Alckmin discursa ao iniciar as obras do Trecho Norte do Rodoanel Mario Covas

Arujá, 12 de março de 2013

ter, 12/03/2013 - 15h33 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todos vocês! Agradecer aqui a presença, todos se sacrificaram nesse dia ensolarado, com muito calor, mas todos nós aqui estamos participando de um dia histórico! Essa é uma obra das mais importantes de São Paulo e do Brasil, porque essa é a terceira região metropolitana do mundo: 22 milhões de pessoas aqui na Região Metropolitana de São Paulo. Obra complexa, cinco mil famílias estão no trajeto da obra, a área da Serra da Cantareira vai demandar quase 13,5 km em túneis, então uma obra difícil, mas uma obra de extrema importância para São Paulo e para o Brasil e é um dia histórico, né? Hoje, dia 12 de março, dão início aqui à obra, o Saulo e o Laurence… Cadê o Laurence? A obra é de 36 meses. Transportando para dias, quantos dias faltam para inaugurar? 1.079 dias. Eu vou pôr na folhinha lá, se fizer a conta 36 meses dá 1.094, mas as empresas já gastaram uns 15 dias aí, para montar os canteiros. Já descontamos, então tem 1.079 dias para inaugurar! São 44 km de autoestrada, ou seja, 88 km de pistas. São sete túneis, ou seja, 14 túneis que nós vamos ter, quase 14 km em túneis.

O maior túnel NATM em largura do Brasil, porque geralmente o modelo de túnel por NATM, ele é mais estreito, aqui é mais largo, então será o maior NATM do País. Estão incluídos na construção 3,6 km para chegar dentro do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, então ninguém vai precisar pegar marginal: caiu no Rodoanel, está dentro do aeroporto de Cumbica, que é o maior aeroporto do País. Vai integrar a Dutra, aqui na divisa Arujá – Guarulhos e integra com o aeroporto, integra com a Fernão Dias, integra com a avenida Raimundo Pereira de Magalhães. Aliás, eu aprendi quando fui candidato a prefeito de São Paulo, é a avenida mais longa da cidade, a avenida Raimundo Pereira de Magalhães, Estrada Velha de Campinas e chega à Bandeirantes e aí fecha os 175 km do Rodoanel Metropolitano. A Asa Leste, que vai chegar aqui, ela em março do ano que vem tem que estar pronta. Vai integrar a Dutra, a Ayrton Senna, a SP-66 e chega lá em Mauá, na avenida Papa João XXIII. Toda grande obra é fruto do trabalho de muita gente, de muitas mãos. Não é uma obra… Ninguém faz nada sozinho, então quero aqui agradecer, primeiro, o nosso prefeito anfitrião, o Abel Larini, agradecer também aos prefeitos aqui da região, em especial ao prefeito de Guarulhos, o Sebastião Almeida!

Nós estamos aqui, quase na divisa aqui entre Arujá e Guarulhos, e dizer o seguinte: o Abel já licitou o outro lado da avenida Mario Covas, e nós… A Assembleia Legislativa já aprovou o financiamento da área do Baquirivu, então nós vamos ter uma grande obra em Guarulhos, que é a canalização do Baquirivu e as pistas do Baquirivu, então uma grande obra de saneamento e do sistema viário aqui da região. Cumprimentar também o prefeito de Santa Isabel, o padre Gabriel, de Mogi, o Marco Bertaiolli, de Itaquaquecetuba, dr. Mamoru, de Biritiba Mirim, o Inho, de Suzano, Paulo Tokuzumi, de Poá, dr. Testinha e de Ferraz de Vasconcelos, Moacir Filó. Quero saudar aqui todos os vereadores, cumprimentado aqui o vereador Abelzinho, o presidente da Câmara, os deputados federais, o pastor Roberto de Lucena que falou em nome da bancada federal, e o deputado federal Carlos Roberto, de Guarulhos, que também está aqui conosco. Depois saudar, aqui, e agradecer ao dr. Ricardo Rossi Madalena, superintendente regional do DNIT. O Rodoanel é uma obra em parceria, 1/3 financiamento federal e 2/3 do Estado de São Paulo. O Trecho Leste é 100% privado, é concessão, o Trecho Norte é obra pública, porque não tinha como fazer concessão de algo que não existia, então é obra pública. Um terço federal, quero agradecer aqui à presidenta Dilma, ao ministro dos Transportes, dr. Paulo e ao nosso superintendente aqui do DNIT, o dr. Madalena.

