Alckmin discursa durante inauguração do AME de Catanduva

Catanduva, 6 de julho de 2012

sex, 06/07/2012 - 17h24 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Quero saudar o nosso prefeito, Afonso Macchione, prefeito está muito alegre pelo belo trabalho que fez, pela inauguração do AME, e pela vitória do Palmeiras. Saudar a Eloá Macchione, presidente do Fundo Social de Solidariedade; professor Giovanni Cerri, secretário de Estado da Saúde; Marcos Penido, secretário de Estado em exercício da Habitação; meu chara, deputado Geraldo Vinholi; deputado, Itamar Borges, deputado Sebastião Santos, cadê o Sebastião? Está na ponta, Sebastião Santos; nossa prefeita, Maria Inês aqui de Pindorama; o de Santa Deli, o Marcelo; Elisiario, Valdecir; Novo Horizonte, o Antônio Torres; Itapuã, o Osvaldo; Paraíso, Gilberto; Ariranha, o Joamir; Sales, o Genivaldo, como se fala… De baiano, o de baiano; Marapoama, o Antônio Zanetti; o Antônio Hércules, o presidente do Conselho de Administração da Fundação Padre Albino, nossa “OS” contratada aqui gestora do AME; Dr. Nelson Gimenes, diretor geral das faculdades integradas Padre Albino; o José Carlos Rodrigues Amarante, presidente da diretoria administrativa; a Renata Aparecida Rocha Bugatti, que é gerente aqui do AME, vem aqui Renata para a pessoal… Ela que vai segurar a peteca aqui, ela que vai comandar aqui o AME. Nosso querido Padre Synval Januário, chanceler da cúria; vereadores, secretários municipais, conselheiros, coordenadores, entidades de bairros, associações de classe, funcionários aqui do AME, amigas e amigos.

Uma grande alegria esse é 47º AME. É sexto da região. Esta região é a mais bem contemplada com os ambulatórios médicos especialidades. É o sexto. E esse é 47, 47º. Agora, é o primeiro que é o mais bonito, é o mais bonito aqui dos AME. E o AME ele vai trazer dois benefícios, ele vai melhorar a resolutividade do atendimento primário, aliás, ontem em São Paulo, nós reunimos os 625 municípios, só ficaram 20, por que não aderiu ou tem problema jurídico, mas 625 municípios, nós estamos apoiando a atenção básica, aqui vai vir 360 mil reais para Catanduva, tudo para ajudar na UBSs, Unidade Básica de Saúde. Mas a medicina ficou muito complexa, então não da para todo mundo saber tudo, não tem jeito, então aqui nós vamos ter 17 especialidades, já tem oito, e vamos ter mais nove: acupuntura, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, endócrino, gastro, ginecologia, emaco, mastologia, neuro, oftalmologia, ortopedia, otorrino, pneumologia, reumatologia e urologia.

Nós vamos ter 17 especialidades, já tem oito, vai aumentar gradualmente, quando a gente virar o ano está completo. Nós vamos ter 25 médicos e vamos ter 170 funcionários aqui trabalhando, 100% custeio do Governo do Estado, não tem um centavo do Ministério da Saúde, do SUS de nada, até porque nós estouramos o teto, 80 milhões por mês, não nos pagam, o Governo de São Paulo arca sozinho com esse recurso, por que quando a gente soma tudo que nós atendemos, nós estouramos o teto federal, então é totalmente pago com dinheiro do Estado.

Fazer previa é fácil, o problema na saúde é custeio, tudo diminui gasto, pegar um computador de 20 anos atrás, ele é muito mais barato, se pegar um celular de 15 anos atrás ele é muito barato, a saúde aumenta, é o único caso em que ganhos de ciências aumenta o custo, aumenta custo. No meu tempo de estudante de medicina, não existia ressonância magnética, não existia tomografia computadorizada, nada disso, não existia nem computador, era esteto, aparelho de pressão e olho clínico. Hoje fico muito mais sofisticado.

Aqui nós vamos investir só de custeio 500 mil reais por mês, R$ 6 milhões por ano para manter o AME no padrão de excelência que nós queremos manter. Vai ajudar o atendimento primário, por que quando precisar de especialista manda para cá. Vai ajudar nos exames, nós vamos ter audiometria, cistoscopia, colposcopia, distometria, eletrocardiograma, eletroencefalografia, vascular, ultrassonografia, eletroneuromiografia, endoscopias, espirometria, mamografia, nasofibroscopia, Hunter, mapa, radiologia, teste ergométrico, estudo urodinâmico, exames oftalmológicos. Enfim, nós vamos ter em serviços multiprofissionais: serviço social, nutrição, psicologia, enfermagem, reabilitação, fonoaudióloga, terapia ocupacional, e pequenas cirurgias. Isso, de um lado, melhora o atendimento primário, e de outro lado desafoga os hospitais, vai dar um bom alívio para a rede hospitalar, e vai atender a região. Nós vamos atender aqui 18 municípios, além de Catanduva. Então os municípios da região vão ser bem atendidos aqui pelo AME.

