Alckmin discursa em entrega de Etec em Lençois Paulista

Governador Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos. Estimada prefeita de Lençóis Paulista, a Bel; o vice-prefeito, Luiz Carlos; o presidente da Câmara, vereador Juruna; prefeitos aqui presentes; deputado […]

qua, 17/08/2011 - 8h30 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos. Estimada prefeita de Lençóis Paulista, a Bel; o vice-prefeito, Luiz Carlos; o presidente da Câmara, vereador Juruna; prefeitos aqui presentes; deputado Pedro Tobias; nosso secretário Silvio Torres; professora Laura Laganá; a Silvia, que é diretora aqui dessa Etec tão bonita; os nossos ex-prefeitos, o Marise, o Ézio Paccola; nossos queridos professores, alunos, os mutuários que estão recebendo a chave das suas casas e daqui a pouquinho já estão mudando para casa nova.

É uma grande alegria, primeiro, nossos queridos padres, pastores, que nos alegram aqui com sua carinhosa presença. Primeiro pedir desculpas pelo atraso, nós começamos cedinho por Tupi Paulista, lá na divisa com o Mato Grosso do Sul, depois viemos para Pirajuí, depois Dois Córregos, atrasou um pouquinho em cada cidade, me perdoem aí pelo atraso, mas fiquei muito feliz de estar aqui.

Essa escola é belíssima, construída pela Prefeitura de Lençóis Paulista, pela administração da Bel, uma beleza de prédio, inclusive já prevê que seja ampliada, nós temos aqui quatro cursos, não é isso, Silvia? Química, Comércio, Contabilidade e Edificação. Hoje, tem 300 alunos e é a segunda turma, a primeira turma foi no começo do ano, e agora a segunda turma agora em agosto. No comecinho do ano, nós vamos ter a terceira turma e poderemos ter o ensino médio. E o ensino médio nas Etecs, quem avalia o ensino médio é o ENEM, que é do MEC, das 50 melhores escolas do Brasil, estaduais, de ensino médio, das 50 melhores do Brasil, 35 as Etecs de São Paulo, das 50 melhores do país.

O Abel deixou aqui os pedidos comigo e um deles é a quadra, então nós vamos sim, a Laura já está autorizada aí a fazer a quadra poliesportiva, aí para os estudantes. E, além disso, isso vai possibilitar com a Educação Física, a gente ter o ensino médio o ano que vem.

E nós temos uma proposta do ensino médio de São Paulo, de ele vir junto com o técnico, é o integrado, quando o aluno entra no 1º ano, ele já tem um currículo e ele terá uma escola praticamente de tempo integral, de três anos, e ele vai sair com dois diplomas: um diploma do ensino médio e outro diploma do ensino técnico. Nós formamos todo ano, na 9ª série, para ir para o ensino médio, 600 mil alunos. Isso está diminuindo um pouco, diminui 2% por ano o número de alunos que entra na rede, porque agora as mamães têm menos filhos do que antigamente, então o Brasil, que era um país jovem, hoje demograficamente é um país maduro, e logo, logo, vai ser um país idoso, também é bom, nós todos vamos poder viver mais e com melhor qualidade de vida. 600 mil alunos, nós oferecemos hoje nas Etecs 125 mil vagas anuais. Com o ensino médio junto com o técnico, nós vamos poder oferecer mais 100 mil vagas pela Secretaria da Educação, então já estamos falando em 225 mil vagas. Se a gente somar o que o Sistema S oferece, o SENAI e SENAC, nós vamos nós aproximar em 300 mil vagas, isso é Espanha, 50% dos alunos ter acesso ao ensino técnico, é quase um nível europeu, a gente começa já ver uma luz no fim do túnel é uma luz importante aí para melhorar a qualidade do ensino. E esse ganho que vamos ter é muito importante, o prédio vai nos possibilitar isso, aqui nós podemos ter mais de mil alunos, mais de mil alunos fazendo o ensino médio e o técnico de forma integrada.

Depois, queria dizer da alegria de vir aqui para entregar as casas, são 201 famílias que recebem a chave da casa própria, e é o único programa do Brasil que o Estado põe dinheiro do orçamento. Não é fácil comprar uma casa, precisa ter uma poupança muito grande, dar uma entrada muito alta, pagar uma prestação muito cara, e aqui não – quem ganha um salário mínimo pode ter acesso à casa própria, ter a sua casa, porque tem um grande subsídio do Estado. Quanto é um aluguel de uma casa aqui, Bel, em Lençóis? Acima de R$ 350,00, quem ganhar um salário vai pagar R$ 80,00 para ser dono da casa, então essa é a diferença do programa da CDHU.

