Alckmin discursa em entrega de vicinais em Salto de Pirapora

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado prefeito de Salto de Pirapora, prefeito Joel Haddad; vice-prefeito Ariovaldo; presidente da Câmara, o vereador Eliel Rodrigues; prefeito de […]

sáb, 08/10/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado prefeito de Salto de Pirapora, prefeito Joel Haddad; vice-prefeito Ariovaldo; presidente da Câmara, o vereador Eliel Rodrigues; prefeito de Sorocaba, o Vítor Lippi; sua esposa, que nos alegra também com sua presença; vice-prefeito José Ailton; prefeito de Ibiúna, Coiti Muramatsu; superintendente do DER, Dr. Clodoaldo. Saudar essa beleza de Banda Marcial, o regente Cafu… Aliás, uma banda campeã, não é, Haddad? Lideranças aqui, comunitárias, associações de bairro, amigas, amigos, encontrei aqui vários professores, professoras. É uma satisfação, Haddad, voltar aqui a Salto de Pirapora.

O Dr. Clodoaldo falou, nós estamos entregando três estradas vicinais recuperadas, foram 36,5 km de estrada vicinal. E nós temos um município que está crescendo muito. Essa região de Sorocaba, esse eixo Raposo Tavares-Castello Branco é o novo eixo de desenvolvimento do Brasil. Aqui, o crescimento… A gente já sente hoje que vai ser um crescimento vertiginoso em termos de empresas, emprego, crescimento das cidades. Por isso, nós vamos fazer uma das grandes obras do estado aqui, que é a SP-264. Nós vamos duplicar… Quero dar uma boa notícia. Que dia nós assinamos o contrato para o projeto, Clodoaldo? Até o dia 30 desse mês, nós já abrimos a licitação para fazer o projeto executivo, até o dia 30 nós assinamos o contrato e são seis meses para poder detalhar o projeto funcional e executivo. Pronto, nós licitamos a obra. Vai duplicar desde aqui de Salto de Pirapora até Sorocaba. Vai ficar rápido para o pessoal de Sorocaba poder vir aqui, né, Haddad? E por que é que nós vamos duplicar? Porque essa é uma das rodovias mais movimentadas, o que mostra progresso aqui da região, o desenvolvimento da região. Então, uma grande obra, que vai estimular ainda mais aqui toda a região.

Queria também dizer que trouxemos para cá um programa chamado Via Rápida, que é o curso de Assistente Administrativo. As pessoas que estiverem desempregadas, nós pagamos para ela fazer o curso. Se não estiver recebendo o Seguro Desemprego, a gente paga R$ 330 para que a pessoa faça o curso, com 30 mil vagas para qualificação profissional. Aqui, nós estamos reformando quatro escolas e cobertura de quadra, na Escola Ana Guimarães, Escola Jardim Daniel David Haddad, a Escola Benedicto Leme Viera e a Escola Suzana Walter, todas elas vão ter reformas, cobertura de quadra, investimentos importantes. E também abastecimento de água nos bairros Alpes do Sarapu, Alves Juncal e Fazendinha, também em todos nós vamos ter investimentos em saneamento básico aqui na região. O prefeito Haddad disse que prefeito é cobrado na rua, no bar, em casa, não é isso? E eu acrescento, até no centro cirúrgico, porque eu fui prefeito da minha cidade natal, uma cidade de nome cumprido, Pindamonhangaba, e eu naquela época fazia anestesia, e aí, Vítor Lippi, me chamaram um dia, um sábado à noite, para fazer uma cesariana. Eu fui à Santa Casa e fiz uma Raquianestesia, essa que faz aqui nas costas, é uma picadinha, não dói nada, e a paciente fica acordada durante a cirurgia, porque só anestesia da cicatriz umbilical para baixo. Então, a pessoa fica acordada e você lá operando. Era de madrugada, a cirurgia já estava acabando, eu ali do lado quietinho, de máscara e gorro, acompanhando pulso, perfusão, pressão. A paciente me reconheceu, eu era prefeito da cidade, virou e falou: “Doutor, e no bairro do Jardim Rezende, quando é que o senhor vai colocar a rede de esgoto?” Vê que prefeito é cobrado…  Isso mostra duas coisas: a primeira, a importância do governo local. Nós, eu estou vindo de Barão de Antonina, eu estou há dois dias na região, divisa com Paraná. Então, Barão de Antonina, Taquarituba, Itapeva, onde me hospedei. Hoje cedo, Taquarivaí, Capão Bonito, agora Capela do Alto, Salto de Pirapora, e hoje vou embora, é o governo local que fica, esse é que fica para resolver os problemas da população. Esse é o mais importante, é o governo da cidade, é o governo do município, que enxerga o problema do povo e que vive esse problema. Ele vê as dificuldades da população e trabalha muito rápido para procurar resolver. Então, o que é que nós temos que fazer? É apoiar os municípios. É ajudar a recuperar as vicinais, é duplicar as rodovias, é apoiar a saúde, é ajudar a educação. Então, pode contar conosco, Haddad, depois você me diga lá o que mais precisa. Eu sei, eu fui prefeito, sempre infraestrutura é necessário, a gente pôr meio fio, sarjeta, asfalto, galeria, ajudar os bairros, melhorar a qualidade de vida, saúde, que é uma prioridade absoluta. Conte conosco. Vamos trabalhar muito juntos aqui em benefício da população.

Aqui é um município também agrícola importante, a produção de frutas, uva, grãos, leite, minério, mineração, indústria da mineração, Votoran, a mineração é importante no município. E as estradas, os chamados Caminhos da Produção, as estradas rurais, eu estou vendo que beleza que ficou lá a vicinal, ela ajuda a quem trabalha na zona rural, melhora a qualidade de vida, facilita o escoamento da produção. E os bairros da cidade, a gente ajudar a prefeitura aí para melhorar. E a gente tem até uma emenda aqui também, da Maria Lúcia Amary, para ajudar a asfaltar aqui o Bairro Jardim Maria Clara, e aqui o que nós temos é no São Manoel, esse o prefeito vai me entregar depois o pedido e nós vamos ajudar. Nós vamos fazer uma boa… 14 mil metros quadrados. Nós vamos fazer uma boa parceria. Vocês conhecem a história… Não é o Vítor Lippi não, viu? Tinha um médico na minha cidade que tinha fama de muito econômico, muito seguro. Esse termo é antigo, “mão fechada”. Aí um alfaiate de nome Pascoal foi lá no doutor. Foi lá, consultou, na hora de ir embora falou para o doutor: “Doutor, eu não tenho como pagá-lo, mas eu sou alfaiate, se um dia o senhor precisar que eu pregue um botão, eu estou à sua disposição”. Diz que no outro dia o doutor mandou um envelope com o botão dentro do envelope e um bilhete: “Pascoal, pregue o paletó neste botão”. E nós vamos fazer uma parceria… O Haddad é brilho, o Haddad é o nosso brilho, então vamos fazer uma parceria boa aqui em benefício da população. Parabéns à população!