A gente fica muito feliz, eu diria que o nosso tempo tem vários avanços, se a gente pegar tecnologia de informação, um salto fantástico; mercado de trabalho, mudou nossas bi-vós tinha três profissões, duas, hoje as mulheres estão em todo o mercado de trabalho, saúde, então tomaram conta, a gente vai ter que cota para nós homens; o salto, mas eu diria que o salto mais importante foi na expectativa de vida no mundo e na qualidade de vida.

Segunda-feira é feriado, o que quê nós comemoramos segunda-feira? Revolução Constitucionalista de 32. A revolução foi em 1932, então esse ano esse nós estamos comemorando 80 anos. Quem participou da revolução tinha no mínimo 18. Então, o caçulinha dos heróis da revolução tem 98, exatamente, é a mais novinho. Nós temos uma turma entre 98 e 103 de heróis, pensionistas têm mais de 220, por que as mulheres vivem muito mais do nós homens.

Um dia desses eu fui em São Paulo, na Vila Prudente dar uma palestra. Lá no encontro da terceira idade, a média de idade era 85 anos, só mulher, os homens já tinham morridos todos e o nome do clube era As Sapecas. É fantástico. E a outra, é o seguinte: é viver mais e com qualidade de vida. Qualidade de vida mudou… Impressionante o avanço da ciência. E nós vamos fazer um esforço redobrado para que isso de graça, gratuitamente, e com qualidade chegue a toda população de São Paulo. Levar essa excelência de serviços nossos públicos aqui em São Paulo.

Também queria saudar aqui os nossos ex-prefeitos: Carlos Eduardo e o Gregório Rodrigues Gil; a Cátia, prefeita de Itajobi. Nós estávamos vindo para cá, comentava com o deputado Geraldo Vinholi e o prefeito Macchione, nós já começamos a recuperação da estrada entre Novo Horizonte, Itajobi, Catanduva. E o prefeito ficou de acelerar. Nós precisamos desapropriar 35 mil metros para melhorar o dispositivo, ali perto das faculdades. Então, ele vai providenciar a autorização e nós vamos ter duas frentes de trabalho, uma de Novo Horizonte para cá e outro de Catanduva para lá. E aí vamos fazer rapidamente o dispositivo na SP-321, e a outra nós vamos começar em setembro, são as obras de duplicação na outra SP, que vai para Assis Chateaubriand… Acho que é 351… Não, 341 é a… 351. Essa 351, ela vai ser duplicada, que é concessionada. E incluímos no programa do BID toda a Assis Chateaubriand, desde São José do Rio Preto até a divisa com Minas Gerais. Então, nós vamos ter investimos vultosos aqui na área de logística e transporte.

Mas eu quero deixar com um grande abraço, dizer da alegria de estarmos juntos aqui. Tenho uma outra boa notícia, que é a Casa Mata, que é no hospital do Padre Albino, né? Emílio Carlos. Nós vamos construir a Casa Mata e aí nós vamos ter um belíssimo serviço aqui de radioterapia, que também é importante para a população. Agradecer o professor Giovanni Cerri, que é um craque. Giovanni é o diretor da Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo. Nós fomos buscar lá na USP o Giovanni, para nos ajudar aí fazendo um belíssimo trabalho.

Semana passada, nós inauguramos o AME de Fernandópolis; inauguramos a Lucy Montoro, Hospital de Reabilitação, em Fernandópolis e Hospital do Câncer de Jales, uma unidade lá de Barretos. E amanhã vamos dar aquele apoio. Eu vou no almoço que é feito todo ano para ajudar o Hospital Amaral Carvalho, do Câncer, de Jaú. Então, nós vamos dar um grande apoio lá para o Hospital Amaral Carvalho. Aliás, o Hospital Amaral Carvalho é um dos melhores custo-benefício, como o hospital de Rio Preto também. Tem um excelente custo-benefício, temos investimento e retorno de serviço prestado. E aqui, em Catanduva, essa que é uma das melhores cidades do Brasil, o Padre Albino, essa fundação que é uma excelência em serviço na área de saúde, é quem opera aqui o nosso AME e está em ótimas mãos para atender a população.

E eu passei ali, eu gosto desse nome: Córrego Minguta. Quem foi Minguta? Foi um dos fundadores da cidade. São fantásticos esses nomes, não é? E não adianta querer mudar que não muda, não é? Pinda tinha um bairro que chamava Baderna, aí mudaram para Vila São Benedito, mas ninguém sabia. Então, vinha o no ônibus assim: Vila São Benedito, embaixo, entre parêntesis: Baderna. Senão ninguém entende. Córrego Minguta, ele faz parte do rio São Domingos, da bacia. São Domingos, o turvo, e o turvo do grande. E o grande vai para o rio Paraná, o Paraná se junta ao Paraguai, forma a bacia do Prata e chega ao Uruguai. Onde na outra o Santos venceu o Peñarol, foi campeão da Libertadores, não é? Isso é coisa do passado, não é? Mas aproveita os corintianos, os palmeirenses, são paulinos, que daqui para frente vai ser tudo peixe, viu. Grande abraço.