Alckmin discursa em entrega da CDHU em Presidente Epitácio

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Dizer da alegria de estarmos juntos aqui em Presidente Epitácio, saudar o nosso prefeito, prefeito Furlan; sua esposa, a Cássia, […]

sáb, 17/12/2011 - 19h00 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Dizer da alegria de estarmos juntos aqui em Presidente Epitácio, saudar o nosso prefeito, prefeito Furlan; sua esposa, a Cássia, que preside o Fundo Social de Solidariedade; o vice-prefeito Manoel; vereador Alemão Tedesco; os vereadores; deputado Sílvio Torres, secretário da Habitação; deputados Mauro Bragato, Orlando Morando, que é o líder do PSDB; Reinaldo Alguz; o Ed Thomas; secretário Castelo Branco; prefeitos de Piquerobi, José Adivaldo; Caiuá, o Cícero; Regente Feijó, Fantini; Presidente Venceslau, o Erbella; Marabá Paulista, o José Monteiro da Rocha; Dr. Carlos Vanderlei Zamae, delegado seccional, Capitão tenente Elias Fausto de Araújo, da Marinha; Mauro Villanova, nosso gerente regional aqui da CDHU; João Augusto Ribeiro, diretor do DER aqui da região; padre Francisco Torres; nossos pastores; o meu companheiro Sergio Maroto, moradores aqui, líderes comunitários.

É motivo de grande alegria na antevéspera do Natal, último fim de semana antes do Natal, nós participarmos aqui da entrega das chaves, 442 unidades habitacionais. Água, esgoto, energia, asfalto, iluminação pública, casas novinhas. Vai ser completado o asfalto nesta avenida aqui, falta só a capa, então vai pavimentar aqui tudo, já tem creche, posto médico lá do lado, energia solar. Vai economizar muita luz, a conta de luz, que é o que é caro na conta de luz é chuveiro, né? Isso vai reduzir muito a conta de luz, ao longo dos anos, dá uma bela de uma economia para cada família, para as famílias.

Nós temos aqui uma escola também, né Furlan, Professora Marina Amarante Ribeiro Vasques Sanches, estamos terminando aqui uma ampliação da escola, mais 420 vagas, várias reformas aqui nas escolas da cidade. Liberamos R$ 310 mil para a nossa Santa Casa de Misericórdia, para a saúde que é importante para a população. Aqui teve o recurso também para a reforma do Conservatório Musical, vai começar.

Entregamos agora, em Presidente Prudente, três viaturas novas, zero quilômetro, para a Polícia Militar, para reforçar a segurança aqui da cidade. Também tivemos aqui recursos para a infraestrutura urbana, para asfalto, o Centro de Eventos Epitácio é uma estância turística, belíssima cidade às margens aqui dessa represa maravilhosa de Porto Primavera. Qualquer dia eu venho pescar um tucunaré aqui, né? Uma beleza de cidade.

Estamos hoje também entregando uma vicinal que foi recuperada, Domingos Ferreira de Medeiros, essa vicinal, que bairro é? Epitácio a Marabá e está aqui o diretor do DER, não está? Cadê o nosso diretor do DER? Olha, nós temos aqui uma vicinal, que é do Campinal, que está esburacada, não é isso? Vamos começar daqui para lá. Eu falei com o Clodoaldo, nós vamos começar, para ganhar tempo, fazendo por administração direta. Eu sei que você é um bom engenheiro, craque, nós vamos liberando aí o asfalto e o material a gente já começa aí a recuperando a vicinal lá para o Campinal. E lá no Campinal vai ter mais 30 casas, né Silvinho? São 30 casas do Campinal e mais 234 aqui na cidade, aqui em Epitácio. Daqui a pouco a gente volta aqui para entregar o restante das casas. A Prefeitura está completando a avaliação, para poder comprar o terreno para a gente fazer mais moradia.

Delegacia da mulher também está pronta, novinha, construída nova. Espero que ninguém precise usar, porque os homens aqui são todos ótimos com as mulheres, não é? Mas, o fato é que temos também 3,7 milhões para a estância turística. Turismo gera muito emprego para a comunidade e nós queremos agradecer. Agradecer ao Silvio Torres e a sua equipe, ficou muito bom aqui o conjunto, ninguém fica para trás de São Paulo. Nós temos aqui sete famílias com pessoas com deficiência e as sete casas adaptadas, com toda acessibilidade. Já tem banheiro, barra, largura da porta, totalmente adaptada para as famílias com deficiência. Somos o único estado do Brasil que põe dinheiro do orçamento, para quem ganha um salário mínimo poder ter acesso à casa própria. Quanto é um aluguel de casa aqui, Furlan? 400, 300 reais? Quem ganha um salário vai pagar 83 reais para ser dono da casa, para ter a casa como propriedade. Então, nós somos o único estado e o nosso foco são as famílias de menor renda, realizar o sonho de poder ter a sua casa nova, nova, entregue a chave. O Governo de São Paulo investe nesse trabalho.

Queria agradecer aqui aos deputados, o Mauro Bragato, Bragato foi deputado junto comigo. Você vê que a água aqui é melhor, né? Eu fiquei careca, mas o Bragato está firme aí. Grande deputado, faz um belíssimo trabalho em São Paulo. A gente tem que destacar quem faz trabalho sério, tem muita gente boa trabalhando para a população. Agradecer também ao deputado Ed Thomas, aqui também da região, nos ajuda lá na Assembleia Legislativa de São Paulo, agradecer ao deputado Reinaldo Alguz, que é aqui também da região, agradecer ao deputado Orlando Morando, líder do meu partido lá na Assembleia Legislativa de São Paulo, agradecer aqui a comunidade, ao prefeito Furlan. A palavra dele tocou o nosso coração e o bolso também, né? Então, nós vamos liberar, Silvinho, além do asfalto aqui da avenida, vamos fazer uma quadra poliesportiva coberta aqui para a comunidade, que aqui é nós passamos o dinheiro para a prefeitura, ela executa, aqui é muito quente, né? É uma quadra ventilada, coberta, para o pessoal, para todas as idades, viu? Movimentar, fazer ginástica. É para todo mundo, para os jovens e para todas as idades, mas, especialmente, eu quero deixar um abraço muito carinhoso para vocês que estão recebendo a chave.

Diz que na vida, a gente vive de sonho. Eu vejo a minha netinha, o carinho que ela tem com as bonecas. É boneca para cá, boneca para lá, sonha com brinquedo, sonha com sorvete, depois a gente sonha com a namorada, com o namorado, sonha com os filhos, sonha com os netos e o sonho da família é a casa, é o teto, é a moradia. Então, a gente fica feliz. Hoje é um dia histórico, dia 18 de dezembro, o dia que nós, juntos, temos a alegria de participar dessa conquista da casa nova. Que Deus possa abençoar, que ela traga muita alegria, muita felicidade para todas as famílias. Parabéns, Presidente Epitácio.