Estamos entregando 201 e já vamos começar, se conseguir no terreno, mais 150, e pronta as 150, mais 150, vai avançando para ajudar as famílias de menor renda terem a sua casa própria. O Silvio Torres colocou, Pedro Tobias, a qualidade das casas, são as melhores casas que nós já fizemos, o preço ficou em 50 e poucos mil reais, casa com três dormitórios, forro, azulejada, ladrilho, calçada, asfalto, iluminação, energia elétrica, aquecedor solar, vai ser instalado em 90 dias em todas as casas, é uma casa ambientalmente sustentável, gasta menos energia. Onde é que gasta muito na conta de luz?  É chuveiro, aí vai cair a conta de luz, porque o aquecedor solar aquece a água do chuveiro, então a conta de luz vai ser pequenininha. Conjunto muito bonito aqui do Jardim Ibaté, e de novo uma parceria, nós temos aqui uma grande parceira, que é a Bel, vocês têm uma grande prefeita, como também o Marise foi uma grande prefeito e o Ézio Paccola, também aqui do município.

Mas eu queria dizer também o seguinte: nós, aqui, concluímos, terminando uma obra de galeria de águas pluviais, foram 170 mil reais, Avenida Lázaro Dutra, tem um poço tubular profundo por causa das enchentes do começo do ano, que é aqui próximo, foram 720 mil reais. Temos uma recuperação ambiental no Córrego da Prata também, 170 mil. Eu vim pela SP-261 e ela está muito ruim, então nós vamos recuperar, são 70,9 milhões de reais, sai o edital até o dia 30 desse mês.

Quero cumprimentar também o prefeito de Macatuba, o Dr. Coolidge, e Pederneiras também vai ligar, Pederneiras, Macatuba e Lençóis Paulista: recapeamento, acostamentos, obras de segurança, sinalização, modernizar toda a rodovia. 

A prefeita também me falou aqui de uma creche, eu queria também dizer para os demais prefeitos, nós estamos lançando um programa, o Estado geralmente investe do ensino fundamental para cima, nós vamos dar uma ajuda também no ensino infantil, creche e pré-escola. Então nós vamos autorizar uma creche, agora um milhão e 100 mil reais, uma creche para 150 crianças, e eu… O meu filho, Bel, ele mora no México, casou com uma mexicana, e a Karla, mulher dele, deu a luz e nasceram gêmeos, são dois menininhos, e eu fui lá visitar, e aí eu vi que a coisa não é fácil, né? Então, criança pequenininha precisa ter muita atenção, muito cuidado. Aliás, há um provérbio árabe, em homenagem aqui ao nosso primo’ Pedro Tobias, grande deputado, diz que perguntaram a uma mãe, Luiz Carlos, qual dos filhos ela mais amava, e ela respondeu: o pequenino, até que cresça, o doente, até que sare, o ausente, até que volte, pequenino até que cresça”. Quanto menorzinho, mais cuidado tem que ter, e as mulheres precisam trabalhar, têm outras tarefas, às vezes não tem como ficar o dia todo com a criança, então nós vamos sim, os prefeitos… Isso vale para os demais prefeitos todos aqui, nós vamos… Estamos lançando em dez dias um grande programa de construção de creches e pré-escolas, pode ser só creche ou pode ser um mix, creche e pré-escola.

Depois, a prefeita também colocou a questão do distrito industrial, aqui já… A cidade está crescendo, muita empresa vindo para cá, então nós vamos liberar um milhão de reais para te ajudar na infraestrutura aí do distrito industrial. É uma combinação, é um casamento muito bom, casa, escola e emprego, quer dizer, acho que é a coisa mais importante para a família, você ter onde trabalhar, e aqui está crescendo muito a cidade, é uma cidade de economia muito pujante, Lençóis Paulista, diversificada, boa qualidade de vida, escola técnica é um cartão de visita, venha para cá montar a sua empresa, a cidade se preocupa com a qualificação profissional, investe nas pessoas, boa educação, casa para as famílias poderem ter a sua moradia e o distrito industrial já preparado para receber empresas que aqui vão querer se instalar, já com toda a infraestrutura.

Mas eu quero deixar um grande abraço, dizer que fico feliz de participar desse dia histórico, porque a gente quando entra em um ensino técnico, tecnológico, a gente não esquece, é um dia que marca a nossa vida, marca a vida. A outra é quando a gente entra na casa da gente. Eu não me esqueço em Pindamonhangaba, já casado, quando consegui, através do BNH, à prestação, comprar uma casa lá em Pinda, e a primeira noite que eu dormi na casa nova, como é gostoso, são coisas que você não esquece. Então, a gente fica feliz de deixar um grande abraço, desejar que todos sejam muito felizes aí no Jardim Ibaté, aqui na casa nova, e pode pôr o café no bule que logo, logo nós estamos de volta para outros convênios, inaugurações, parcerias. O que nos faz feliz na vida pública é poder ter os instrumentos para a gente trabalhar em benefício da população. Por que a Bel quer ser prefeita?  Porque sendo prefeita ela tem os instrumentos para poder fazer mais em benefício da coletividade. Por que o Pedro Tobias foi candidato a deputado? Porque ele tem o instrumento para poder representar a região e trabalhar pela comunidade. A gente não faz nada sozinho e na política tem um provérbio, um ditado, um adágio popular muito correto: “diga-me com quem andas e dir-te-ei quem és”. A gente precisa ter um time de gente honesta para trabalhar em benefício da coletividade. Parabéns, Lençóis Paulista.