Alckmin discursa em assinatura de convênio para reassentamento de famílias do Rodoanel Norte

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos, secretário-chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo; doutor Saulo de Castro Abreu Filho, secretário de Logística e Transporte; deputado federal Silvio Torres, […]

qui, 09/06/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos, secretário-chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo; doutor Saulo de Castro Abreu Filho, secretário de Logística e Transporte; deputado federal Silvio Torres, secretário de Estado da Habitação; deputado federal Carlos Roberto; deputados estaduais, Vanessa Damo, Carlão Pignatari, Celino Cardoso; doutor Laurence Casagrande Lourenço, diretor-presidente da DERSA; doutor Antônio Carlos do Amaral Filho, diretor-presidente da CDHU; diretores e colaboradores da DERSA e da CDHU; deputado federal Edson Aparecido, secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano; amigas e amigos, uma palavra breve.

Mas dizer da importância, nós estamos falando hoje aqui, talvez, da maior obra de infraestrutura e logística do país, porque o Rodoanel leste e o Rodoanel norte são perto de 11 bilhões de reais e vão fechar o grande anel metropolitano da 4ª metrópole mundial, que é a região metropolitana de São Paulo. Hoje, o Rodoanel oeste, ele tem 212 mil veículos/dia, é o VDM, 212 mil, é a rodovia com maior Veículo Dia Média do país. Imagine se não existisse o Rodoanel, 212 mil veículos. Está pronto o Rodoanel oeste, ligando Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt, o Rodoanel sul, ligando Imigrantes e a Anchieta, o Rodoanel Leste, com a licença de instalação, começa em setembro, 36 meses tem que estar pronto, e aí nós passaremos ali por Mauá, terra da Vanessa Damo, Ribeirão Pires, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquá e Arujá. E o Rodoanel Norte, dia 21 de junho é a reunião do CONSEMA, para a licença prévia, esperamos que se resolva na reunião do CONSEMA dia 21 de junho. No mês de julho nós faremos o decreto de utilidade pública, que estará definitivo, traçado e publicaremos o edital. E deveremos estar iniciando a obra em novembro, e correndo tudo bem, sem percalço, 36 meses tem que estar pronto. Aí é Arujá, Guarulhos e São Paulo, e aí nós interligamos as últimas três autoestradas que estavam faltando, Ayrton Senna, Dutra e Fernão Dias, e interligamos as 10 autoestradas no entorno de São Paulo. E para ganhar tempo nós estamos fazendo aqui uma coisa inédita, porque geralmente você primeiro licitava obra, fazia a parte ambiental para depois correr atrás da questão habitacional. Nós estamos nos antecipando. Antes até da reunião do CONSEMA, nós já estamos cuidando da questão social. Hoje é assinado o contrato entre a DERSA e a CDHU. Então, duas mil no caso do norte, 2.100 imóveis, famílias com imóveis vão ser indenizadas, valor de mercado, indenizadas. As duas mil que não tem o título, são habitações irregulares, também serão cuidadas com toda a Justiça, então o aluguel social, valor de mercado, a DERSA fez uma pesquisa de mercado, 480 reais. As famílias serão indenizadas, inclusive aquelas que tiverem fundo de comércio lucro-cessante, e será dado a opção de receber à vista ou de receber um imóvel quitado pela CDHU, que é o contrato que hoje está se celebrando entre a DERSA e a CDHU. Porque nós não queremos ter atraso nas obras, o atraso prejudica a população da região metropolitana, do país. Nós vamos estar ligando o mais importante aeroporto brasileiro, que é Cumbica, Guarulhos, com o mais importante porto da América Latina, que é Santos. E economizando combustível, evitando acidente, desafogando trânsito, promovendo o desenvolvimento. Hoje o grande desafio mundial das metrópoles é ir e vir, quer dizer, um desafio mundial, e aqui vai estar melhorando muito essa logística, integrando o modal aeroviário, que é o que mais cresce hoje no pais, com o porto, com ferrovia, com Metrô, com todos os modais de transporte. O Rodoanel Leste é concessão, vai ser feito pelo setor privado, não tem investimento público, zero de dinheiro do Governo e o Rodoanel Norte, que não tem nada, porque o leste é financiado, funding vem do Rodoanel Sul, que já está em operação. Então o norte será um terço do financiamento do Governo Federal, que nós, inclusive, queremos agradecer a presidente Dilma e ao ministro dos Transportes, e dois terços do Governo do Estado, metade financiado pelo BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, e metade com recurso do orçamento do Estado de São Paulo. Então todos os cuidados estão sendo tomados para que a gente tenha, se Deus quiser, a partir da assinatura dos contratos, em 36 meses as obras entregues, né? Cuidando das questões sociais, inclusive nós vamos ter um cuidado especial com as famílias e com a questão habitacional e não atrasar a obra. Ganhar tempo em termos de planejamento, antecipar ações, nós estamos procurando antecipar tudo que a gente pode para poder ter concluída essa grande obra, que vai ser importante para São Paulo e ajudar o Brasil, na medida em que nós vamos ajudar a destravar aqui as questões de transporte na região metropolitana. Por isso, uma grande alegria, quero saudar aqui os nossos parlamentares, Carlos Roberto, de Guarulhos, a maior cidade depois da capital, vai estar na melhor esquina do Brasil, que é o Rodoanel, Ayrton Senna, Dutra, Fernão Dias; o Carlão Pignatari, que é metropolitano; a Vanessa Damo, que é do ABC, é de Mauá, lá na esquina em que as obras deverão começar agora em setembro; o Celino Cardoso, que é de São Paulo, da capital, e representa também a região norte de São Paulo, nós vamos passar lá com as obras e os túneis, com toda preservação e cuidados ambientais; o Edson Aparecido, teremos na semana que vem a promulgação da lei Criando a Região Metropolitana de São Paulo. Mário Covas dizia, Saulo, “Pegue a Praça da Sé, puxa um raio de 50 km e trace uma circunferência. Aqui estão os grandes desafios”. O estado de São Paulo tem 258 mil km², 20 milhões de pessoas e 250 mil km², e 22 milhões de brasileiros, de habitantes e oito mil km², que é a Região Metropolitana, nos 39 municípios. Então nós temos que fazer um grande esforço aqui. Se tiver planejamento, trabalho, é sinergia, uma ação beneficia muita gente, é positivo, se tiver qualidade de vida e atrai investimentos para gerar emprego, oportunidade, renda para a população. Agradecer ao Edson pelo seu trabalho. Agradecer ao doutor Saulo, grande secretário de Logística e Transportes, todas as nossas grandes obras estão encaminhadas. Tamoios, a grande obra estruturante já está em obras e será acelerada no dia dois de janeiro já até Caraguatatuba. E simultaneamente, a PPP de novo, obra estruturante para chegar ao Porto de Santos e aos investimentos do pré-sal em Caraguatatuba, lugar de tratamento de gás. O Silvio Torres, na Secretaria da Habitação, fazendo também um trabalho excelente. Ontem já estivemos em Catanduva, Novo Horizonte, Potirendaba entregando as unidades habitacionais. Especialmente abraçar aqui a nossa equipe da DERSA e da CDHU, Laurence, doutor Amaral e vamos à obra. São Paulo tem pressa e dá um bom exemplo de que as obras podem ser antecipadas, ter planejamento, não ficar emperradas, se cuidar da questão social e se promover o desenvolvimento do estado.

Muito obrigado.