Alckmin discursa em anúncio da Rede Ensino Médio Técnico

Geraldo Alckmin: Muito bom dia a todas e todos. Dizer da alegria de estarmos juntos aqui de recebê-los. Cumprimentar o professor Herman Voorwald, secretário de Estado da Educação; a professora […]

qua, 28/09/2011 - 22h30 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Muito bom dia a todas e todos. Dizer da alegria de estarmos juntos aqui de recebê-los. Cumprimentar o professor Herman Voorwald, secretário de Estado da Educação; a professora Lucia Lodi, coordenadora do Programa Rede de Ensino Médio e Técnico; o coordenador da Região Metropolitana, José Benedito Oliveira; o Rubens Mandetta, coordenador anterior; o deputado Lobbe Netto, preside o CEPAM; prefeito de Tabatinga, amigo que nos alegra aqui com sua presença, o Quarteiro. Tabatinga é a capital nacional do bicho de pelúcia, é um APL forte lá. Diz que tem mais, tem enxovais, tudo para o bebê. Secretários municipais de Educação; dirigentes regionais de ensino; diretores; professores da rede; amigos e amigas.

Hoje é um dia superimportante. O ensino médio é um desafio mundial, como torná-lo mais atrativo, como torná-lo… Entusiasmar mais o aluno, ele entender a importância disso para o seu futuro é um desafio de todos e nós estamos procurando aqui avançar e hoje um passo importante que é o concomitante, poder fazer num período o ensino médio e no outro período o ensino técnico, quase uma escola de tempo integral – e esse técnico vai ajudá-lo também no médio, ele vai acabar tendo o desempenho melhor em termos de estudo.

Quero dar aqui até um depoimento pessoal. Eu fiz ensino médio, três anos, confesso que estudei muito pouco, muito pouco, depois não entrei em nenhuma faculdade de medicina, vim para São Paulo fazer cursinho; estudei mais naquele ano do que os três anos juntos que eu não estudei no ensino médio. Acordava as seis de manhã, sete horas estava no Objetivo, na Paulista, almoçava lá, a tarde era aula de televisão e revisão, chegava em casa sete horas da noite, morava em casa de parentes, eu que sou do interior, não conhecia São Paulo, aí ia para escritoriozinho lá do meu tio, ficava até onze e meia, meia noite estudando. E tinha um professor no cursinho que dizia “olha, quando vocês forem no ônibus, vocês fiquem de olho, porque o japoneses estão estudando, vão passar na frente de vocês! Olha, no ônibus, apostila, senão o japonês te pega!”. Aí eu já via o japonês dentro do ônibus e eu tremia, não é?

Mas o fato é que não tem jeito de aprender sem estudar. Ou vai por osmose, e aí nós temos que entusiasmar a juventude e oferecer oportunidade. Eu acho que esse é um desafio grande, importante, e além do concomitante com a rede privada, que foi um sucesso aí o chamamento público, nós vamos estar em 91 municípios do Estado de São Paulo, eu vi aqui a lista dos cursos, espetacular, tem para todo gosto. E, além disso, o integrado, a partir do ano que vem, ou seja, o aluno poder ter já não fazer dois cursos concomitantes, mas fazer o integrado onde você tem até uma grade curricular melhor. Ele vai estar mais preparado para o seu futuro, se quiser fazer a faculdade, e também estará mais preparado para o mercado de trabalho. Hoje nós temos aqui no Emprega São Paulo, 35 mil vagas em aberto, não tem gente qualificada e sai na rua e volta com o bolso cheio de bilhetes, minha filha está desempregada, o meu filho está desempregado, o meu sobrinho está desempregado, impressionante. Então, você tem um descasamento aí entre a formação profissional e a necessidade do mercado de trabalho. E este que vai trabalhar e já vai tecnicamente se qualificando vai ser estimulado a depois poder ser tecnólogo, fazer a universidade, poder continuar os seus estudos e ter uma ascensão profissional.

Então, eu fico muito feliz, quero cumprimentar aqui o professor Hermann e a sua equipe, a Lucia Lodi e todo mundo que participou, já começa agora a inscrição, quando que é? Amanhã já abre as inscrições, hoje estão sendo abertas também as inscrições da ETEC, então foi aquilo que foi dito, se formam por ano 600 mil? Nós temos um milhão e meio no Ensino Médio, então deve formar 500 mil, 400… Um pouco menos, 450 mil.

Nós vamos oferecer, eu acho que dentro de poucos anos, 40%. Se a gente somar o sistema do Centro Paula Souza, mais o Instituto Federal, e agora o integrado e o concomitante, nós vamos ultrapassar os objetivos do Plano Nacional de Educação.

É uma grande alegria rever aqui a todos, convidá-los aqui para tomar um café, cumprimentar o professor Herman, e eu tenho certeza que nós estamos dando um grande passo para fortalecer e avançar no Ensino Médio público de São Paulo.

Muito obrigado!