Alckmin discursa em apresentação do Momento Itália-Brasil

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz; senador Eduardo Suplicy; senador Eduardo Polastri, presidente da Câmara de comércio Ítalo-Brasileira; cônsul geral, […]

qui, 13/10/2011 - 15h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz; senador Eduardo Suplicy; senador Eduardo Polastri, presidente da Câmara de comércio Ítalo-Brasileira; cônsul geral, Mauro Marsili, vice-prefeita, Alda Marco Antônio, representando o nosso prefeito Gilberto Kassab; deputado federal, Ney Stani; Andrea Matarazzo, secretário de Estado da Cultura, nossos secretários aqui, Luiz Arruda, Andrea Calabi, aliás, não apenas a metade do secretariado é de origem italiana, mas como professor Giovanni Guido Cerri, que é o secretário da saúde, é nascido em Milão; Davi Zaia, o coronel Admir Gervásio; Linamara Battistella; deputados: Mauro Bragato, Welson Gasparini, Vitor Sapienza, Beto Tricoli, dom Antonio Mucciolo, Attílio Di Gaspari, diretor do Instituto Italiano de Cultura; vereador Floriano Pesaro, Jamil Murad, Sandra Tadeu, Giovanni Sacchi, diretor do Instituto de Comércio Exterior Italiano; eu quero saudar aqui a Mafalda Menosse, cantora que nos brindou aqui nessa abertura, amigas e amigos.

Eu quero dizer da alegria de estarmos juntos aqui, dando o início que será agora no domingo, desse momento Itália-Brasil. E teremos aqui uma programação extremamente rica, nós teremos 15 exposições alusivas à Itália, o Palácio dos Bandeirantes, Campos do Jordão, Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa e em diversos próprios do Estado. Cinco congressos e palestras sobre a obra de autores italianos, sobre a justiça italiana, segurança e especialmente literatura. Concertos musicais, realização de feira de alimentação, uma grande divulgação das relações Brasil-Itália das histórias italianas nas escolas do Estado de São Paulo, projetos de cooperação no campo de tecnologias relacionadas à assistência a pessoas idosas com mobilidade reduzida, pessoas com deficiência, acolhimento de missões italianas nos setores aeronáuticos, construção cível, automotivo toda parte de mecânica, moda e design.

Aliás, como disse o nosso embaixador Gherardo Della Francesca, nós percebemos o novo fluxo de investimentos italianos no Brasil especialmente na região Sudeste e aqui em São Paulo, o que é muito importante. Na realidade o momento Itália-Brasil para nós paulistas é todo dia tal é presença italiana em São Paulo: diz que não há domingo sem macarronada ou sem pizza, até o ‘tchau’ é italiano (ciao), então é pra nós uma grande alegria comemorarmos juntos este momento Itália-Brasil.

Matarazzo, grande empresário e animador da cultura brasileira, dizia que o Brasil é filho de Portugal, mas que São Paulo é filho da Itália tal a presença italiana, o que contribuiu enormemente para o desenvolvimento do nosso Estado. E não tenho dúvida que ao final deste momento Itália-Brasil está amizade e está cooperação, mais do que secular, ela estará ainda mais forte.

Viva a Itália, viva o Brasil!