Alckmin discursa em entrega de batalhão da PM em Araraquara

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado prefeito anfitrião, Marcelo Barbieri; Zi Barbieri, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Araraquara; vereador Aluisio Braz, presidente da Câmara, […]

qua, 10/08/2011 - 20h15 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimado prefeito anfitrião, Marcelo Barbieri; Zi Barbieri, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Araraquara; vereador Aluisio Braz, presidente da Câmara, na pessoa de quem quero saudar todos os vereadores e vereadoras. Deputado federal Dimas Ramalho; deputados estaduais, Edinho Silva e Roberto Massafera. Prefeitos, Borborema, o Jorge; Rincão, a professora Terezinha; Santa Lúcia, o Júnior; Américo Brasiliense, o Ademir Gouveia; coronel Renato Cabral Catita, comandante do policiamento do interior de Ribeirão Preto. Doutor Fernando Luiz Giaretta, delegado seccional; tenente-coronel José Roberto Malaspina, comandante do 13º Batalhão; capitão Paulo Henrique Jurisato, comandante aqui da 1ª Companhia, que nós estamos inaugurando o prédio; doutora Maria Tereza Luz Eid da Silva, diretora do Departamento Regional de Saúde; meu companheiro, José Silvio Carvalho Prado – na pessoa de quem quero saudar todos os partidos aqui presentes. Autoridades civis, militares, amigos e amigas.

Uma palavra breve, dizer da alegria, Marcelo, de voltar aqui a Araraquara. Nós estivemos, aqui na região, há duas semanas, em Américo Brasiliense, aqui ao lado, inaugurando o AME, o Ambulatório Médico de Especialidades. São 25 especialidades médicas, aliás, 28 especialidades médicas para atender a região. Referência aqui para a região. O hospital de Américo Brasiliense praticamente dobrou de tamanho para atender ao SUS, atender de forma gratuita. Obras que começaram com o governador Serra, e nós estamos concluindo e entregando.

A rodovia ligando Américo Brasiliense a Araraquara, até a Américo Brasiliense, em frente ali a IESA, nós vamos duplicar a rodovia. Recuperá-la integralmente, fazer três rotatórias pra evitar acidentes. E hoje nós voltamos a Araraquara pra inaugurar uma bela fábrica que é a Dutchman, Big Dutchman, e é um grupo alemão que tem mais de trinta fábricas no mundo. Cinco referências internacionais em termo de pesquisa, desenvolvimento e produção industrial: Estados Unidos, Alemanha, Malásia, China e Araraquara. Uma grande fábrica que vai crescer muito, produzir equipamentos pra suinocultura e avicultura. São Paulo é o maior produtor de ovos do Brasil, e o Brasil é um dos grandes produtores avícolas do mundo. Eu não tenho dúvida que a fábrica já começou grande, uma beleza de fábrica.

Depois, fomos na IESA, que tem quase três mil trabalhadores, e se associou agora a Hitachi, a maior indústria japonesa na área de energia e ferrovia pra fabricar monotrilhos, monorails, fabricar trens urbanos e suburbanos. Eu não tenho dúvida que essa associação, a IESA, que já é uma gigante indústria de óleo e gás, indústria de energia, hidroenergia, que estão sendo feitas as turbinas pra Jirau, pra Santo Antônio, ela vai ter um crescimento vertiginoso em termos de produção industrial na área ferroviária, e nós vamos… Queremos ser a capital do mundo do monotrilho. Já temos, hoje, o monotrilho em construção, Vila Prudente até a cidade Tiradentes. Outro começou há quinze dias, ligando a Linha 17 do Metrô, ligando Jabaquara, passando pelo Aeroporto de Congonhas. Quem chegar no aeroporto vai ter uma estação de trem dentro do aeroporto, ligando com Morumbi e a Linha 4 do Metrô. Vamos fazer o Expresso ABC, também monotrilho, ligando com a Linha 2 do Metrô de São Paulo.

