais, tinha risco de ser roubada no fórum. Assaltavam o fórum de madrugada e roubavam essas armas. Então, agora, por esse protocolo, essas armas todas ficam sob a custódia do batalhão da Polícia Militar, totalmente segura. E na hora em que liberar do processo, ela é destruída nos fornos e o aço é reaproveitado.

Mas nós queremos é agradecer a presença do ministro da Justiça, que está no seu Estado, no nosso Estado. A gente fica feliz de ter sempre o ministro José Eduardo aqui em São Paulo, vamos nos colocar a inteira disposição nesse trabalho, para a gente fazer um esforço concentrado na questão da Segurança Pública. Agradecer o presidente do Tribunal de Justiça, pelo grande trabalho que está fazendo, Dr. Ivan Sartori, no Poder Judiciário de São Paulo. Aqui tem bons exemplos para o Brasil. Agradecer aos nossos secretários de Estado, pelo empenho, pelo compromisso. Cumprimentar aqui o Seicentos, esse amigo, dizer que a gente fica feliz de ver indústria ferroviária no Brasil crescendo. Nós transportávamos pela CPTM, há 12 anos atrás, 700 mil passageiros/dia; hoje, 2,7 milhões por dia. Juntou com Metrô, nós estamos com 7,3 milhões de passageiros/dia. Nós estamos comprando 1.057 carros para trem e Metrô. E com a presidenta Dilma e com a iniciativa privada, está indo muito bem o Ferroanel. E o Ferroanel vai dar um impulso ao transporte de carga, porque vai facilitar a logística para chegar ao Porto de Santos, que é o mais importante porto da América Latina.

Cumprimentar o general Adhemar, nosso comandante do Sudeste, que é um grande parceiro aqui do nosso Estado. Mas, especialmente, dizer que São Paulo está de parabéns, destruindo armas na mão de criminosos, de bandidos, que vão servir para aquilo que nós mais precisamos, que é trem, ferrovia, aço para o desenvolvimento do nosso Estado e do nosso país. Parabéns a todos.