Alckmin discursa em entrega de Bases Comunitárias Móveis da Polícia Militar

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos! Quero cumprimentar doutor Jair Manzano, secretário-adjunto da Segurança Pública; deputados estaduais: deputado João Caramez e deputado Orlando Morando; coronel Álvaro Batista […]

seg, 26/03/2012 - 17h24 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos! Quero cumprimentar doutor Jair Manzano, secretário-adjunto da Segurança Pública; deputados estaduais: deputado João Caramez e deputado Orlando Morando; coronel Álvaro Batista Camilo, comandante-geral da Polícia Militar; prefeita de Itapevi, doutora Ruth Banholzer; Itapecerica da Serra, o Jorge Costa; Presidente Venceslau, Ernane Erbella; vice-prefeito de Mogi das Cruzes, doutor Cuco Pereira; vereador Claudir de Souza, vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo; Ricardo Tieppo, perito criminal, representando a Polícia Científica; doutor Marcelo Gatti, conselheiro da OAB, seção de São Paulo; oficiais e praças da Polícia Militar; amigas e amigos.

Hoje é um dia importante, uma grande conquista para melhorar, ainda mais, a segurança pública de São Paulo, aproximando a polícia do bairro. Polícia sempre é uma atividade eminentemente de ação local. Nós temos até agora 200, tínhamos até o final do ano passado, 265 bases comunitárias móveis. Entregamos 56, agora estamos entregando mais 144. Então, são 200 bases comunitárias móveis. Aqui, hoje, tem 80, porque as outras já estão no interior sendo entregues. Então, só no dia de hoje, 144; com as 56 já entregues, no final do ano, 200 bases comunitárias móveis. E no dia 30 de abril, mais 50.
Serão 250 novas bases comunitárias móveis. Passaremos então para 515, dobra, praticamente, o número de bases comunitárias móveis. Cada uma custou R$ 118 mil, no Pregão. Total está aí em torno de quase R$ 30 milhões.

E o comandante, o coronel Camilo explicou bem, que a base comunitária móvel, ela dá um grande ganho de eficiência, de eficácia para ação da polícia, porque às vezes se movendo dois, três quarteirões, ela vai tendo um trabalho muito maior. Quando faz uma base comunitária fixa ajuda muito o entorno, mas, às vezes, poucos quarteirões você já tem problema. A base comunitária móvel, ela tem a mobilidade para surpreender atividade criminosa, levar o policiamento para todo o bairro ou para toda a região. E essa proximidade da Polícia Comunitária, que conhece o bairro, conhece as pessoas, a maneira de viver, os costumes, e o bairro conhece o policial, confia no policial, ajuda a tarefa da polícia. E ajuda o seu trabalho com os Consegs, com a sociedade organizada, ajudando também nas questões sociais, agindo nas causas do problema da segurança pública.

Então, é hoje uma grande conquista. Nós estamos entregando as 144, novinhas, novas bases comunitárias móveis. E se Deus quiser, daqui a trinta e poucos dias, nós estaremos entregando mais 50 bases comunitárias móveis e passamos aí de mais de 515 novas bases. Quero deixar um abraço aqui a todos os nossos policiais, dizer da importância do trabalho de cada um de vocês em defesa da nossa população, em defesa do nosso estado, das famílias, a importância do trabalho da polícia e da segurança pública na sociedade moderna. Agradecer ao coronel Camilo, nosso comandante-geral, agradecer ao nosso secretário da Segurança Pública, Ferreira Pinto, viajando, aqui representado pelo secretário-adjunto. E, especialmente, desejar um bom trabalho, contem conosco 24 horas parceiros nessa luta em defesa da nossa população e da vida.

Bom trabalho!