Então, investimentos importantes, estamos… Vamos ter em quatro anos, Marcelo, 104 trens, na CPTM, novos. Cada trem são oito carros, ou seja, 840 carros nós vamos ter. Então, a indústria ferroviária vai ter um salto. Transporte de passageiro na Região Metropolitana, e transporte de carga para o Porto. A Brasil Logística, privada, investindo um bilhão, e a Vale Logística, três e meio bilhões no Porto de Santos e ferrovia. Nós vamos passar de 28% de transporte de açúcar de ferrovia, para 70% do açúcar transportado por ferrovia para o Porto 7. No Brasil, o maior produtor mundial de açúcar e álcool, São Paulo é o maior produtor mundial. Agora, a entrega aqui da companhia e, em seguida, vamos lá na UNESP comemorar o cinquentenário do Instituto de Química, e lutar pela Engenharia Química, consolidar esse grande campus da UNESP, aqui em Araraquara.

E quero aqui agradecer à prefeitura. Agradecer ao deputado Edinho Silva, ex- prefeito de Araraquara, pelo seu mandato tomou as providências para a gente ter aqui esse terreno estratégico; ao Prefeito Marcelo Barbieri, grande parceiro. Pôs dinheiro da prefeitura aqui nesta obra em parceria com o Estado. Agradecer ao deputado Roberto Massafera, grande parlamentar. Tem nos ajudado muito na Assembleia Legislativa; deputado federal Dimas Ramalho, um dos melhores e mais brilhantes deputados do Congresso Nacional. Excelente deputado, honra São Paulo; cumprimentar a nossa Polícia Militar. Eu, anteontem, liguei a televisão, eu acordo cedinho, às vezes faço a barba vendo a televisão, aí liguei, estava lá: “Santiago, no Chile, uma verdadeira praça de guerra”. Vandalismo, depredação, confusão. Hoje cedo, Londres, na Inglaterra, tudo destruído, carro sendo queimado, um caos verdadeiro.

A segurança pública é o desafio do mundo moderno, nós temos o grande desafio de garantir a segurança das pessoas, e é um trabalho do dia a dia. Isso é uma guerra que você tem que vencer batalha todo dia. Amanhã cedo começo tudo de novo, aliás, não é amanhã cedo, é hoje à noite. São 24 horas trabalhando, é uma luta. É só assalto a banco, você vai pra cima. Ele vai pra caixa eletrônico, você vai pra cima. Ele vai pra roubo de carga, você vai para cima. O que estimula o crime? É a impunidade. Se o ladrão de automóvel tivesse certeza de que ele ia ser pego, ele não roubava o carro, mas ele acha que não vai ser pego. Então, não pode ter impunidade. Por que os índices em São Paulo vêm caindo há 10 anos? Eu fui agora à Colômbia. A Colômbia estava comemorando porque chegou a 19 homicídios por 100 mil habitantes. São Paulo tem 9,5, no Brasil são 26 homicídios por 100 mil habitantes, São Paulo são 9,5. Saímos de 50 mil presos para 175 mil presos, nós temos 22% da população brasileira, 38% da população carcerária, os índices caem. É tirar bandido da rua, é 24 horas esse trabalho, e não é um trabalho fácil e nós não estamos satisfeitos. Nós precisamos reduzir ainda mais.

