Alckmin discursa durante ampliação do Programa Creche Escola

Palácio dos Bandeirantes, 11 de julho de 2012.

qua, 11/07/2012 - 18h56 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Secretário chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo. Secretário de estado da Educação, professor Herman Voorwald. Secretário de estado e m exercício do Desenvolvimento Social, Nelson Baeta. Secretário de estado do Esporte, Lazer e Juventude, José Benedito Fernandes. Secretária municipal da Educação, professora Célia Falótico. Secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Elton Santa Fé. Deputado Mauro Bragato. José Dito, prefeito de Campina do Monte Alegre. Dirigentes de ensino, professores, amigas e amigos.

Uma grande alegria prefeito, assinarmos hoje o nosso segundo convênio. Nós já universalizamos o ensino fundamental, através do FUNDEF, na época do querido Paulo Renato, do presidente Fernando Henrique. Depois veio o FUNDEB, incluindo também o ensino infantil. E São Paulo sempre investiu no ensino fundamental, no ensino médio, técnico, tecnológico, universitário de pós-graduação. Nós incluímos no nosso programa de governo o apoio ao ensino infantil, das crianças, a creche de zero a três anos e 11 meses não é isso? E a EMEI, até cinco anos e 11 meses, e depois o ensino fundamental. E aí, fizemos então o trabalho, as prefeituras entram com o terreno, e nós passamos os recursos para a construção do prédio e o equipamento.

Fizemos o ano passado e este ano. Nós assinamos convênio com 419 municípios. Municípios menores, creches de 80 vagas. Municípios maiores chegam até 150 vagas e foi um sucesso. Já temos 419 municípios. E fizemos separado aqui com a cidade de São Paulo. Então o ano passado foram 22, e agora mais 20. São 42 creches, que vai dar aí 82 milhões de reais e podem chegar aí a mais de oito mil, quase nove mil vagas. E, uma importante parceria entre o governo do estado e a prefeitura de São Paulo, e numa área importante do ponto de vista educacional e social. Hoje, as mães precisam trabalhar e quem fica com a criança? Então, muitas vezes, acabam até postergando um pouco a maternidade em razão das dificuldades. E criança pequena precisa de muito cuidado.

Meu filho, que mora no México, ele tem filhos gêmeos. Eu, há um mês, fui visitá-lo, fiquei dois dias lá na casa dele. Então vi o cuidado que precisa ter com as crianças: alimentação adequada, mamadeira na temperatura adequada, o tipo de alimento, higiene, cuidado, criança se machuca. Hoje, infelizmente, está nos jornais, uma família aqui de São Paulo foi passar um fim de semana em um hotel na Bahia e mais uma criança afogada em piscina. Então, você descuidou um pouco, você têm problemas. Há um provérbio árabe que diz que perguntaram a uma mãe qual dos filhos ela mais amava e ela respondeu: “O pequenino, até que cresça;  o doente, até que sare; o ausente, até que volte”. Então, o pequenino até que cresça, esse é um programa de grande importância social e educacional, porque as crianças já vão tendo avanços cognitivos, sociabilidade. O prefeito Kassab dava uma boa notícia de que no ensino infantil já deve universalizar, que são as crianças de quatro a cinco anos e 11 meses. Certamente, São Paulo vai ser um dos municípios do Brasil pioneiros nessa universalização do ensino infantil. E a creche mais um passo importante neste foco educação e área social.

Ficamos muito felizes, o convênio já foi assinado na sexta-feira, que é o prazo legal. E hoje, com alegria, convidamos a todos aqui para um café e queria agradecer ao prefeito de São Paulo, Kassab, dizer que conte conosco. Agradecer à professora Célia, secretária da Educação; professor Herman Voorwald, o Nelson Baeta, o Sidney Beraldo. Há uma grande disputa entre o Herman e o Kassab, esse pessoal de engenharia é meio metido, o Kassab é da POLI e o Herman é do ITA. Então acha que um é melhor que o outro, mas os dois são muito bons. E melhor que os dois são essas belíssimas creches para nossas crianças. Um grande abraço.