Alckmin discursa em assinatura de projeto de lei para manter Feira Agrishow em Ribeirão Preto

Mestre de Cerimônia: O governador do Estado de São Paulo assina atos que beneficiam o município de Ribeirão Preto e Região. Projeto de lei que autoriza a Fazenda do Estado […]

seg, 02/05/2011 - 20h32 | Do Portal do Governo

Mestre de Cerimônia: O governador do Estado de São Paulo assina atos que beneficiam o município de Ribeirão Preto e Região. Projeto de lei que autoriza a Fazenda do Estado de São Paulo a conceder o uso de parte do bem imóvel por 30 anos localizado em Ribeirão Preto para a realização da Agrishow. Senhor governador assina mensagem de encaminhamento do referido projeto de lei para Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Autoriza a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a desenvolver estudos necessários cabíveis visando a implementação dos seguintes projetos: Seguro Sanitário contra doenças avícolas, Seguro Sanitário contra doenças na viticultura. Assina protocolo de intenções que celebra ao Estado de São Paulo, da República Federativa do Brasil, e o departamento de meta da República da Colômbia para a formação de recursos humanos e geração de tecnologia na área de agricultura com ênfase em avicultura. Assinam esse documento o governador do Estado de São Paulo e Javier Aníbal Rojas Parra, secretário de Agricultura do Departamento de Meta da República da Colômbia. E, encerrando os pronunciamentos, com a palavra o senhor Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo.

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Dizer da alegria de estarmos juntos aqui no Agrishow em Ribeirão Preto. Saudar o ministro da Agricultura, Wagner Rossi; nossa prefeita anfitrião, a Dárcy Vera; presidente da Sociedade Rural Brasileira e presidente do Agrishow, um grande líder, Cesário Ramalho; os ministro aqui do Mercosul, do Uruguai, da Argentina, da Bolívia, do Paraguai; vice-prefeito Mário Vieira Sampaio Filho; presidente da Câmara, Nicanor Lopes; senadora Kátia Abreu; nosso sempre senador Osmar Dias; nossos deputados federais: líder Duarte Nogueira, ex-secretário de Agricultura; Milton Lima, Nelson Marquezelli; deputados federais da comissão da agricultura da Câmara Federal: Lira Maia, Jerônimo Goergen, Alceu Moreira, Giovanni Queiroz, Paulo Piau; nosso secretário da Agricultura, o Antônio Junqueira; e eu queria saudar o João Sampaio que eu vi… O João está aí? Cadê o João? Está no fundão lá! E agradecer ao João Sampaio, o seu extraordinário trabalho na Secretaria da Agricultura do nosso Estado. Parabéns, João Sampaio! O secretário do Meio Ambiente, o deputado Bruno Covas; deputados estaduais; o Welson Gasparini, ex-prefeito de Ribeirão Preto; Baleia Rossi; Itamar Borges; Javier Anibal Rojas, secretário da Agricultura da República da Colômbia; os ministros Roberto Rodrigues e o Turra; os prefeitos aqui todos da região que nos alegram aqui com as suas presenças; o Luiz Aubert, presidente da ABIMAQ; o Carlo Lovatelli, presidente da ABAG; o Mário Alves Barbosa Neto, presidente da ANDA; o Braz Albertini, preside a FETAESP, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de São Paulo; o amigo Alencar Burti; permito uma saudação afetiva aqui ao Armado Luiz Marchesan, abraçando toda a família Marchesan, minha amiga Giovana; amigas e amigos.

Uma palavra brevíssima. Mas dizer da alegria de estarmos aqui na Agrishow, quando ela completa, Cesário, a sua maioridade, 18 anos, uma bela história. Caiu em solo fértil essa boa semente e hoje é a segunda, se a gente analisar em termos de negócios, é a primeira do mundo como feira de agronegócio aqui em Ribeirão Preto. Aliás, o Brasil é vocacionado. O Brasil, em uma década e meia, deve ser o maior produtor de alimentos do mundo, que é a mais eficiente agricultura tropical do mundo e essa é uma região extraordinária. Então, a gente fica feliz. Essa é uma área do Estado, uma área da APTA, são mais de 800 hectares, aqui tem o maior centro de pesquisa de cana mundial, o centro da APTA da cana, e nós estamos cedendo aqui 212 hectares por 30 anos para a marca Agrishow para poder ter grandes investimentos. Isso era renovado anualmente, todo o ano era renovado, aí, quando o Duarte Nogueira foi o nosso secretário da Agricultura, fizemos por cinco anos e agora, por lei, Wagner Rossi, 30 anos fica cedido aqui, o que vai possibilitar investimentos importantes. A área aumenta mais 14 hectares ao que tem hoje. E ela possibilitará, então, grandes benefícios para agricultura brasileira.

