Alckmin discursa durante anúncio de obras em Guararema

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Cumprimentar os nossos jovens, estudantes, professores, professoras, nosso prefeito anfitrião, o Márcio Alvino; cumprimentar a Sirlene, vice-prefeita de Guararema; cumprimentar o […]

sex, 03/06/2011 - 17h29 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Cumprimentar os nossos jovens, estudantes, professores, professoras, nosso prefeito anfitrião, o Márcio Alvino; cumprimentar a Sirlene, vice-prefeita de Guararema; cumprimentar o vereador Dirceu Jacinto Granato, que é o presidente da Câmara, cadê o Dirceu, está aí? O Dirceu está aqui, meu colega de clube, ambos carecas. O que nos consola é que dizem que é dos carecas que elas gostam mais, né? Cumprimentar uma pessoa muito querida, que é a Conceição, nossa queridíssima ex-prefeita. A primeira é a Lu, mas a segunda é a Conceição, viu? Cumprimentar o nosso deputado André do Prado, ex-prefeito aqui de Guararema; a deputada estadual Heroílma Tavares; secretários de Estado, Edson Giriboni, do Saneamento; Saulo de Castro, de Transportes; deputado Edson Aparecido, de Desenvolvimento Metropolitano; presidente da SABESP, doutora Dilma Pena; prefeitos: de Igaratá, o Elzo; Mogi, o Marco Bertaiolli; Santa Isabel, o Hélio Buscarioli; Biritiba Mirim, o Inho; Arujá, o Abel Larini; o presidente da Santa Casa, Vicente Antônio Mariano, também vice-prefeito; doutor João Roque Américo, delegado seccional; cumprimentar o capitão Luiz Ribeiro; cumprimentar o Deni, do DER; saudar também o major João Henrique, comandante do 17º BPM; a Escola Municipal João Freire Martins, José Benedito dos Santos, Cláudia Marina Nogueira; Escola Estadual Ivan Brasil, amigas e amigos. Uma palavra breve.

Mas dizer da alegria, prefeito, de voltar aqui a uma cidade tão bonita e tão acolhedora, né? Tão hospitaleira como é Guararema. Nós somos do mesmo rio, né? Bebemos a mesma água. Eu também sou vale-paraibano, porque Guararema, embora esteja no Alto Tietê, é da bacia do Rio Paraíba, do Rio Paraíba do Sul. Esse rio maravilhoso que passa aqui, ele é formado pelo Rio Paraitinga, aquelas águas puras da Serra da Bocaina, lá em Silveiras, lá na Bocaina, e se une com o Rio Paraibuna, que nasce em Cunha. Então a união do Rio Paraibuna com o Rio Paraitinga, que nascem lá na Serra da Bocaina, ocorre na represa de Paraibuna. A partir da represa de Paraibuna, é o Paraíba.

O Paraíba vem aqui em direção a São Paulo, faz uma curva aqui, o Guararema, e volta pelo Vale do Paraíba. Recebe as águas de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, Zona da Mata, região de Juiz de Fora, e vai desembocar na divisa do Espírito Santo, ainda no Rio de Janeiro, em Campos dos Goitacazes, terra lá do Garotinho, e lá deságua o rio Paraíba.

E o maior problema do Rio Paraíba no passado, foi indústria, as indústrias que poluíam. Com ação da CETESB, isso acabou. Hoje a indústria não polui mais o rio, o problema do rio é esgoto sanitário. Então nós estamos fazendo o trabalho ininterrupto de tratar esgoto, tratar esgoto, para limpar o rio, e isso já começa a aparecer. Doutora Dilma já colocou aqui, grande parte hoje, do rio Paraíba do Sul, já está com vida, já passou de cinco miligramas de oxigênio por litro.

