Alckmin discursa em entrega de vicinal e escola em Bragança Paulista

Geraldo Alckmin: Bom dia! Bom dia… Bom dia a todas, bom dia a todos. É uma alegria vir com a melhor parte da família, que é a Lú, hoje aqui […]

sáb, 08/01/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia! Bom dia… Bom dia a todas, bom dia a todos. É uma alegria vir com a melhor parte da família, que é a Lú, hoje aqui na nossa inauguração. Saudar o nosso prefeito anfitrião, prefeito (João Afonso Sólis) Jango; mandar um abraço muito afetivo à Kátia; saudar o nosso vice-prefeito, o Luiz Gonzaga, o Gonza; saudar o vereador João Carlos Carvalho, nosso presidente da Câmara Municipal; cumprimentar todos os vereadores, vereadoras de Bragança e da região. Um abraço afetivo à vereadora Beth Chedid; nosso secretário de Estado da Educação, o professor Herman Woorwald. Acertei ou não? Até o final, eu vou aprender. Os nossos deputados federais, cadê o Guilherme Campos, que acabou de chegar? Guilherme Campos, vem aqui, eu queria que ficasse na frente. Deputado federal Guilherme Campos, nos alegra aqui com a presença. Deputado federal Vanderlei Macris, também nos alegra aqui com a presença. Deputado federal Roberto Santiago, está aqui também conosco. Os dois estão de dobradinha aqui, olha a camisa dos dois aí! O deputado eleito, o deputado federal Alexandre Leite, que falou em nome dos deputados, nossos deputados estaduais, o Edmir Chedid, que aqui falou em nome da bancada estadual. O Beto Tricoli, que foi eleito e tomará posse agora, dia 15 março. O Antônio Ramalho está aqui também, grande líder sindicalista da construção civil. Deputado estadual Cauê Macris, cadê o Cauê? Está aqui atrás, jovem deputado. O nosso sempre deputado Tiãozinho da farmácia. Tiãozinho, eu vi aqui! Tá lá, Tiãozinho da farmácia. Nossos prefeitos: prefeita de Piracaia, Fabiane Santiago; o prefeito de Mairiporã, Antônio Aiacyda; prefeito de Joanópolis, o Celso Nogueira; Atibaia, o doutor Denig, saindo daqui nós vamos a Atibaia; Valinhos, o prefeito em exercício, o Moysés; Vinhedo, o Milton Serafim. Pedra Bela, o José Ronaldo; Pinhalzinho, o Benedito de Lima; Nazaré Paulista, o Mário Pinheiro; Vargem, a Célia Marques; Tuiuti, Almir de Lima; Morungaba, o José Roberto; Mogi Mirim, o Carlos Nelson Bueno; o nosso sempre deputado, prefeito de Mogi Mirim. Monte Alegre do Sul, o Carlos Alberto Aguiar. Fábio Bonini preside a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação); responsável aqui pela obra. Clodoaldo Pelicioni, superintendente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), nós acabamos de entregar aqui a estrada vicinal do Bairro da Boa Vista. Héctor Escobar, reitor da Universidade São Francisco; monsenhor José Lélio Mendes Ferreira, capelão do Asilo São Vicente de Paula; frei José Antônio Cruz Duarte, diretor-presidente da Universidade São Francisco. Lucimar Alves de Souza e Souza, a diretora dessa escola aqui da Água Comprida; maestro Roney Vencili. Vice-prefeitos, secretários, dirigentes, supervisores de ensino, diretores de escola, queridíssimos professores e professoras.

Amigas e amigos, uma palavra breve. Mas estou duplamente feliz! Essa é a primeira saída nossa como… depois de assumir o cargo de governador. E é uma alegria vir a Bragança, uma das mais belas cidades do Brasil, sou apaixonado pela Região Bragantina, essa região é maravilhosa. Nós somos da mesma serra, que é a Serra da Mantiqueira. Eu nasci no sopé da Serra da Mantiqueira, numa cidade de nome cumprido, que é Pindamonhangaba. E é uma grande alegria estar aqui na Bragantina e, ao mesmo tempo, estar aqui entregando uma bela escola como hoje nós estamos fazendo. Eu quero aqui destacar o trabalho dos meus antecessores, do (Alberto) Goldman, do (José) Serra, do (secretário da Educação) Paulo Renato (Souza), enfim, fruto do trabalho de todos eles, que nós estamos hoje entregando aqui essa bela obra.

Ontem nós assinamos um decreto nomeando 9.304 professores efetivos, que começam já a dar aula em fevereiro. Professor Herman, nosso secretário da Educação, colocou que os prédios são muito importantes e nós queremos ter as melhores escolas, as mais bem cuidadas, as mais limpas, o exemplo, escolas caprichadas. Agora, escola é professor e, portanto, nosso foco vai ser o professor. A sua motivação, a sua capacitação, a sua valorização. E aluno, mais tempo na escola. Quanto mais atividade nós tivermos na escola, o after school, aluno de tempo integral, escola de tempo integral, quanto mais o aluno, mais horas de estudo ele tiver, melhor vai ser o seu desempenho. Então, ficamos muito felizes, primeira entrega de obra, primeira inauguração, uma bela escola, aqui vai funcionar da 6ª… Nossa diretora é a Célia? É a Lucimar, cadê a Lucimar, onde é que está? Lucimar Alves de Souza e Souza. Aqui é 6ª a 9ª. Do 6ª até o final do ensino médio. Aqui não tinha ensino médio, então os alunos tinham que ir para a cidade, tinham que ir para Bragança. Então, agora, vai ter aqui, atendendo Água Comprida, Boa Vista, Braz, Campo Grande, Bassi, Varginha, toda a região aqui passa a ter agora o ensino médio. Então, aqui vai da 6ª série até o ensino médio. E as mulheres são ótimas gestoras, a nossa diretora vai caprichar aqui na escola. Estamos entregando também uma vicinal, chamada Caminhos da Produção. Já vim pela SP-62, né? Como é que chama a SP, aqui? 63, que é Bragança até Piracaia. Precisa ser recapeada… cadê o Clodoaldo? O Clodoaldo fugiu aí. Ah, tá aqui! Viu, Clodoaldo, sua tarefa aí: SP-63 de Bragança até Piracaia, dá uns 20 km? Então, incluído no nosso programa de recapeamento, recuperação da rodovia SP-63.

Nós temos em obra, aqui em Bragança, acho que são 380 apartamentos, (não é isso?) da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), que vão sendo entregues ao longo desse período, 290 casas da área de risco. Temos aqui o prédio do fórum, que também está sendo construído. A ETE (Estação de Tratamento de Esgotos), uma grande obra de esgoto! Bragança Paulista tinha 0% de esgoto tratado, e nós chegaremos praticamente do esgoto coletado 100% tratado. São 57 milhões de reais em saneamento básico. Mas quero agradecer, quero agradecer aqui a confiança de vocês, maravilhosa! É pra mim uma honra! Toda região, agradecer o apoio aqui dos prefeitos, prefeitas. O Jango me ligava dia sim, dia não no celular pra falar com a população. Agradecer os nossos deputados federais, estaduais, meus colegas ex-prefeitos, nós somos do melhor clube que existe, né, os ex-prefeitos. Mas abraçar todos vocês! Contem conosco, vamos trabalhar juntos com humildade, honestidade, eficiência, fazendo o máximo que a gente puder em benefício da população.

Parabéns a Bragança Paulista!