Queria também destacar aqui que assinamos aqui dois atos que acho que é importante, que é o seguro sanitário. Essa é uma inovação, Wagner, que eu acho que vale para o Brasil. Isso foi feito para a área da laranja e nós já temos até 24 mil árvores, 20 mil árvores e nós pretendemos dobrar, ir para 42 mil árvores. Com isso, nós vamos cobrir 95% da área de citricultura do Estado de São Paulo, ou seja, nós pagamos o seguro contra doença, 100% subsidiado pelo Estado, desde que o agricultor tenha todos os protocolos sanitários, ou seja, a maneira mais eficiente de educar, de promover a vigilância sanitária. Olha, você vai ganhar aqui um prêmio, seguro por nossa conta, 100% por conta do Estado, mas tem que ter todos os protocolos na questão sanitária. Então, um grande esforça de melhorar a questão sanitário do Estado. Já tínhamos para a laranja , vamos dobrar, passar de 20 mil para mais de 40 mil pés, cada produtor. E estamos introduzindo hoje, Turra, para avicultura. São Paulo é o maior produtor de ovos do Brasil, grande produtor de frango, então, nós vamos fazê-lo para a nossa avicultura todas as doenças avícolas, o seguro estabelecido. E para a viticultura também doença, o cancro bacteriano, e para sinistros, chuvas, granizo, também todo seguro por conta do FEAP, a fundo perdido por conta do Estado de São Paulo.

E queria também colocar que nós vamos… já está lançado aqui no Agrishow, só procurar o stand da Secretaria da Agricultura no dia 10 de maio, está publicado o chamamento das empresas para o Pró-Trator II, onde o Governo financia com juros zero. E como faz compras grandes a gente tem um desconto importante para o agricultor até R$ 400 mil de renda bruta/ano. E a novidade, dia 10 de maio, tem oito dias, o Pró-Implemento, R$ 20 mil por agricultor também o Pró-Implemento. Vamos… a CODASP, Wagner Rossi, a CODASP ela vai recuperar esse ano mil quilômetros de estradas rurais, programa Melhor Caminho de perenização e com financiamento do Banco Mundial, 3,3 mil quilômetros de vicinais vão ser recapeadas aqui no Estado de São Paulo. E queria também colocar o seguinte: eu fiz questão de trazer aqui o secretário da Agricultura, aliás, eu trouxe dois, o João Sampaio e o Antônio Junqueira, e o secretário do Meio Ambiente, o Bruno Covas, porque o Agrishow, Cesário, ele é verde, ele é ambiental. Veja bem, o mundo hoje se depara com o problema das mudanças climáticas, você tem aí… precisamos reduzir… não alterar o clima. Então, São Paulo se antecipou, até 2014 para queimada de cana. Agora, não tem como cortar cana sem queimar manual. Então, a mecanização ,nesse caso, as máquinas, os implementos modernos, eles são parceiros do meio ambiente, porque vão evitar as queimadas. Alguém pode colocar: “Bom, mas e o cortador? Qual a tarefa?”. Vamos capacitar, nós estamos lançando um programa chamado Via Rápida para o Emprego, preparando toda essa mão de obra para os inúmeros empregos que estão sendo ofertados, e que hoje falta mão-de-obra. E criando atividades novas. Fizemos uma FATEC, Wagner Rossi, em Pompéia com a fundação Yushi Nishimura, está aqui o Nishimura, criando, Roberto Rodrigues, um curso novo da FATEC chamando tecnólogo em mecânica de agricultura de precisão. Isso até em Oklahoma, nos Estados Unidos. Então, é o mundo moderno, rápido, de velocidade, onde a agricultura, o Agrishow, a pesquisa, a inovação, a tecnologia podem ser grandes parceiros do meio ambiente. E o Brasil dá um grande exemplo para o mundo de sustentabilidade e produção.

Mas eu quero é deixar um grande abraço, dizer que como filho de veterinário e modesto agricultor que eu vivi até os 16 anos por alto, na zona rural, nunca morei na cidade, meu pai, nas fazendas que ele trabalhava, fico muito feliz de estar aqui. Hoje, quando me disseram “Olha, tem um programa de rádio às sete horas da manhã, não é muito cedo?”. Eu falei “Eu sou leiteiro, leiteiro sete horas da manhã, já tirou leite, soltou os bezerros e fez o queijo!”.

Bom Agrishow!