E aqui, Guararema, Marcio, será uma cidade 300%, uma cidade saudável. 100% de água tratada; 100% de esgoto coletado; e 100% de esgoto tratado isso em 18 meses. Nós vamos ter aqui uma estação, a segunda estação de tratamento de esgoto, capacidade de 14 litros por segundo. Inclusive, nós estamos prevendo o desenvolvimento da cidade para os próximos 25 anos, um quarto de século, uma nova estação de tratamento de esgoto; oito estações elevatórias; 1,8 km de coletor-tronco; 1,4 km de emissário por recalque; e 4,2 km de rede coletora. Atendendo principalmente os bairros de Parateí, Nova Parateí, Jardim Dulce, Estance, Itapema, Val Paraíba, Freguesia da Escada, Ipiranga, enfim, a parte da cidade que ainda não era atendida. As obras já iniciadas, e nós pretendemos rapidamente poder entregar. Se Deus quiser daqui 18 meses, põe o café no bule que nós estaremos de volta aqui, para entregar a obra.

A outra obra é a estrada, a SP-66, antiga Rio-São Paulo, nós vamos investir R$ 48 milhões, a licitação sai esse mês, terminada a licitação começa a obra. São 36 km: Mogi, Guararema, Jacareí… estou indo agora a Santa Branca, nós vamos fazer também, Jacareí até Santa Branca. Nós teremos recapeamento de toda a rodovia, acostamentos também recapeados, trechos de terceira faixa, as seis rotatórias vão ser incluídas no projeto… e para que o pessoal de Mogi possa vir mais aqui a Guararema nós vamos duplicar a saída de Mogi, nos primeiros 4,5 km lá da rodovia, onde o VDM é mais alto. E o prefeito vindo para cá, ele… quantas casas vão ser feitas aqui?

Locutor desconhecido: 630

Geraldo Alckmin: 630 casas olha que beleza. É uma cidade, não é? Imaginar cinco pessoas cada casa, são 3 mil pessoas, é uma cidade pequena de casa própria. Sair do aluguel, realizar o sonho da casa própria. Ontem eu recebi a visita do prefeito de Nova Iorque, o Michael Bloomberg, aí perguntei para ele, porque o ano que vem vai ter eleição nos Estados Unidos, falei: “quem é o favorito lá, o Partido Democrata? O presidente Obama ou os Republicanos?” Ele é mais conservador, era Republicano, agora é independente, ele falou: “não, eu acho que os Republicanos têm chance”. Eu falei: “puxa, mas o Obama depois que prendeu, descobriu e prendeu o Bin Laden, parece que o prestígio dele subiu”. Ele falou: “Não, doutor, eleição, o que decide é emprego e moradia”. População quer emprego e casa, emprego e moradia, isso é o que mexe com a qualidade de vida das pessoas, ter emprego, né, ter trabalho, ter salário, ter renda e ter onde morar.

Então, fico feliz em saber que 600 famílias de baixa renda, que ganham um salário, dois salários, três salários, quatro salários vão poder realizar o sonho da casa própria. Então nós vamos colocar o saneamento básico lá. Como é que chama o empreendimento?

Orador não identificado: Tem o loteamento Pau d’alho o e Paraíba do Sul.

Geraldo Alckmin: Então, cadê o Giriboni e a Dilma? Olha, tenho uma tarefa aqui para os dois: acertar aqui, com o Márcio, para a gente viabilizar lá, colocar o saneamento básico. E ele vai, dentro da área o empreendedor faz. A rede de água e esgoto dentro da área o empreendedor faz. Nós temos que fazer é chegar… É longe a área, não?

Orador não identificado: Não, é próximo.

Geraldo Alckmin: É área urbana, do lado. Então nós ficamos, por nossa conta, o acesso do saneamento. Mas quero deixar um grande abraço. Então uma boa notícia, o investimento do esgoto, nós vamos ter uma cidade com 100% de esgoto tratado. Depois a estrada, são 48 milhões, agora vai aumentar, com a duplicação de Mogi vai dar uns 58, mais ou menos. Mas nós vamos deixar a estrada novinha, acostamentos, terceiras faixas, trechos duplicados, Mogi, Guararema, Jacareí e depois um trecho até Santa Branca, mas é um outro contrato, os acessos lá, ao seu conjunto habitacional.

Mas quero deixar um grande abraço, agradecer aqui a presença dessa juventude bonita aqui, os estudantes que nos alegraram com a presença e cada um de vocês.

Contem conosco, um abraço Guararema.