Alckmin discursa em entrega da Ordem do Ipiranga

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todos e a todas. É uma satisfação, com a minha esposa, a Lu Alckmin, saudar o Alex Durval, diretor internacional e financeiro do grupo […]

qua, 09/11/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todos e a todas. É uma satisfação, com a minha esposa, a Lu Alckmin, saudar o Alex Durval, diretor internacional e financeiro do grupo Tereos. Cumprimentar o secretário chefe da Casa Civil, o Sidney Beraldo; cumprimentar o chefe da Casa Militar, o Coronel Admir Gervásio; o secretário Lourival Gomes, os nossos deputados: Orlando Bolçone, Antônio Mentor, Cônsul Geral da França em São Paulo, Silvan Itte, o presidente da Terrier, Felipe Durval; Cherry Le Cont, presidente do Conselho de Administração da Terrier; o Jacir da Silva Costa Filho, diretor presidente do grupo, da Guarani; Marcos Sabaia Iank, presidente da Única, União da Indústria de cana-de-açúcar; Nelson Telasio, presidente da Associação de fornecedores de cana de Guariba, em nome de quem eu quero saudar aqui todos os produtores rurais; prefeitos de Bady Bassit, Bálsamo, Cajobi, Colina, Guapiaçu, Guaraci, Ipiguá, Jaborandi, Mirassolândia, Monte Azul Paulista, Nova Granada, Severínia, Tabapuã, Tanabi, Uchoa, Viradouro, prefeito de Olímpia… E quero saudá-los todos abraçando o prefeito de São José do Rio Preto, Dr. Valdomiro, primeiras-damas aqui presentes, amigas e amigos.

É uma grande alegria nos encontrarmos aqui hoje. Recuperar a trajetória das relações entre o Brasil e a França é ter alguma, é ler algumas das mais belas páginas da história brasileira. É recordar São Luís do Maranhão, cidade onde melhor se fala o melhor português em nosso país, mas que nasceu com o sotaque francês daqueles afundaram no século XVI, e certo sentido foram aos franceses de Tereos que descobriram as belezas da Baía da Guanabara para os brasileiros que ali fundaram o Rio de Janeiro que, como Paris, é uma cidade maravilhosa! Apesar do sobrenome tipicamente paulista, foi em Paris que nasceu Jorge Tibiriçá Piratininga por duas vezes governador de São Paulo na passagem do século XIX para o século XX. Mas uma das maiores contribuições da França ao nosso país, ao nosso Estado, ocorreu com a criação em 1934 da Universidade de São Paulo: a USP, que teve entre os seus fundadores intelectuais franceses como o antropólogo Claude Lévi-Strauss entre outros. O século XX, aliás, assistiu uma intensificação do relacionamento franco-brasileiro e assim chegamos ao século XXI. E se já admirávamos a França pelos seus pensadores, pelos seus homens da ciência esse sentimento foi reforçado pela admiração de seus empreendedores por lideranças empresariais da qual Dr. Alexis Duval é um exemplo muito significativo, apesar de muito jovem já acumular uma grande experiência empresarial iniciada com o seu ingresso no Grupo Francês Tereos, uma organização de caráter cooperativo voltado ao processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais. Para sorte nossa, já no ano seguinte, o tínhamos a frente do Açúcar Guarani empresa estabelecida em São Paulo, a qual imprimiu o dinamismo pessoal que o caracteriza contribuindo pra torná-la um dos melhores grupos do Brasil na produção de açúcar, energia e etanol, produto estratégico nesses tempos de mudanças climáticas. Além de uma unidade em Moçambique adquirida, aliás, na gestão de Alexis Duval, a Guarani possui sete usinas no Brasil todas elas localizadas em território paulista, o que evidência a confiança da empresa e do empresariado no rigor da economia paulista e das oportunidades que ela cria.

Atualmente Alexis Duval é diretor-presidente da Tereos Internacional grupo também sediado em São Paulo controlador da Guarani, controlador de artigos no Brasil, na Europa e no Oceano Índico. Quero aqui também destacar de todo o nosso empenho para que a nova unidade industrial… Nova planta industrial de fabricação de amido de milho fora da Europa seja aqui em São Paulo, as medidas de caráter tributário, logística, parceria todas as condições para posição positiva, São Paulo oferecerá para termos mais um investimento da Tereos agora industrial aqui também em São Paulo.

A Ordem do Ipiranga é a mais elevada honraria do Estado de São Paulo. Reservada a cidadãs e cidadãos nacionais e estrangeiros que pelos seus méritos pessoais e serviços de excepcional relevância prestados a São Paulo merecem a gratidão dos paulistas, penso que esse é exatamente o caso de Alexis Duval, o autêntico parisiense que pelo seu dinamismo, pelo seu espírito empreendedor, pela dedicação ao trabalho é também um pouco, ou até, muito paulista, porque esses são também marcas dos brasileiros de São Paulo. Parabéns ao Sr. Alexis Duval, e nosso muito obrigado!