Alckmin discursa em Congresso de Odontologia na capital

Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos. Estimado Dr. Adriano Forghieri; presidente da APCD, Claudiane; Dr. Carlos Alberto Battaglini, Dr. Cacá; presidente do 30° Congresso, Cláudia; Dr. Giovanni […]

sex, 27/01/2012 - 20h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa noite a todas e a todos. Estimado Dr. Adriano Forghieri; presidente da APCD, Claudiane; Dr. Carlos Alberto Battaglini, Dr. Cacá; presidente do 30° Congresso, Cláudia; Dr. Giovanni Cerri, secretário do Estado da Saúde, presidente de honra do Congresso; Dr. Francisco Eugênio Loducca, patrono do Congresso; Dr. Emil Razuk, presidente do CROSP; Dr. Ailton Diogo Rodrigues, presidente do CFO; Dr. Newton Miranda de Carvalho, presidente da ABO; Dr. Baldacci, nosso sempre deputado; Dr. Gilberto Natalini. Cirurgiões dentistas, familiares, conselheiros aqui da APCD, convidados internacionais, quero dizer da alegria de vir aqui ao congresso.

Esse congresso é uma tradição no mês de janeiro, o maior congresso latino-americano, um dos maiores do mundo, uma feira importantíssima, e São Paulo sempre se alegra em receber profissionais de todo o País, irmãos dos vários estados e de outros países, que vêm aqui para São Paulo. Um abraço muito afetivo aqui a todos. Eu lembrava, Adriano, vendo aqui as nominatas, de um prefeito aqui do interior de São Paulo que fazia muitas citações. E o governador da época com pressa, então disse a ele: “Olha, economia processual. Você sempre faça duas citações. Você vai numa escola, professores e alunos. Você vai num serviço de saúde, profissionais de saúde e pacientes. Você vai num local com muita gente, senhoras e senhores. Olha, duas só. Ganhar tempo”. Aí o prefeito aprendeu e, passados uns meses, houve uma solenidade no cemitério municipal. O secretário já trouxe as fichas, ele pensou, pensou, pensou, guardou as fichas e falou, “Meus conterrâneos e meus subterrâneos”.

Amigas e amigos, é uma grande alegria voltar aqui a esse grande Congresso. Quero desejar aqui um excelente trabalho científico, estudo, relacionamento pessoal e profissional. Dizer que fiquei feliz de ver aqui o Dr. Giovanni, presidente de honra. Eu disse a ele: você tem um compromisso, que é saúde bucal. Nós já vamos levar para 350 municípios o nosso programa Sorria São Paulo, ampliando as equipes de saúde bucal e o custeio para as prefeituras. Completar o programa de fluoretação, faltam só poucas dezenas de municípios, e levar a toda rede hospitalar pública do estado a Odontologia Hospitalar. Nós começamos com o Hospital de Santo André. Mas a proposta é levar para os 87 hospitais do estado, a odontologia hospitalar.

Nós já tínhamos retirado o ICMS para os insumos das próteses dentárias. E agora, tiramos também para os implantes. E, aliás, há uns meses, eu fiz o meu primeiro implante. Nunca tinha feito, fui meio assustado. Me disseram: “Olha, cancele toda a sua agenda. Repouso”. Eu fui lá meio assustado, cheguei lá, o meu cirurgião-dentista tinha convidado um colega, eram dois… Fiquei mais assustado ainda. Aí ele falou: “Olha, eu convidei o colega, o outro cirurgião-dentista ele sempre ajuda a segurar o paciente”.  Mas foi tudo uma maravilha.

Mas eu quero é deixar um grande abraço e dizer que nós, profissionais da saúde, temos muito a avançar. Mas temos muito a comemorar. O nosso mundo é o que é pela mudança e da velocidade da mudança, da comunicação e da tecnologia. É um mundo impressionante. Eu estou chegando agora de Mogi Mirim, e o Grupo Itaú-Unibanco vai fazer um Data Center no país inteiro, de operações bancárias. R$ 1 bilhão estão sendo investidos só no Data Center, só na parte tecnológica. Aquilo que mais interessa ao ser humano foi feito por nós da saúde, que é esse espetacular aumento de expectativa de vida e de qualidade de vida das pessoas. O que aconteceu nesses últimos 60, 70 anos não aconteceu em mil anos passados. Nós saltamos aqui no Brasil de 43 anos de expectativa de vida média ao nascer, para São Paulo hoje, 75 anos. Quem passa dos 30, tem mais de 80. Daqui a pouco, acho que 2040, a expectativa de vida média será de cem anos. As mulheres não morrerão mais. Uma contribuição, a ciência extraordinária. E, por isso, fico feliz em poder participar aqui da abertura de um Congresso, que vai trazer ainda mais avanços à ciência da saúde. Bom trabalho.