Alckmin discursa em entrega de vicinal e obra de saneamento básico em Laranjal Paulista

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos, dizer da alegria de estar aqui em Laranjal Paulista, saudar o nosso prefeito, anfitrião, o Heitor Camarin Júnior; Isabel Cristina de […]

dom, 17/04/2011 - 13h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos, dizer da alegria de estar aqui em Laranjal Paulista, saudar o nosso prefeito, anfitrião, o Heitor Camarin Júnior; Isabel Cristina de Melo Camarin, presidente do Fundo Social de Solidariedade; presidente da Câmara, vereador Roque Lázaro de Lara, cumprimentando a todos os vereadores; deputado Edson Giriboni, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos; deputados federais, Mendes Thame, Vanderlei Macrís, Antônio Carlos Pannunzio; deputados estaduais o Roberto Moraes, Cauê Macris; delegada Rose; Dilma Pena, presidente da Sabesp; prefeitos de Iperó, Marcão, Quadra, o Carlos, o Carlão, Bofete o Torão, Jumirim o Tadeu, Cesário Lange o Ramiro, Pereiras o Betinho, Tatuí esteve conosco Luiz Gonzaga Vieira; ex-prefeito aqui de Laranjal, Roberto Ugolini; padre Sebastião que é o pároco da igreja Matriz, Padre Donizete, da igreja de São Roque, diretor regional do DER, doutor Alfredo Moreira de Souza Neto; companheiro Élbio Arrivabene; regente Hélio Barbieri, da nossa corporação musical Lira de São João; corporação musical Lira São João; secretários municipais, lideranças comunitárias, prefeito de Porangaba, o Luiz do Deraldo, amigos e amigas, uma palavra breve. Mas dizer da alegria de vir hoje a Laranjal Paulista. Primeiro para agradecer a enorme manifestação de confiança aqui da população da cidade, do município e nós não vamos decepcioná-los, vamos trabalhar com honestidade, seriedade e com afinco em benefício da nossa população.

Hoje nós entregamos aqui uma grande obra, que é o saneamento básico. Laranjal Paulista já tem praticamente 100% de água tratada e de qualidade. Pode pegar água da torneira da Sabesp e tomar, água testada, aprovada e de qualidade. E é importante tomar água, quantos por cento do corpo humano é água? Quanto? Mais de 50, 60% do corpo humano é? Água, um bebê, 70% do bebê é? Água. À medida que a gente vai ficando mais velho, vai ficando mais enxuto né? Então é muito importante, como disse aqui o deputado federal Mendes Thame, água tratada de? Qualidade! Então Laranjal Paulista pode se orgulhar de ter praticamente 100% de água tratada de qualidade. Esgoto, ela tinha 0% de tratamento, 0%, não tinha nenhuma estação de tratamento, passa a ter 100% de esgoto tratado, 100%! Então aqui, a cidade vai ser o que nós chamamos de 300%, Heitor, o que é uma cidade de 300%? 100% de água tratada, 100% de esgoto de coletado, falta mais um pouquinho só de ligação, mas é coisa de dois meses e 100% de esgoto tratado, cidade 300%, cidade saudável! São poucas cidades brasileiras que tem 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado. Aqui foram feitas duas estações de tratamento de esgoto: uma na cidade e outra no distrito de Laras, então duas ETE’s, duas estações, sete estações elevatórias para pode levar o esgoto até a ETE, 4,8km de linha de recalque, 1km de coletor tronco, 3km de emissários por gravidade. Foi investido 8,6 milhões de reais, a obra está concluída e praticamente entregue.

E aí, nós vamos melhorar muito, vamos despoluir cidade por cidade, O Rio Sorocaba e o Rio Tietê. Vocês vão sentir no Rio Tietê… Em São Paulo, nós estamos fazendo um investimento, financiamento com o Banco Mundial, de 1,05 bilhões de dólares é 1,6 bilhões de reais, só tratamento de esgoto, coleta e tratamento de esgoto. Então a mancha de poluição que estava lá em Barra Bonita, ela já retrocedeu 100km e ao término de três anos e meio. no máximo quatro anos, nós vamos retroceder mais outro tanto, então vai melhorar muito, vai limpar praticamente o Rio Tietê. E o Sorocaba que está em melhores condições, a cidade de Sorocaba, inclusive que a maior cidade, né, Pannunzio? Ela praticante tratou o esgoto, alguns mais entusiastas me disseram… Pescador, a gente sempre desconfia, não é? Mas dizem que pegaram uma Piaba de 30cm, aqui em Laranjal, não sei se procede ou não, mas nós vamos recuperar para valer o Sorocaba e o Rio Tietê. Então uma grande contribuição pra despoluir o Rio Sorocaba e pra despoluir também o Rio Tietê.

Queria também colocar a entrega da vicinal, estamos entregando a Vicinal Giovanni Costa são 13km de recapeamento, 4,9 milhões do tesouro do estado, a obra está concluída, está aqui o diretor do DER, está pronta, né? Está pronta e já está sendo entregue. O Serra já tinha entregue uma outra vicinal importante, 27km, que é a Vicinal João Hermano Pessin, e nós… O prefeito falou no discurso dele, o Djalma também tinha entregue aqui o documento, nós vamos autorizar então o asfaltamento, porque ela é de terra, o asfaltamento da João Bordignon que vai ligar… Vai ligar vicinal do bairro de São Roque, então mais… Já foram recapeados 27 mais 13 hoje, 40 km recapeados aqui e agora uma vicinal nova que é asfaltamento, porque ela é de terra, e ela vai interligar vários bairros a várias estradas aí. Então o diretor do DER já corre com projeto aí, para licitar essa obra.

