Alckmin discursa durante transferência do Edifício Ermírio de Moraes para o Governo do Estado

São Paulo, 5 de novembro de 2012.

seg, 05/11/2012 - 16h17 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado José Roberto Ermírio de Morais, presidente do Conselho de Administração da Votorantim; Dr. Raul Calfat, presidente da Votorantim Industrial; Luís Ermírio de Moraes, membro do Conselho de Administração; secretário de Estado, Júlio Semeghini, do Planejamento; Mônika Bergamaschi, da Agricultura; Davi Zaia, de Gestão Pública; Benedito Fernandes, do Esporte; Cláudio Ermírio de Moraes, membro do Conselho de Administração da Votorantim; Tito Martins, presidente da Votorantim Metais; vereadores eleitos, o Andrea Matarazzo e o Mário Covas Neto; Ernesto Aparecido de Albuquerque, presidente da CPOS; Jairo Machado Júnior, presidente da Codasp; Joaquim Lopes da Silva Júnior, presidente da EMTU; o Felipe Sigollo, secretário executivo do Conselho de Patrimônio Imobiliário; diretores, funcionários da Votorantim; pessoal do Vivo Centro, quando eu vi aqui quando cheguei, amigas e amigos.

É uma grande alegria. Primeiro, prestar uma justíssima homenagem ao Dr. Antônio Ermírio de Moraes. A medalha Bandeirante é a maior homenagem do povo paulista do Estado de São Paulo. O Dr. Antônio a merece, a engrandece pela sua história de vida. Dr. Antônio Ermírio é um bandeirante da indústria, como aqui foi bem colocado, expandiu as fronteiras do grupo para mais de 20 países, em inúmeras áreas de atuação. Um bandeirante no amor ao Brasil, aliás, como dramaturgo, tem três peças de teatro, uma é “SOS Brasil”, a outra é “Brasil SA”, outra é “Acorda Brasil”. Um homem apaixonado pelo país, que encarna o que há de melhor no povo brasileiro, que é a capacidade de trabalho, de empreender, de coração generoso, décadas de dedicação à Beneficência Portuguesa, e a inúmeras entidades sociais, participação política, honrou o Estado de São Paulo participando da eleição de governador, em todas as áreas. Preocupado com o Brasil, ajudando o país, criando emprego, expandindo as nossas fronteiras econômicas.

Então, transmita, Luís, ao Dr. Antônio e a D. Regina, nosso abraço muito carinhoso. E o edifício Antônio Ermírio de Morais, nós o recebemos em ótimas condições, e vamos mantê-lo, viu Mônika? Pode caprichar aí. Esse é um prédio de 1923, compõe aqui um conjunto arquitetônico da época do café, da época áurea, quando se dizia: “O Brasil é o café, e o café é São Paulo”. Teatro Municipal, Hotel Esplanada, Viaduto do Chá, Parque Anhangabaú. Então, é um conjunto arquitetônico de grande importância. Esse era o chamado hotel dos artistas. Aqui, se hospedou o grande tenor italiano Caruso, Carmen Miranda, escritor britânico Kipling, enfim, um hotel que tem, fez história no país.

Depois, a sede do Grupo Votorantim, e nós estamos fazendo um trabalho de recuperar o Centro de São Paulo, trazendo para o centro órgãos do governo. Então, começamos na Rua Boa Vista, na 15 de Novembro, então, levamos para lá quantas secretarias, Felipe? Quatro secretarias e empresas; não, a anterior. É, são sete secretarias, mais umas cinco, seis empresas. Fizemos uma grande economia de aluguel, porque o governo pagava aluguel em locais mais caros, e compramos os prédios, compramos sete prédios ali no centro. Hoje, mais um, que era antigo do Banco Itaú, para onde vai a Secretaria de Transporte Metropolitano.

Então, estamos procurando trazer tudo para o centro. Se souberem de mais algum prédio à venda, nos avisem. Nós estamos determinados aqui a ajudar a recuperar o centro. E para cá vem a Secretaria da Agricultura. A Secretaria da Agricultura fica lá no exílio. Lá na descida para Santos, na Imigrantes. E ali do lado tem um centro de exposições, que é o Centro de Exposições Imigrantes, que é um grande centro, muito bom, e ele completa, foi feita a concessão em 1993. Então, no comecinho do ano que vem completa os 20 anos. Então, nós estamos relicitando, só que agora estamos relicitando, abrindo uma nova licitação, a audiência pública acabou de ser agora cedo, triplicando a área. Então, a agricultura sai de lá. Lá, funcionou também lá atrás, a antiga Febem Imigrantes, também não existe mais. E triplica a área do centro de eventos, hotéis, novos locais de encontro, enfim.

São Paulo tem muita falta de áreas para feiras, grandes feiras, eventos de negócios na beira da Imigrantes, quase na esquina do Rodoanel. Então, a nova licitação que vai pegar toda aquela área, preservando toda a área do parque do Estado, a área verde não mexe, mais na área de prédios, e a Agricultura vem para cá, para o centro de São Paulo. E deu certinho. Aqui tem 700 funcionários, a Secretaria da Agricultura tem 700 funcionários. Então, é só mudar. E não vai precisar fazer nenhum reforma, porque o prédio está perfeito.

Então em abril, a Agricultura vem para cá, libera lá. E abril nós fazemos a licitação da nova área e São Paulo vai ganhar um centro de eventos três vezes maior, com hotéis, grandes possibilidades de feiras, de exposições. E o outro prédio é na 15 de novembro, né? Na 15 de Novembro mais 7 mil metros quadrados para a Secretaria de Transporte Metropolitano.

Mas quero aqui agradecer a família Ermírio de Morais. Agradecer ao Júlio, a Mônika, ao Filipinho. E esta reengenharia quem ganha é a cidade, porque vamos revitalizando áreas importantes, movimentando. A Rua Boa Vista e a 15 de Novembro estavam meio ‘down’. Nós levamos duas mil pessoas para trabalhar nessas sete secretarias e empresas. Então revitalizou. Restaurante, lanchonete, cafeteria, vai revitalizando a região e o governo deixa de pagar aluguel, passa a ter prédios próprios e ajuda a recuperar o centro de São Paulo. Muito obrigado.