Alckmin discursa durante reunião global sobre importância econômica do Brasil e da América Latina

São Paulo, 1 de novembro de 2012.

qui, 01/11/2012 - 17h08 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa noite, a todas e a todos! Quero saudar nosso Cônsul Geral da Espanha, José Maria Matres Manso; Jorge Canaus, Diretor Geral do IESE Business School; Paulo Ferreira, Diretor Geral do ISE, Escola de Negócios; Jorge Sendagorta, Presidente da Associação de antigos alunos, ex-alunos do IESI; Guilherme Mattar, Secretário Municipal; amigas e amigos.

Primeiro dizer da alegria de participar aqui desta abertura, desse início aqui desse encontro. Dizer que São Paulo está muito feliz em receber a todos vocês que vem aqui ao nosso estado. E estando em território espanhol, como lembrou o senhor cônsul, há oito anos, São Paulo, no século 17 com os espanhóis ricos de São Paulo aclamaram Amador Bueno, filho de Cedilha, rei de São Paulo. Então, no século 17, Amador Bueno, espanhol, foi aclamado rei de São Paulo, não do Brasil, rei de São Paulo. Mas, ele teve juízo e não aceitou, foi fiel ao rei de Portugal, D. João IV. Então, há oito anos, o Primeiro Ministro, José Maria Aznar, veio aqui a São Paulo e iniciou dizendo: “Fiquem tranquilos paulistas, não venho em nome da Espanha requerer os direitos de Amador Bueno”.

É uma alegria estar aqui com todos vocês, destacar a importância dos investimentos espanhóis no Brasil e aqui em São Paulo, na indústria, importantíssimos investimentos, área de telecomunicações, infraestrutura, serviços, finanças. Pra onde nós olharmos a Espanha é o segundo maior investidor do mundo em São Paulo, atrás apenas do Estados Unidos; e a presença forte da comunidade espanhola aqui.

Uma escola é muito importante, mas uma escola de negócios é ainda mais importante; e uma escola de excelência como é o IESE e o Instituto ISE aqui, é fundamental porque do seu trabalho significa emprego, oportunidade, criação de riqueza, melhora de qualidade de vida das pessoas. E o que o mundo precisa é de empreendedores, de empreendedores, de fortalecer essa cultura, de se empreender, de se criar, de se inovar. Então, é pra nós uma grande honra receber aqui os alunos, os ex-alunos espalhados aí por empresas do mundo todo para esse curso aqui nestes dias aqui em São Paulo. Muito bem vindos! Muito obrigado.