Alckmin discursa em autorização de investimentos para Carapicuíba

Geraldo Alckmin: Boa-tarde a todas e a todos. Estimado vice-governador Guilherme Afif Domingos; secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; prefeito anfitrião, prefeito de Carapicuíba, o Sérgio Ribeiro; […]

seg, 04/04/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa-tarde a todas e a todos. Estimado vice-governador Guilherme Afif Domingos; secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; prefeito anfitrião, prefeito de Carapicuíba, o Sérgio Ribeiro; vice-prefeito, o Salim; presidente da Câmara; o Alexandre Pimentel; deputados estaduais, o Marcos Neves e o Isaac Reis; deputado federal Edson Aparecido, secretário de Desenvolvimento Metropolitano e presidente do FUMEF; Widerson Anzelotti, secretário executivo do FUMEFI; coronel Maximiano Cássio Soares, comandante do CPA M8; professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza; Fuad Chucre, ex-prefeito de Carapicuíba; vereadores: Serginho da SABESP; a Gilmara; o Zé Amiguinho; o Waltinho; o Salvador; Wilson Marcelino; diretora aqui da ETEC, a Silvia Queiroz; diretor da FATEC, o Walter Santana; Silas Bortolosso; ex-prefeito de Osasco, representando o Celso Giglio; professores; funcionários; alunos aqui da ETEC, FATEC.

Olha, uma grande alegria voltar a Carapicuíba. Nesses últimos… Acho que 15 dias, não é Sergio? Nós viemos aqui há duas semanas atrás pra entregar o novo prédio da estação de trem da CPTM. Prédio foi quase que refeito integralmente, com sanitários, acessibilidade, conforto, segurança, para todos os usuários. Aliás, nós teremos até o ano que vem um grande número de trens novinhos, 0km. Cada trem são oito carros, para atender aqui toda região. E havia dito naquele dia, tinha um estudo da Polícia Civil para levar a seccional da Polícia Civil para Barueri porque o prédio aqui não era um prédio adequado. Eu havia dito que nós íamos manter a Delegacia Seccional aqui em Carapicuíba. Então acabou até saindo o decreto anterior, mas ele foi corrigido, a Seccional está mantida. Nós estamos inclusive providenciando, procurando aqui o novo prédio para ter instalações das mais adequadas pra Polícia Civil e reforçar a Polícia Civil aqui em Carapicuíba.

Em relação Polícia Militar vieram pra região mais 156 soldados, estão chegando aqui e só a cidade de Carapicuíba vai receber 20 a mais, policiais militares, então nós vamos dar um bom reforço aqui na segurança. Queria também dizer ao prefeito Sergio Ribeiro, que nós vamos ver a questão das escolas aqui do ensino fundamental, os prédios para… A Escola Estadual Professora Maria Marques de Noronha, Cecília de Palma Valentim Sardinha, Deputado Derville Allegretti e Francisco Ribeiro Rosa. E também a questão da ENEF. Queria também dizer o seguinte: essa FATEC, ela nasceu com recursos do FUMEFI na época do Fuad Chucre, então como a cidade tem direito aos recursos do FUMEFI, nós propusemos naquela época que uma parte desses recursos fossem utilizadas para fazer a FATEC, porque ele iria beneficiar Carapicuíba e a região. Então temos aqui uma FATEC acho que 1.800 alunos… 1.800 alunos. Temos, aqui, temos cursos de logística, secretariado, desenvolvimento… análise e desenvolvimento de sistemas, jogos eletrônicos, sistemas para internet, ela é altamente focada na questão da tecnologia da informação da informática, temos alunos aqui de Carapicuíba, Osasco, Cotia, Santana do Parnaíba, Itapevi, Jandira, de toda a região. E uma ETEC com 900 alunos, também, com vários cursos aqui na ETEC, quantos cursos são, diretor? Três cursos aqui, na sede, quais são? Processos Fotográficos, Administração e Comunicação Visual e há uma demanda muito grande. E, eu perguntei ao diretor da FATEC, no caso da ETEC, qual é a empregabilidade? É no caso da ETEC 80%, cada cinco alunos, quatro empregados, no caso… Na área, no caso da FATEC? 90%, de cada 10; 9 já saem empregados, então esse é um bom caminho. E o Afif lembrou aqui, nós vamos fazer o Via Rápida que são cursos de 80hs, 100hs, 200hs, cursos rápidos e que não precisam de vestibular e nem o ensino médio completo, e para todas as idades e de graça e se precisar vamos dar uma bolsa e trazer, olha, você que não pode fazer o ensino fundamental, volte a estudar, faça o EJA, escola de jovens e adultos, à noite, sábado, domingo a distância; vai sair com os dois diplomas, o via rápida e o EJA. Você que não pode terminar a ensino médio, venha fazer o EJA conosco, vai ter o diploma do ensino médio, faz a noite, sábado, domingo e já sai também com os dois diplomas, o via rápida e EJA.

Dois blocos novos vão ser construídos. É uma obra de 12 milhões de reais, nós vamos ter uma grande escola técnica e faculdade aqui, 12 milhões vão ser investidos, então isso vai possibilitar ampliar o número de vagas na ETEC e ampliar o número de vagas na FATEC. E estamos liberando oito milhões e meio para o sistema viário aqui de lagoa, que vai beneficiar Carapicuíba e a região; melhoraria no complexo viário da ligação do o município com a rodovia Castello Branco e acessos diretos a FATEC e a faculdade Nova Cidade, que também vai ser beneficiado. E quando chegamos fizemos uma visita aqui ao parque da lagoa, que vai ser um dos mais bonitos parques da região, vai ficar muito bonito, daqui a alguns meses já está pronto, tem quadras poliesportivas, área de lazer, área contemplativa, área de cultura, muito bonito aqui o parque da Lagoa.

E queria agradecer ao Edson Aparecido também, que é o secretario de desenvolvimento metropolitano, que tem feito um bom trabalho, nós estamos chegando de Itaquaquecetuba, onde autorizamos também os recurso do Fumef e aqui Carapicuíba, o total aproximadamente 21 milhões de reais, 12 milhões na FATEC e 8,5 milhões nas obra do sistema viário e o prefeito Sérgio Ribeiro colocou bem: o recurso e inversamente proporcional a arrecadação, então, a medida que a arrecadação vai subindo, o recurso, ele diminui,então, por exemplo: Osasco, que tem uma arrecadação maior não tem Fumef, Carapicuíba é o mais alto recurso do estado, o segundo eu acho que é Itaquá não é?, 11 milhões. Então, à medida que a arrecadação melhorar, diminui o repasse do Fumef. Mas enquanto isso não acontecer, o Estado vai estar presente. Nós vamos liberar mais esse ano – quanto vai dar? – vai ter, Sérgio, mais 19 milhões. Você está cheio da grana, hein?

Mas quero aqui dizer da alegria de vir à Carapicuíba e poder me sentir aqui um cidadão – como é que fala? É carapicuibano. Essas palavras de origem tupi-guarani não são fáceis. Quem nasce na minha cidade é pindamonhangabense. Aqui é carapicuibano. Mas é uma grande alegria poder abraçar aqui a juventude, abraçar os professores, dizer que nós temos o sistema de ETECs e FATECs que é o orgulho de São Paulo, pela qualidade do trabalho que é feito. E nós queremos que essa FATEC e ETEC aqui de Carapicuíba seja a primeira de São Paulo, vai ficar com campus aqui, um campus maravilhoso. E um sistema viário que vai ajudar a região e toda a cidade.

Um grande abraço a todos!