Alckmin discursa em encontro com primeiro-ministro da França

Geraldo Alckmin: Sua Excelência, senhor François Fillon, primeiro-ministro da República Francesa. Senhor Yves Edouard Saint Geours, embaixador da França no Brasil. Senhores ministros da República Francesa. Senhores membros do parlamento […]

sex, 16/12/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Sua Excelência, senhor François Fillon, primeiro-ministro da República Francesa. Senhor Yves Edouard Saint Geours, embaixador da França no Brasil. Senhores ministros da República Francesa. Senhores membros do parlamento francês. Ministro Celso Lafer, presidente da Fapesp. Embaixador Massot, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores. Secretário de Estado. Ilustre comitiva francesa. Senhoras e senhores.

É com alegria que recebemos o senhor primeiro-ministro François Fillon, que nos visita, acompanhado de uma expressiva delegação francesa. Sua presença no Palácio dos Bandeirantes nos inspira a fortalecer ainda mais nossas parcerias. Em primeiro lugar, permitam-me uma palavra sobre as relações entre os nossos países. Seja nas artes, na cultura, na ciência, no comércio, a presença da França é muito expressiva.

Nossa ligação foi capaz de se adaptar aos novos tempos. Nosso comércio atingiu US$ 8,4 bilhões em 2010. Nos últimos anos, a França, ela é o sexto maior investidor no Brasil. Cada vez mais se aprende português na França e francês no Brasil. O turismo atinge todos os anos novos recordes. A declaração que acabamos de assinar simboliza as oportunidades que se nos apresentam.

São Paulo, teremos aqui investimentos de cerca de US$ 25 bilhões em mobilidade urbana. O financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento será fundamental para fazermos um importante expresso de trens para o maior aeroporto do Brasil. Nós vivemos na terceira maior metrópole do mundo e priorizamos o transporte sobre trilhos. O trem de alta velocidade, projeto Federal, tem todo apoio do nosso Governo.

A experiência francesa nessa área é reconhecida internacionalmente. E uma importante referência para São Paulo. Temos uma tradição de cooperação na área da ciência, das universidades da cultura, na pesquisa científica. E a presença do primeiro-ministro vai fortalecer ainda mais e criar novas oportunidades de parcerias. Primeiro-ministro François Fillon, sua comitiva: se sintam em casa aqui em São Paulo.

Muito obrigado.