Alckmin discursa durante 17º Congresso da Radiodifusão do Estado de São Paulo

São Paulo, 25 de setembro de 2012.

ter, 25/09/2012 - 17h49 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Queria dizer da alegria de participar dos 90 anos da Rádiodifusão, deste importante congresso de Rádiodifusão, 17º do Estado de São Paulo. Saudar aqui o dono da casa, Paulo Skaf, casa do desenvolvimento aqui do Estado; Rodrigo Neves, presidente da AESP, dando os parabéns pelos 90 anos; o Genildo Lins, secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, representando o ministro Paulo Bernardo; o Marcos Vinícius Sinval, secretário municipal de comunicação, representando o prefeito Kassab; o Edson Biasin, presidente da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão e presidente do Sindicato; Jonny Saad, presidente da ABRA; Daniel Slaviero, presidente da Abert; diretores da Associação; profissionais do rádio e da televisão aqui presentes, amigas e amigos.

90 anos é uma bela história, e quando nasceu o rádio no começo do século 20, o analfabetismo no Brasil era enorme. O rádio teve um papel importantíssimo sobre o ponto de vista educacional, cultural, de integração do nosso país. E faz parte da nossa história. Eu me lembro na minha cidade natal, passei a minha infância e a minha juventude ouvindo a ZYR47, Rádio Difusora de Pindamonhangaba, a história da cidade. E por isso quero fazer aqui também, me incorporar a essa proposta da AESP, Dr. Janildo, o AM é a história do rádio, a história do rádio está no AM. Então, o canal 5 e 6, quer dizer, possibilitar ao AM o FM para que ele tenha qualidade tecnológica, a possibilidade de uma qualidade melhor. Eu acho que é extremamente importante, uma medida de alto interesse público, vai beneficiar a população.

Depois queria também trazer uma palavra sobre a questão a Hora do Brasil. Nós estamos num outro momento da vida do país. O Governo tem o dever, todos os níveis, de prestar contas, mas você hoje através de Redes Sociais, você tem inúmeras possibilidades de prestação de contas. Então essa flexibilização de horário vai também trazer um enorme benefício à população, porque o rádio é muito rápido no sentido de prestar serviço à população, de comunicação.

Aliás, eu diria que o rádio tem uma característica que você pode ouvir e falar simultaneamente. Então você pode dirigir o carro e ouvir o rádio, coisa que você não pode fazer com outro meio de comunicação. Você pode trabalhar e ouvir rádio, se for uma música pode até namorar e ouvir o rádio. Enfim, e o rádio tem uma característica de permeabilidade no país, um instrumento democrático, popular, extremamente importante. Então eu acho que essa flexibilização vai ao encontro também do próprio Governo. Todos nós Governos somos para servir a população e acho que isso vai servir de maneira melhor ainda a população.

O rádio é para mim um secretário de Estado, viu Jonny? Porque você através do rádio está ouvindo e um secretário mais fiel e mais sincero, não é? Então é um bom meio de a gente poder aperfeiçoar e poder avançar ainda mais. Mas trago, Rodrigo, um grande abraço aqui, contem conosco, isso é extraordinário.

Diz que uma boa comunicação, uma boa imprensa, é a sociedade conversando consigo própria, você está dialogando na sociedade. E, ele tem toda razão, o Paulo Skaf na sua homenagem ao Roquette Pinto e eu diria que um dos melhores slogans que eu já vi foi do repórter Esso, o slogan era: “O primeiro a dar as últimas”, isso é imbatível, não é? O primeiro a dar as últimas. Então eu quero trazer um grande abraço. Parabéns, rádio cada vez mais forte, servindo a sociedade brasileira. Parabéns!