Queria também… Quero também destacar, que nós vamos daqui a pouquinho na Santa Casa, e eu ano passado tive aqui, não é isso Toninho, 30 anos? É isso? 30 anos que tem esse almoço? Então há 30 anos praticamente tem um almoço pra… E um leilão pra campanha… Campanha dos Bezerros, para arrecadar fundos para Santa Casa de Misericórdia. A Santa Casa é do povo, né, quem é o dono da Santa Casa? Não tem, não é o Governo e não é nenhum empresário rico, a Santa Casa é da comunidade, foi uma herança de Portugal, bonita herança lusitana. A Santa Casa de Santos, ela é de 1543, é Braz Cubas, isso é uma herança de Portugal, a Santa Casa de São Paulo é de 1560 são instituições seculares, há uma história… Aqui é 59, a inauguração, então já tem 52 anos a Santa Casa de Laranjal Paulista. E ela que atende o SUS, porque a população que não pode pagar, a Santa Casa atende e a tabela do SUS, ela dá um enorme de um prejuízo, porque ela é muito menor do que o custo da saúde, então a Santa Casa quebraria, porque a despesa dela é muito maior do que a? Receita. Então é preciso ajudar e um bom caminho é uma união do Governo Federal, Estadual, Municipal e da comunidade. Havia uma rainha em Portugal, chamada Rainha Leonor de Avis, ela era a mulher mais rica da Europa na época das grandes navegações no século XV, e ela dizia que quando morresse queria ser enterrada no local de passagem para que todos pisassem sobre a sua campa para lembrar a pequenez das coisas materiais, frente à grandeza da eternidade. Foi esse espírito, de amor ao próximo, de entendimento das razões existências da vida que nasceu a Santa Casa, o hospital filantrópico, para diminuir a dor das pessoas, pra diminuir o sofrimento, para ajudar quem está doente, para recuperar as pessoas, independente de terem recursos ou não.

Então fico feliz, fiz questão de vir hoje aqui no dia almoço, nós vamos lá em seguida, porque é um belo exemplo que Laranjal Paulista dá de participação para ajudar a manter uma instituição que não objetiva lucro, ela não objetiva ter lucro nenhum, mas prestar serviço a comunidade. O deputado Roberto Moraes diz que já reservou uma emenda aqui para Santa Casa, e eu quero dizer o seguinte: todo real que fora arrecadado, Toninho, todo real que for arrecado hoje, nos leilões do bezerro ou de tudo, o Governo do estado vai por mais R$ 1,00, nós vamos dobrar o que for investido, aqui. Mas quero… Quero aqui agradecer a Dilma Pena, que preside a nossa Sabesp, grande presidente da empresa. Ela preside… Quantos funcionários têm a Sabesp, Dilma?

Dilma Pena, presidente da Sabesp: 16.800 funcionários.

Geraldo Alckmin: 16.800 funcionários. A Sabesp, eu acho que é a maior empresa de saneamento básico do mundo. Grande empresa de saneamento, nós queremos universalizar não só água tratada, mas esgoto coletado e esgoto tratado no Estado de São Paulo, faz um belíssimo trabalho. Agradecer o Edson Giriboni, o Giriboni é engenheiro da Poli, deputado… Deputado estadual, não precisa dizer qual partido dele, né? Com essa camisa, mas não é palmeirense, é? Palmeirense, também! Madureira diz que o Campos Machado também tem uma emenda para ajudar a nossa Santa Casa, olha aí que beleza. Agradecer ao deputado Cauê Macris. Deputado dá um passo aqui. O Cauê é menor de idade mas já é deputado viu. Qual é o seu time?

Cauê Macris, deputado estadual: Corinthians.

Geraldo Alckmin: Corintiano. Delegada Rose, que é uma amiga aqui de Laranjal Paulista, corintiana. O deputado federal Vanderlei Macrís. Você é corintiano também?

Vanderlei Macris, deputado federal: Não, palmeirense.

Geraldo Alckmin: Estou em minoria aqui, viu? Agradecer muito ao Macrís, que é deputado federal, ao Mendes Thame também, deputado federal, um grande lutador pelo saneamento básico. Agradecer o Pannunzio, que é aqui vizinho de Sorocaba, um passo a frente aí, Pannunzio. Agradecer ao nosso prefeito, o Heitor, nosso prefeito aqui de Laranjal Paulista. Conte conosco. No ano passado nós estivemos aqui na ETEC, aqui já tem as classes descentralizadas de Tatuí, já estão funcionando, já formaram já três turmas, e vamos trabalhar para a gente ampliar. Agradecer a Isabel Cristina, mas especialmente agradecer aqui a toda nossa população, dizer que é uma alegria estarmos juntos no dia de conquista de Laranjal Paulista, que é um dia de conquista de São Paulo.

Parabéns a todos.