Alckmin discursa em evento da Virada Sustentável

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Quero saudar aqui o secretário do Meio Ambiente, deputado Bruno Covas; secretário de Energia, deputado José Aníbal; o secretário de Logística […]

dom, 05/06/2011 - 22h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Quero saudar aqui o secretário do Meio Ambiente, deputado Bruno Covas; secretário de Energia, deputado José Aníbal; o secretário de Logística e Transporte, doutor Saulo; secretário-chefe da Casa Militar, coronel Admir Gervásio; deputado federal Roberto Freire, presidente do PPS; deputado estadual Marcos Neves; o Marco Antônio Pelegrini, secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência; coronel Luiz Humberto Navarro, comandante do Corpo Bombeiros; coronel Hamilton Nogura, do Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo. O André Palhano, idealizador da Virada Sustentável, parabéns André. Doutor Fernando Carmona, presidente da Fundação Florestal; Carlos Fernandes, subprefeito aqui da Lapa; o Roberto Rosa, que é o diretor aqui do parque. O Eduardo Victor Faria, presidente da Associação Roda Viva. Agradecer aqui a Pietra, que esteve aqui conosco, minha querida amiga, veio emprestar esses olhos bonitos dela aqui para dar uma voltinha, não é?

E dizer da alegria, hoje, 5 de junho, nós estarmos aqui comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente. Iniciativas das mais variadas, eu vi na entrada ali, até às dez horas da manhã, já tinha uma caixa lotada de lixo eletrônico. As pessoas não sabem o que fazer com celular velho, computador, rádio, e isso não pode ser jogado no lixo comum, porque contamina a terra, contamina o solo, as águas, então precisa ter uma destinação adequada. Então um trabalho muito bonito aí para a destinação do lixo eletrônico. Depois iniciativas, nós vamos começar o inverno, o perigo das queimadas, então uma parceria com os bombeiros, nós tivemos uma seca muito grande o ano passado, esse ano essa seca deve ser também intensa, então o trabalho de prevenção de incêndios e queimadas. Aliás, a pior queimada já está acabando, e vai acabar em 2014, que era a queimada para colher cana. Ribeirão Preto, aquelas regiões de cana de açúcar ficavam todas cobertas pela fumaça, e isso foi feito um entendimento com o setor sucroalcooleiro e termina em 2014. 80% já acabou, e em 2014 São Paulo será o primeiro estado a não ter mais queimadas.

Aliás, queria destacar, nós no Brasil inteiro, o ICMS da gasolina, que é um combustível fóssil muito poluente e que é responsável pelas mudanças climáticas, emissão de gás do efeito estufa, é 25% e o álcool também 25%. São Paulo, a gasolina é 25% e nós reduzimos o álcool para 12%, então aqui o carro flex fuel todo mundo põe álcool, que é uma energia renovável, verde e limpa, e a maior causa de poluição do ar é transporte, é combustível fóssil, além dos investimentos em metrô e trem.

Queria falar, Bruno, também dos esforços aí para recuperar o Tietê, a mancha está voltando, ela já estava em Barra Bonita, agora já está aqui perto de Salto, então do Tietê 3 nós vamos avançar muito coleta e tratamento de esgotos, então vai dar uma grande melhorada… O Rio Paraíba do Sul, nós tivemos dois dias do Governo Presente no Vale do Paraíba, já está com mais de 5 miligramas de oxigênio diluído por litro de água. A melhor prova de que o rio está ficando vivo é peixe, e ele está voltando a ser piscoso, o Rio Paraíba, e o Tietê perseverará nesse trabalho.

A Mata Atlântica, São Paulo, se a gente pegar o Oiapoque ao Chuí, o que restou de Mata Atlântica é um pouquinho, Santa Catarina, Paraná, um pouquinho do Rio de Janeiro e São Paulo. Nós temos metade da Mata Atlântica preservada do país, e fazendo um esforço ainda maior para recuperá-la. As estradas parque, isso é o doutor Saulo, as novas licitações, nós vamos escolher rodovias para ir fazendo ciclovia junto com a licitação da rodovia. A gente licita a estrada e já licita junto a ciclovia, que não é cara e já faz parte do projeto.

E finalmente cumprimentando aqui, André, pela Virada da Sustentabilidade Ambiental, uma boa notícia aqui. Esse parque era para ser um conjunto de prédios, aqui era para ter um monte de espigão, a luta da comunidade evitou, e a cidade que é muito cinza, muito concreto, ganhou aqui o parque Villa-Lobos. Ele tem 732 mil metros quadrados e tem uma área de 123 mil metros quadrados, 12 hectares que o metrô está usando para canteiro de obras da Linha 4 do metrô, que está ficando pronta, nós estamos entregando todas as estações. É a mais moderna linha do metrô, que é a Linha 4. E o Metrô estava danadinho para vender o terreno. Então, hoje, no dia 5 de junho nós vamos transferir e autorizar e transferir para o Parque Villa-Lobos, então o Parque Villa Lobos vai ganhar mais 12,3 hectares. Ele cresce mais de 20%, e tem uma condição, não pode ter concreto, esses 12,3 hectares é verde, árvore, arbusto, é verde, verde, que é o que a cidade precisa.

Mas quero deixar um grande abraço, dizer que a melhor maneira de comemorarmos o dia Mundial do Meio Ambiente é junto com a comunidade, interagindo e motivando a todos.

Parabéns a São Paulo.