Alckmin discursa ao sancionar lei que transforma o Detran em autarquia

São Paulo, 17 de janeiro de 2013

qui, 17/01/2013 - 19h43 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos! Saudar o nosso governador Alberto Goldman, que nos alegra aqui com a sua presença, nós estávamos juntos lá no gabinete, convidei o Goldman, que fez questão de vir participar aqui da promulgação da lei da autarquia do Detran de São Paulo. Cumprimentar o deputado federal Júlio Semeghini, secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional; o Eduardo Anastasi, secretário adjunto de Esporte; Daniel Annenberg, coordenador do Detran; Francisco Carlos, Prefeito de Guaratinguetá, nos alegra aqui com sua presença; o Célio Bozola, presidente da Prodesp; o Evaldo Borges, superintendente estadual do Banco do Brasil; Magnelson Carlos de Souza, presidente da Federação Nacional de Auto Escolas e Centro de Formação de Condutores; o José Guedes Pereira, presidente do Sindicato das Auto Moto Escolas; o Gil, Gilberto Almeida Gil, presidente do Sindicato dos Mensageiros Motociclistas do Estado; José Augusto Rodrigues Silva, da Abrabe, aqui presente; nossos colaboradores, parceiros aqui do Detran, amigas e amigos.

É uma alegria promulgarmos hoje uma lei que vai trazer muitos benefícios à população do Estado de São Paulo, se há um setor relevante é este, né, do trânsito. Nós tínhamos há 11 anos, 12 milhões de veículos, era a frota do Estado, hoje chegamos a 24 milhões de veículos. Dobrou, praticamente, em uma década, e mais de 20 milhões de condutores. Só no ano passado, foram mais de cinco milhões de CNHs, o nosso objetivo é prestar serviço de qualidade. O Estado precisa ser bom prestador de serviço, rápido, eficiente, econômico, padrão Poupatempo, né? Então, a modernização do Detran, passar o máximo de serviço para a internet, nós já estamos com 19 serviços, só para dar um exemplo da CNH provisória, alguém que tirou a CNH provisória e um ano depois, se ele não teve nenhum acidente, nada grave, ele tem direito à CNH definitiva. Ele tinha que ir três vezes à Ciretran e uma vez ao banco, quatro vezes sair de casa. Agora ele recebe em casa uma mensagem dizendo: “Parabéns!” Você tem direito à CNH definitiva, recolha a taxa pela internet e receba em casa a CNH.

O máximo de serviços, todos eletrônicos, nós estamos com 19 serviços eletrônicos, o Júlio citou aqui as mensagens, alertando para quando vence a carteira, a data do licenciamento do veículo, enfim, estabelecendo um diálogo com os nossos condutores sobre a sua carteira e sobre o seu veículo. O nosso portal é um sucesso. Tem mais de cinco milhões de acesso por mês, e estamos avançando no novo Detran. Liberando, quero aqui agradecer à Polícia Civil, nós vamos completar esse trabalho: devolver à Polícia Civil perto de 1.500 policiais, delegados, agentes da Polícia Civil, então a Polícia Civil ganha em termos de segurança, para o seu trabalho-fim de polícia investigativa e polícia judiciária, e nós vamos implantando o modelo novo, e a transição está indo muito bem. Já temos 11 postos do novo Detran, dois aqui na capital, Aricanduva e Interlagos. Vamos inaugurar agora em março todo o trabalho na Armênia. Temos na região metropolitana, São Bernardo, Guarulhos, Cajamar e Suzano, que inauguramos na semana passada, e Suzano junto com o Poupatempo. Então a maioria dos novos Poupatempos, já vem junto o Poupatempo e o DETRAN junto; no interior, Americana, Aparecida, Miracatu, Indaiatuba e Limeira, e vamos entregar agora em fevereiro, neste mês que vem, Osasco, dentro do shopping lá de Osasco, dentro do Poupatempo que é no shopping lá de Osasco. E vamos este ano entregar perto de 100 novos Ciretrans, em todo o Estado nesse novo padrão.

De outro lado, estamos aqui reconhecendo a importância da carreira do funcionário do trânsito, estabelecendo a gratificação, a sua carreira, a abertura de concurso, compra de equipamentos, viaturas. Só nas compras, quando nós fizemos tudo por pregão no Detran, economizamos 31 milhões pelo pregão, em compra de veículos, mobiliário, impressoras, computadores e outros. É uma lei que dá um grande estímulo aos nossos colaboradores e eu tenho certeza de que nós vamos prestar um serviço de grande qualidade. Aliás, onde já está implantado, chega a 90… A pesquisa de Ibope, aponta satisfação de 96% nas unidades Aricanduva e Interlagos. Nas demais também não tem sido diferente.

Então a gente fica feliz. Diz que a vocação de cada homem e de cada mulher é servir as pessoas, servir as pessoas, e o serviço público é isso. Eu sou filho de funcionário público, meu pai passou a vida trabalhando no serviço público como médico veterinário, 41 anos de dedicação à Secretaria de Agricultura, e ele sempre destacava isso, né? No serviço público você não está gerando lucro para alguém ficar rico, você está trabalhando para o coletivo, para melhorar a vida das pessoas, servindo as pessoas. É uma atividade nobre, bonita, que precisa ser valorizada, que dê boa perspectiva de carreira, que a gente estimule os bons quadros, só seja um time de craques, né, Neymar, Montillo, né? Pode ter Cássio, pode ter Pato, né? Quem que é do Palmeiras aí? O Valdivia? Quem que é? Barcos, não é? Barcos, não é? Enfim, vamos fazer uma seleção aí de craques, né? Mas, eu quero deixar um grande abraço, agradecer a todo o time aí, cumprimentando o Júlio Semeghini, o nosso Steve Jobs, que faz um bom trabalho. Cumprimentando Daniel Annenberg, toda a sua equipe, e abraçando aqui todos vocês que participam desse trabalho de prestação de serviço, de qualidade para a população de São Paulo. E agradecendo muito a honrosa presença do governador Goldman, aqui na promulgação da nossa lei. Muito obrigado a todos.