Alckmin discursa ao lançar o programa Alimentação Saudável

Palácio dos Bandeirantes, 28 de janeiro de 2013

seg, 28/01/2013 - 15h19 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos, dizer da alegria de estar com a Lu, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, deputado Edson Aparecido, chefe da Casa Civil, professor Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde, professor João Palma, secretário de Estado Adjunto da Educação, Dr. José Auricchio Junior, secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, doutor Jadelson Pinheiro Andrade, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marco Pilla, diretor executivo do Itesp, doutora Elisabete Almeida, coordenadora do Programa Meu Prato Saudável, uma bela parceria que temos com o Incor, professor José da Silva Guedes, nosso ex-secretário de Estado da Saúde, coordena também um belíssimo programa, o Agita São Paulo. Dirigentes, supervisores, coordenadores, professores, profissionais todos da área da educação, da saúde, amigas e amigos.

Hoje é um dia muito feliz, porque estamos unindo aqui um binômio que deve ser inseparável, que é educação e saúde. Eles precisam sempre andar juntinhos, não é? Educação e saúde. Não há saúde sem bons hábitos, sem educação. O Dr. Jadelson colocou: “no mundo inteiro a primeira causa de morbimortalidade, é coração e grandes vasos, e tudo tem a ver com educação”. Bons hábitos alimentares, de vida, de ginástica, de exercício, do sono, tudo tem a ver com a educação. A segunda causa de morbimortalidade no mundo moderno é câncer, também tem a ver com educação. Primeiro tipo de neoplasia no Brasil é câncer de pele, é o excesso de exposição, não é? Aquele ficar na beira da piscina, do mar, tostando lá, pessoas de pele clara. A terceira causa de morbimortalidade são causas externas: é droga, álcool, os acidentes, tudo a ver também com educação. A quarta são as doenças do pulmão: cigarro… Tudo a ver com educação. Então, nós estamos muito felizes hoje, porque estamos unindo aqui várias áreas do governo: educação, saúde, esporte, a sociedade civil organizada, e aqui quero agradecer ao Dr. Jadelson, à Sociedade Brasileira de Cardiologia, às entidades organizadas, às universidades, à academia, para a gente fazer um bom trabalho.

Vamos começar com 128 escolas um projeto piloto, aqui na Grande São Paulo, em convênio com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, melhorando a merenda escolar. Então, palestras, aulas, conhecimento, capacitação dos principais profissionais das escolas, ganhos de nutrição, reduzir sódio, açúcar, melhorar alimento integral, fibras, enfim… Melhorar a nutrição. Além disso, um trabalho aluno por aluno. Então, às escolas, nós estamos comprando balança, estadiômetro, fita métrica, aluno por aluno, peso, altura, curva abdominal, cintura e a respectiva orientação para os nossos alunos. E se a gente quiser mudar os costumes da sociedade, é começar com a criançada, não é? Com a juventude, que tem um grande papel educador em casa, que acaba levando para casa, também, bons hábitos. Além disso, nós temos o Meu Prato Saudável, da Dra. Elisabete, fez um trabalho muito bonito, distribui no metrô, parques, hospitais, entidades, um trabalho muito bonito. Aliás, nós podemos ter uma alimentação saudável e saborosa, então, tem inúmeros pratos, Meu Pratinho Saudável com as crianças… Temos o Bom Prato, nós distribuímos 100 milhões de refeições a R$ 1,00. O que mostrou o último índice inflacionário? O que mais aumentou na inflação foi comer fora de casa. O que mais puxou a inflação. Está cada vez mais caro. Nós estamos há 12 anos com o Bom Prato a R$ 1,00, e alimentação perfeita: proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas, fibra, alimentação perfeita. É o arroz, feijão, uma carne e salada. Suco de fruta da época, pãozinho e uma fruta de sobremesa. Então, controle nutricional, nós estamos melhorando a cada dia a qualidade lá do Bom Prato. As hortas, o trabalho de hortas junto do Fundo Social de Solidariedade e também das escolas e o Agita São Paulo.

E o Auricchio, que é o novo secretário de Esporte, é médico, tem, aliás, trabalhos publicados sobre atividades esportivas, São Caetano, a cidade em que foi prefeito é campeã na área dos esportes… E terminando aqui já vai tomar um café aqui com o Dr. Guedes para a gente juntar, unir o Agita São Paulo com a área esportiva. E sempre é tempo de a gente corrigir os maus hábitos, sempre é tempo. Parar de fumar, começar a fazer ginástica, início de ano é esperança nova. Diz que a esperança nunca decepciona, é importante manter a esperança; e mudar os hábitos, bons hábitos. E recupera rápido, a maior parte das células do corpo a gente troca em quatro, cinco meses.

Então, hoje é janeiro, lá para junho já estamos “zero quilômetro”. Trocou tudo, cabelo, pele, unha, sangue, ossos, mucosa, já dá uma reciclada, não é? E essas células são formadas como? São formadas com o que a gente se alimenta: oxigênio – respiração -, alimentação especialmente, e o DNA do pai e da mãe. Então, eu diria que alimentação ela é essencial para a saúde. É natural que a gente vá, com o tempo, engordando um pouquinho, não é isso? Isso é natural, é só pegar a foto da gente no tempo de escola e comparar com uma foto de hoje, nós éramos bem mais magrinhos. Mas hoje há um outro fato que preocupa, que é a obesidade infantil, essa é ainda mais preocupante. Então, por isso, esse grande trabalho que vai ser iniciado unindo o binômio educação e saúde, para a gente poder melhorar os bons hábitos e ter boa saúde.

Eu tenho um amigo que fala que não é fácil ficar doente, a gente faz tudo errado, não fica doente às vezes, não é fácil. A gente fuma, fuma, fuma, fuma; o outro bebe, bebe, bebe; o outro come errado, come errado, come errado. Então, a saúde é um bem maravilhoso, é só a gente dar… Tem um livro muito bonito chamado “O Instinto de Curar”, há um instinto no ser humano de curar. Nós precisamos despertar esse instinto com bons hábitos, e um dos principais é a boa alimentação e o exercício físico. Mexer o corpo, fazer ginástica desperta esse instinto para curar e previne doença. A medicina chinesa, que tem mais de quatro mil anos, ela diz que o envelhecimento é normal – todo mundo envelhece, isso é normal, isso não é doença – doença é desequilíbrio, desequilíbrio. Então, bons hábitos vão fortalecer a saúde, e a educação é o caminho para a boa saúde. Um grande abraço a todos.