Nós vamos ter uma formatura, agora, em outubro de mais 2.130 policiais militares, 300 vão ficar aqui na região, no comando de Ribeirão Preto e aqui na região, para fortalecer, Marcelo, a segurança da região. Estamos chegando a 100 mil homens e mulheres na Polícia Militar, 35 mil na Polícia Civil e quase 5 mil na Polícia Científica, uma força de 140 mil homens e mulheres, 24 horas trabalhando. Polícia Científica dando as condições técnicas de ciência pra esclarecimento dos crimes. A Polícia Civil, Polícia Investigativa e Judiciária. Estamos fazendo uma reengenharia na Polícia Civil, no estado inteiro, para buscar mais eficiência. Ontem, em São Paulo, inauguramos as Centrais de Flagrantes, porque a Polícia Militar, às vezes, em São Paulo ficava horas e horas ali para poder fazer o flagrante, nós queremos rapidez. A Central de Flagrante…Equipes preparadas, grandes equipes pra atender rápido e já liberar a Polícia Militar para voltar ao policiamento de rua. Policiamento ostensivo e preventivo, Boletim de Ocorrência rápido, a PM agora faz o BO. Aqui em Araraquara já faz… 20 de agosto agora, começa a fazer o BO. Podem fazer o BO na Polícia Civil, nas companhias da PM, nas bases comunitárias da PM.

Nós vamos fazer mais duzentas bases comunitárias agora. Em 60 dias, nós já vamos comprar as novas bases, e queremos com os novos tablets e a informatização das viaturas, que em qualquer viatura se possa fazer um BO, facilitando a vida da população e, ao mesmo tempo, dando mais agilidade e eficiência para a Polícia. Eu quero deixar aqui a nossa admiração ao trabalho da Polícia Militar. Polícia Militar de São Paulo é um exemplo. Aliás, para a Copa do Mundo de 2014, quem vai capacitar a Polícia do Brasil é a Polícia Militar de São Paulo. Então, um exemplo de disciplina, eficiência de trabalho. Então, fico feliz aqui de estar na inauguração do prédio, da primeira… Da companhia bem instalada aqui na entrada da cidade, rapidamente, poder atender a toda a população com instalações melhores, alojamentos feminino, masculino, local de aula de instrução, planejamento no trabalho de policiamento, enfim, um prédio muito bonito.

Queria agradecer ao doutor Heitor Amparo, juiz diretor do Fórum de Araraquara, saudando a magistratura de São Paulo. Cumprimentar o doutor Nelson Cerqueira, chefe da Polícia Federal de Araraquara, e destacar a importância dessa união aqui bem colocada. Poder Legislativo, Executivo, Judiciário. Executivo, nos seus três níveis: estadual, federal e municipal. A importância da Prefeitura, Marcelo, é estar junto, ter a Secretaria de Segurança. Ação de Polícia é no território, ela é local, é no território, nós temos que estar juntos bairro a bairro, no território, agindo, trabalhando, para poder ter mais eficiência. População confiar na polícia, a polícia conhecer o bairro, identificar aqueles que estejam burlando a lei, lesando as pessoas e, de outro lado, a gente sabe que os crimes contra o patrimônio, nós temos que avançar mais, temos que ir pra cima. Roubo de carro, roubo de carga, assalto, temos que melhorar muito e comemorar as vidas que foram salvas, porque São Paulo tinha, há dez anos, 13 mil homicídios por ano, 13 mil; trinta e cinco homicídios por 100 mil habitantes. Hoje são nove, hoje são 4300. Deixaram de morrer nove mil pessoas por ano pela eficiência desse trabalho. Nós estamos com o menor índice de homicídio doloso da América Latina, são… A cidade de São Paulo é a cidade de menor índice de homicídio das cidades acima de três milhões de habitantes de todo o hemisfério sul do mundo. Se pegar todas as cidades com mais de três milhões, e olha que nós temos doze milhões, no hemisfério sul, nós temos o menor índice de homicídio, mas temos que avançar muito mais na questão do combate, na questão do patrimônio, e também outros tipos de crimes.

Mas eu quero dizer da alegria de estar aqui com vocês, saudar Araraquara, que daqui a pouquinho completa 194 anos, uma belíssima cidade, especialmente uma população que tem no seu DNA esse compromisso com o empreendedorismo. Uma das cidades mais progressistas de São Paulo, ajudando o nosso estado e ajudando o Brasil.

Parabéns, Araraquara!