Alckmin discursa durante anúncio de unidade da Foxconn em Itu

Palácio dos Bandeirantes, 20 de setembro de 2012.

qui, 20/09/2012 - 15h45 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Quero cumprimentar a deputada Rita Passos, representando o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo; Terry Gou, presidente da Foxconn do Brasil, dizer que ele está falando muito bem o português, parabéns, conhece muito de infraestrutura e logística do estado, pode ser candidato a governador do estado; Sidney Beraldo, secretário Chefe da Casa Civil; nosso secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Doutor Luiz Carlos Quadrelli; secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, deputado Júlio Semeghini; secretário de Emprego e Relações de Trabalho, doutor Carlos Ortiz, prefeito de Itu, Herculano Passos; deputado federal Vanderlei Macris; nosso sempre deputado federal William Woo, presidente da Associação Amizade Brasil/China; Luciano Almeida, presidente da Investe São Paulo, nossa agência de promoção de investimento e competitividade, trabalhou tanto que até aprendeu o Mandarim; Marcão, prefeito de Iperó, cidade de região; Doutor Milton Luiz de Melo Souto, presidente da Desenvolve São Paulo, nossa agência de fomento; Sebastião Miziara, presidente da Fuvest; Maurício Desidera, presidente de Associação Comercial e Industrial de Itu; secretários municipais de Itu, toda a equipe de Foxconn, fornecedores e clientes, lideranças, amigas e amigos.

Uma grande alegria, hoje é um grande dia, 5 a 10 mil empregos somando-se aos 6.600 empregos que a Foxconn já tem no Estado de São Paulo, estamos falando de 12 a 17 mil empregos no estado. O Papa João 23 dizia que o desenvolvimento é o novo nome da paz, porque não há paz verdadeira onde não há emprego, não há oportunidade para as pessoas.

Depois uma nova ponta uma verdadeira cidade industrial, em uma aérea estratégica no mundo moderno, que é a TIC, tecnologia de informação e comunicação, e ainda vai fazer substituição de importação, porque muitos dos componentes que vão ser fabricados para notebook, desktop, tablet, telefones celulares, vai substituir a importação que é muito bom para o Brasil, e ainda pesquisa de desenvolvimento, que tem tudo a ver com São Paulo. Nós investimos 1,5% do PIB em pesquisa e desenvolvimento no Estado de são Paulo, mais que muitos países da América Latina. Então está no DNA de São Paulo estar na vanguarda, na frente, na área da inovação, da pesquisa e do desenvolvimento.

Por isso, quero aqui agradecer ao Henry Cheng, dizer que esse grande investimento aproximará ainda mais dois grandes líderes do mundo, a China, líder asiático mundial, o Brasil, grande líder latino-americano. Importante player mundial. Agradecer aqui todas as equipes, saudando aqui a Investe São Paulo, Luciano, Quadrelli. Agradecendo todos secretários, o emprenho do nosso Willian Woo. Cumprimentando Itu, abraçando aqui Herculano e a Rita. Itu tem uma situação geográfica privilegiada, e vai-se consolidando um grande pólo tecnológico importante para o Brasil. Agradecer o governo federal, que foi nosso parceiro em todo esse trabalho, e dizer que contem conosco.

Na área tributária, a Foxconn, nós somos parceiros de quem investe em São Paulo. Na área ambiental, agilizar todos os trabalhos. Infraestrutura e logística, acessos, duplicação das rodovias, formação de recursos humanos, nós temos em Itu Via Rápida para o emprego, cursos rápidos, Etec, ensino técnico no Centro Paula Souza, Fatec, faculdade de tecnologia, tecnólogos de nível superior. Enfim, todo o trabalho para que a Foxconn possa, como disse o seu presidente, fazer mais e melhor, em benefício das pessoas.

E nós vivemos no tempo da mudança e da velocidade da mudança. É tudo muito rápido. Eu fui deputado na década de 80, e me lembro que um dia chegou uma notícia “Olha, o deputado Fernando Moraes…”, e escritor, que era deputado estadual  “Tem um computador na sala dele.” Aí fomos todos lá, como é que funcionava aquilo. Ninguém tinha um computador. Há 20 anos, quem tinha um celular? E quem tivesse se caía no pé, quebrava o pé, porque era um tijolo. Então é muito rápido. Hoje esses novos equipamentos nos permitem o contato imediato com tudo que acontece no mundo, facilita, melhora a vida da população. Por isso são múltiplas as razões para essa grande alegria. Parabéns a todos.