Nós conseguimos economizar R$ 1,2 bilhão em uma concorrência internacional, aqui são 6 lotes ou 8, Saulo? Seis lotes, quatro consórcios venceram, porque dois consórcios venceram dois lotes. Então são quatro consórcios, seis lotes. Nós teremos seis frentes de trabalho simultâneas: a obra está começando aqui num lote e vai começando nos outros cinco lotes ao mesmo tempo. Nós vamos gerar aqui 15 mil empregos, entre empregos diretos e indiretos. Aqui do lado, no Rodoanel Leste, têm 3,1 mil empregos, nós vamos contratar mais dois mil trabalhadores agora no mês abril e maio para aproveitar a seca. Teremos 5,1 mil trabalhadores diretos no Trecho Leste do Rodoanel, que vai ser acelerado, e aqui, entre diretos e indiretos, 15 mil empregos: R$ 1 bilhão nós vamos investir em desapropriações e em investimento habitacional, não vamos deixar ninguém para trás. Então quem tem a escritura, indenização, quem não tem, é casa! Capacitação das pessoas, como o dr. Saulo colocou, um grande programa social que vai ser feito aqui, no Rodoanel. Quero agradecer ao dr. Ricardo Madalena, ao governo federal, agradecer ao dr. Saulo, nosso secretário dos Transportes. A Secretaria, só em duas obras, aqui no Rodoanel Norte e na Tamoios, nós economizamos R$ 2,4 bilhões. Três obras, só da Dersa, R$ 2,4 bilhões. Agradecer ao deputado Bruno Covas que fez um ótimo trabalho, provando que é possível fazer obra e preservar o meio ambiente.

Então vem aqui, Saulo! O Bruno está fazendo um belíssimo trabalho, às vezes o pessoal acha: “não, o meio ambiente atrapalha.” Não atrapalha nada! É só a gente cumprir aquilo que precisa ser feito, porque não é possível fazer as coisas destruindo a natureza. Então, todo o meio ambiente vai ser preservado, essa é uma boa dobradinha, o Bruno e o Saulo. Se fosse o Mario Covas diria: Coutinho e Pelé. Hoje seriam Neymar e Luís Fabiano, Neymar e Alexandre Pato, Neymar e Valdívia. Mas agradecer aos deputados estaduais, o André do Prado falou em nome dos seus colegas, agradecer ao doutor Pedro Tobias, ao Alencar Santana, ao doutor Gondim, ao Beto Trícoli, ao Orlando Morando, ao João Caramez, ao Osvaldo Verginio, à deputada Heroilma Tavares, deputado Hélio Nishimoto, ao Estevão Galvão, ao Celino Cardoso, ao Edmir Chedid, ao presidente da Dersa, o Laurence, que está fazendo um ótimo trabalho, cumprimentando toda a equipe da Dersa, Clodoaldo Pelissioni, superintendente do DER, vereador Claudinho da capital, saudando todos os vereadores da região. Cumprimentar aqui os responsáveis da Mendes Júnior, doutor José Antonio de Almeida, da Isolux Corsán, Henrique Fernandes, da OAS, Carlos Henrique Lemos, da Acciona, José Maria Jordão Rando. E saudar também o time da Construcap, da Copasa e todos os trabalhadores, trabalhadoras dessa grande obra, comandante Glauco, capitão Alexandre, o Norival de Almeida Silva, presidente da Federação dos Caminhoneiros do Estado de São Paulo, Toninho da Primax, que preside também a Federação de Transporte de Cargas.

Nós vamos tirar 17 mil caminhões de São Paulo, do trânsito de passagem. Olha, é um caminhão atrás do outro, dá para a gente ver ali na Dutra. Está indo tudo para o porto de Santos, passa tudo pela marginal, tudo pela Bandeirantes, pela avenida dos Bandeirantes. Um atrás do outro. Aí o trânsito de passagem. Ou quem vai para o porto de Santos, tudo Rodoanel. Então gira por fora do Rodoanel, tira 17 mil caminhões, melhora a qualidade do ar, diminui poluição, melhora o trânsito, melhora a segurança, ajuda a vida da população. Cumprimentar a Rita de Cássia, saudando aqui a melhor idade, o Lairton. Mas quero é deixar um grande abraço para vocês! Nós começamos hoje uma obra que vai melhorar muito a vida da nossa população. Nós temos o privilégio de morar numa região que é uma colmeia de trabalho, a Região Metropolitana de São Paulo é maravilhosa, para onde você olha, tem desenvolvimento, é fábrica, fábrica, fábrica, empresa, empresa, empresa. É uma do lado da outra. Para isso nós precisamos melhorar a logística, reduzir custo, melhorar a competitividade do país para crescer mais, São Paulo ajudar o Brasil e melhorar a vida da nossa população. Estamos muito felizes de aqui, de Arujá, divisa aqui com Guarulhos, às margens da rodovia Dutra, que liga esses dois grandes pólos da América Latina, que são São Paulo e Rio de Janeiro, nós iniciarmos a última etapa do Rodoanel Metropolitano Mario Covas. Parabéns São Paulo!