Alckmin discursa em cerimônia de posse da secretária de Agricultura e Abastecimento

Mestre de cerimônia: Excelência o senhor Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo. Geraldo Alckmin: Pessoal das Arcadas do Largo do São Francisco não é fraco, não é? Mas […]

ter, 07/06/2011 - 13h00 | Do Portal do Governo

Mestre de cerimônia: Excelência o senhor Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo.

Geraldo Alckmin: Pessoal das Arcadas do Largo do São Francisco não é fraco, não é? Mas eu quero dizer da alegria de abraçar aqui o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, ex-secretário da agricultura e ministro da agricultura, Barros Munhoz; ministro Roberto Rodrigues; secretário chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo; a secretária da Justiça, Eloisa Arruda; o nosso grande líder, secretário João Sampaio; secretário, grande líder da agricultura, Antônio Júlio Junqueira de Queiroz; o Alberto Macedo, secretário adjunto da agricultura, queria agradecer; doutora Mônika Bergamaschi que hoje toma posse; José Aníbal, secretário de Energia; coronel Gervásio, secretário Chefe da Casa Militar; deputados federais: Moreira Mendes, que preside a frente parlamentar; o deputado Duarte Nogueira que foi secretário da Agricultura aqui em São Paulo conosco; deputado Mendes Thame; deputado Vanderlei Macris; deputados estaduais: Carlão Pignatari; Itamar Borges; Welson Gasparini; Samuel Moreira, líder do Governo; Jorge Caruso; Pedro Tobias; doutor Erival da Silva Ramos, procurador geral do Estado ; Cesário Ramalho, presidente da Sociedade Rural Brasileira, na pessoa de quem quero abraçar todas as lideranças aqui presentes; Maurilio Biagi, presidente da nossa Agrishow; Lovatelli; Pedro Arraes da EMBRAPA; Braz Albertini, presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de São Paulo, a FETAESP; prefeitos aqui presentes, permita abraçar a todos saudando aqui o Nério, prefeito de Sertãozinho; Cleonice Bergamaschi, mãe da nossa secretária empossada, pessoa em quem quero saudar toda a sua família; nossos companheiros de trabalho da Secretaria da Agricultura, lideranças do Agronegócio, amigas e amigos, uma palavra breve.

Mas, dizer da alegria, hoje é um dia histórico. A Secretaria da Agricultura é de 1892. Ela tem mais de um século, ela é como que a origem da administração pública paulista, Secretaria da Agricultura e Obras Públicas. Depois em 1927 se separou, ficou Secretaria da Agricultura Comércio e Indústria. E a outra Secretaria de Obras e Vias Públicas. Uma secretaria que sempre deu uma enorme força para a agricultura pecuária e o agronegócio paulista. São Paulo é campeão nas exportações agrícolas, primeiro produtor brasileiro de açúcar e álcool, aliás, hoje está tendo o nosso Ethanol Summit, o terceiro encontro do setor, maior evento mundial aqui em São Paulo, dois dias, maior produtor brasileiro de suco de laranja, exportador de carne, produtor de borracha, nosso João Sampaio, de flores, de frutas, de ovos da nossa avicultura, de máquinas agrícolas do nosso grande Centro de Pesquisa e Inovação Tecnológica. E a Secretaria da Agricultura sempre teve um papel muito relevante. E o Barros Munhoz, doutora Mônika, ele tem razão. Eu vivi a vida inteira em um Instituto de Zootecnia, meu pai era veterinário da Secretaria da Agricultura, trabalhou 40 anos. E eu me lembro pequeno acompanhando meu pai. Era dia e noite pesquisas; sábados e domingo laboratório, microscópio, estudos… aquele tempo não tinha carreira separada do pesquisador e do extensionista, e extensão rural dia e noite, me lembro de semana santa jogar tarrafa, puxar rede, ajudar o pequeno agricultor a produzir proteína de baixo da água, fazer açude sítio por sítio, fazenda por fazenda orientando o pessoal a fazer piscicultura. Uma dedicação quase sacerdotal, aquela atividade de pesquisa e de outro lado de extensão rural e de formação de quadros. Eu me lembro de agrônomos, veterinários que passavam pela estação de piscicultura.

Então não tenho dúvida de que nós vamos ter um belíssimo trabalho pela frente. Eu queria muito agradecer ao João Sampaio, líder do setor, figura humana admirável e ele vai continuar nos ajudando com boas ideias, propostas, fazendo uma boa interface. Agradecer ao doutor Antônio Junqueira, que, aliás, elencou aqui tudo o que foi feito nesses últimos quase cinco anos, quatros anos e meio, tanta coisa positiva, quantos avanços nós tivemos aqui no Estado de São Paulo. Cumprimentar a doutora Mônika, ela que depois de mais de 100 anos é a primeira mulher a assumir a Secretaria da Agricultura. Nós fomos buscar uma jovem engenheira agrônoma que teve um bom professor que o Roberto Rodrigues, grande mestre, o professor Roberto Rodrigues e que é preparada, formada pela UNESP, um mestrado na Universidade Federal de São Carlos, Engenharia de Produção, com MBA na FEA, da USP, é especialmente uma pessoa que faz as coisas com paixão, conhece, tem experiência e terá, eu tenho certeza, um ótimo time. E nós temos um objetivo, do qual dele tudo se deriva para alcançar, que é melhorar a renda do setor. Esse é nosso desafio, erguer a renda do nosso setor. E para isso, nós teremos aí múltiplas atividades no sentido de alcançá-la. E conte conosco, nós seremos o seu companheiro nesta labuta e nesta batalha. Alias, já começou com o pé direito, porque hoje cedo nós já anunciamos no Ethanol Summit que retiramos o ICMS, devolvemos todo crédito de ICMS para bens de capital para eficiência energética no setor sucroalcooleiro. Nós queremos em São Paulo em cinco anos passar de 600 megawatts de exportação de bioeletricidade para 5.500 megawatts. E vamos trabalhar firmemente para poder alcançar. Mas quero cumprimentá-la Mônika, dizer que você vai fazer um grande trabalho. Governo moderno é Governo que interage permanentemente ouvindo, dialogando, decidindo juntos. Vamos errar menos e acertar mais, há enormes desafios e conquistas pela frente e eu não tenho dúvida de que com seu entusiasmo, seu preparo, sua experiência nós vamos alcançar. Hoje, novas sementes, eu tenho certeza, que você vai plantar para que São Paulo amanhã possa conquistar bons frutos em benefício da nossa população.

Bom trabalho.