Alckmin discursa em concessão da Bolsa Talento Esportivo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Uma alegria com a minha esposa, com a Lú, trazer um abraço, cumprimentá-los, estarmos juntos. O secretário do Estado do Esporte, […]

qui, 03/11/2011 - 22h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Uma alegria com a minha esposa, com a Lú, trazer um abraço, cumprimentá-los, estarmos juntos. O secretário do Estado do Esporte, Lazer e Juventude, o Benedito Fernandes; coronel Admir Gervásio; o secretário-chefe da Casa Militar, Bebeto Haddad; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Recreação, deputado Itamar Borges; Maurren Maggi, campeã Mundial Olímpica, Tricampeã Pan-americana. Em nome de quem cumprimento os atletas aqui, presentes! Fabiana Müller campeã mundial de salto com vara medalha de prata nos Jogos Pan-americanos; quero saudá- la também. Os técnicos: Élson Miranda de Souza, Nélio Afrânio Moura. Saudar aqui os nossos atletas: Adriana da Silva, Arthur Zanetti, Bruno Fratus, Bruno Silva, Felipe França, Fernando Saraiva, Francisco Barreto, Leandro Prates, Lucimara da Silva, Monique Bancilon, Péricles da Silva, Solonei Silva, Thiago Camilo; e abraçar todos os atletas que nos alegraram com as suas presenças hoje, aqui. Prefeitos aqui presentes, eu vejo aqui de Igaraçu do Tietê, Nova Europa, Piraju, Rincão, Descalvado, Herculândia, Conchal. José Antônio Martins Fernandes presidente da Federação Paulista… Federação Paulista de Atletismo, saudando todas as federações e as atendidas de esporte; atletas, técnicos, familiares, patrocinadores, amigas e amigos. Uma grande alegria.

Hoje, nós estamos aqui, simultaneamente, fazendo a liberação dos R$ 6 milhões para a Bolsa Talento Esportivo, e essa Bolsa Talento Esportivo, nós temos quatro faixas: uma faixa é estudantil de atletas de 14 a 17 anos que se revelam nas escolas, e fizemos o primeiro… Primeira Olimpíada Escolar aqui no estado de São Paulo, 265.530 atletas na primeira Olimpíada Escolar este ano. Temos também, os juniores os atletas na faixa de 17 a 21 anos, outra faixa de Bolsa Talento Esportivo, depois temos o Nacional – uma outra faixa de atletas com participa, ou que participaram ou que participe de seleções nacionais. E a Internacional – uma outra faixa de bolsa pra atletas com participação em campeonatos Pan-americanos ou Mundiais. Além da liberação dos recursos já para assinatura do Bolsa Atleta, nós temos a premiação dos nossos atletas aqui de São Paulo.

Podem ter certeza de que nós torcemos por vocês, o coração bateu forte aí, por cada um de vocês! O esporte educa, ganhar ou perder é como na vida, a gente todo dia está lutando, está disputando, está competindo sadiamente, tentando fazer melhor todo dia, tem hora que consegue, tem hora que não consegue, mas o esporte tem um profundo papel educativo à lealdade que o esporte impõe: a ética na disputa, o saber vencer e saber perder, então, é muito importante sob o ponto de vista de educação, de disciplina, da formação integral do ser humano, e da saúde! Fico feliz quando a Lú chega do JORI, e me fala dos jogos dos idosos, o sucesso que é o JORI! Porque mexer o corpo, fazer esporte, praticar atividade esportiva deve ser a vida inteira. Não tem saúde se não mexer o corpo. Vida sedentária é o mal do nosso século. É uma questão de saúde pública.

Então, é preciso incutir desde a criança a prática do esporte. ‘Mens sana in corpere sano’. 70% do corpo humano é água. Água parada estraga. Precisa mexer o corpo. Uma criança, um bebê, 80% é água. A gente vai ficando mais velho, vai ficando mais enxuto. Mais ou menos, não é? Mas eu quero dizer da nossa alegria de recebê-los aqui, nossos estudantes, nossos esportistas, nossos professores, nossos técnicos, nossos clubes e nossos atletas. Vocês representaram e representam muito bem o Brasil, e São Paulo fica muito feliz, porque com um quarto da população brasileira, nós tivemos quase entre nascidos em São Paulo e que treinam em São Paulo, mais de 40% dos medalhistas aqui do nosso Estado. Esse ano, também, liberamos R$ 60 milhões para captação de recursos para o esporte, o recurso tá liberado.
Tem a lei da cultura, tem a lei do esporte, para fomentar atividade esportiva, pra estimular a atividade esportiva. Mas nós queremos é trazer um grande abraço a todos e dizer aos nossos medalhistas de que a homenagem de São Paulo é singela, mas ela representa a gratidão e admiração de todos os paulistas.

Muito obrigado!