Alckmin discursa em encontro com o presidente da Alemanha

São Paulo, 13 de maio de 2013

seg, 13/05/2013 - 19h26 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Excelentíssima presidenta da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff, presidente da República Federal da Alemanha, Joachim Gauck, embaixadores aqui presentes, ministros de Estado da Alemanha e do Brasil, governador da Bahia, Jacques Wagner, do Espírito Santo, Renato Casagrande, prefeito da nossa cidade, Fernando Haddad, Robson Andrade, Paulo Skaf, Thomas Schmall, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, lideranças aqui presentes, amigas e amigos.

Dizer da alegria dupla de receber mais uma vez em São Paulo, para a nossa alegria, para a nossa honra, a presidenta Dilma Rousseff e o presidente Gauck, da Alemanha. O Estado de São Paulo, aliás, o Brasil, quando chegou a frota de Pedro Álvares Cabral, já chegaram os alemães, porque havia um cosmógrafo na nau, de Emmerich, na Alemanha, chamado Meister Johann. Então, já veio com a frota de Pedro Álvares Cabral, no Descobrimento do Brasil. E nós, paulistas, nos alegramos de ter aqui uma das maiores comunidades alemãs, contribuindo com o desenvolvimento do nosso Estado. Aqui foi muito bem dito: temos aqui a maior área da indústria alemã fora da Alemanha, na Grande São Paulo, indústrias setor automotivo, químico, farmacêutico, máquinas e equipamentos, finanças, serviços, em todas as áreas. E inúmeras parcerias com a Alemanha, com o Instituto Fraunhofer, ensino técnico, tecnológico, as nossas universidades, pesquisa e desenvolvimento, inovação tecnológica. E quero dizer do compromisso de São Paulo, que a gente possa ter mais Brasil na Alemanha e mais Alemanha no Brasil e em São Paulo. Então, além das oportunidades do setor privado, de investimentos recíprocos, nós também lançamos um conjunto de Parcerias Público-Privadas, em que inúmeras empresas alemãs estão participando, na área de Metrô, trem, infraestrutura, farmacêutica, saúde, enfim, nas mais variadas áreas.

E também vamos participar desse ano da Alemanha no Brasil com 70 eventos na área da cultura, na área do desenvolvimento econômico, na área educacional, aproximando ainda mais as nossas comunidades. As empresas alemãs geram no nosso Estado mais de 200 mil empregos e têm uma participação relevante no nosso desenvolvimento e o nosso entusiasmo para fortalecermos ainda mais essa boa parceria. Muito obrigado!