Alckmin discursa em apresentação da equipe paraolímpica permanente

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimada secretária, doutora Linamara Rizzo Battistella; deputada Célia Leão; presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons; secretário municipal Marcos Belizário; secretário […]

sex, 04/11/2011 - 19h30 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Estimada secretária, doutora Linamara Rizzo Battistella; deputada Célia Leão; presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons; secretário municipal Marcos Belizário; secretário Bebeto Haddad; secretário Nelson Hervey; nosso chefe de gabinete, Fernando Padula; diretora da FUNDAP, doutora Laís Macedo de Oliveira; coordenadora do Ministério da Saúde, doutora Vera Mendes; nosso deputado Antônio Carlos Pannunzio; atletas paraolímpicos; comissões técnicas; dirigentes; presidentes de entidades; amigas e amigos. Primeiro um pedido de desculpas. Falei para a Linamara: “Linamara, não consigo chegar antes de 12h30 então você começa que eu vou para o cafezinho”… no final e vocês esperaram. Então, mil desculpas por ter feito esperar.

Mas dizer da alegria de estarmos aqui juntos, participando de dois grandes eventos. Primeiro de capacitação dos professores. Não há nada mais importante do que investir no professor. A Cora Coralina – uma vez fui visitá-la em Goiás Velho, na cabeceira do Rio Vermelho – e ela, quando era estudante de medicina, e ela me disse: “Olha, guarda o seguinte: quem nunca teve um professor com quem se emocionou, nunca teve um professor”. Professor mexe com a gente, não é? Nos emociona, muda a vida da gente. Então não há nada mais importante em educação do que investir nos professores – e aqui nós estamos celebrando um convênio entre a secretaria estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a FUNDAP, que é um órgão de grande expertise em capacitação para a secretaria da Educação. Quatro mil professores de educação física, capacitados, treinados, habilitados para poder trabalhar com os nossos estudantes com deficiência. E ficamos felizes, não é? Um mil e oitocentos estudantes participaram da nossa Paraolimpíada Escolar, talvez uma das maiores do mundo, 1.800 estudantes participaram.

E com os professores de educação física habilitados – melhor ainda, capacitados -, a Paraolimpíada Escolar em São Paulo vai ser um sucesso ainda maior. E a outra o convênio, o contrato com o Comitê Paraolímpico e o Governo do Estado para investimento nos nossos atletas paraolímpicos. Ontem, assinamos a Bolsa Talento Esportivo, lá no Palácio Bandeirantes e agora, hoje aqui, o convênio com o Comitê Paraolímpico Brasileiro. Vocês vão para Guadalajara, nós vamos ficar aqui, mas como disse a Célia Leão: o nosso coração vai estar batendo mais forte, vibrando, vamos acompanhar pela televisão, vamos torcer muito com a certeza de que o Brasil estará representado com a garra, com a determinação e o empenho de cada um de vocês.

E eu vou encerrar, que nós queremos que vocês estejam bem descansados e bem treinados, não é?

Um grande abraço a todos!