Alckmin discursa ao inaugurar serviço especializado na internação de grávidas dependentes químicas

São Bernardo do Campo, 10 de abril de 2012

ter, 10/04/2012 - 19h22 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: É uma alegria estarmos juntos, hoje, em uma iniciativa inédita no nosso país que é a internação, o oferecimento de leitos exclusivamente voltados, em uma visão integral, clínica, psiquiátrica, obstétrica, para mulheres grávidas com dependência química.

Quero cumprimentar e agradecer o professor Giovanni Cerri, secretário de Estado da Saúde; o presidente da Câmara de São Bernardo, vereador Minami; os deputados estaduais Vanessa Damo, Orlando Morando e Alex Manente; Dr. Arthur Chioro, secretário municipal de Saúde, representando o prefeito Luiz Marinho; Dr. Joaquim Medeiros, diretor geral da nossa OS, aqui, o Grupo de Saúde Bandeirantes; Dr. João Aidar, diretor executivo do Grupo de Saúde Bandeirantes; o Dr. João Luís Gama, diretor administrativo do Hospital Lacan; Dr. Antônio Cabral, diretor clínico do hospital; Dr. Sérgio Tamai, coordenador das Políticas de Saúde Mental; colaboradores aqui do hospital; colegas profissionais de saúde; pastor José Altino, saudando todas as igrejas; amigas e amigos.

Hoje é um dia importante, porque, primeiro, as internações, elas são voluntárias. Então, há, no caso da saúde mental e da dependência química, casos que nós podemos e devemos tratar ambulatoriamente, através dos CAPS, com equipes multiprofissionais, médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, enfim, um conjunto de profissionais voltados à saúde. O nosso Cratod, que é o Centro de Referência no Combate a Álcool, Drogas e Tabaco, passou a funcionar 24 horas, e há casos onde há necessidade de internação. E, nesses casos, nós deveremos oferecer de forma gratuita e com qualidade essa internação. Então, nós estamos procurando, há uma demanda muito grande, é um desespero das famílias, quando têm um caso grave, tentar arrumar uma vaga para a pessoa poder se tratar.

E nós estamos fazendo, aqui, um trabalho muito específico, voltado às mulheres e às mulheres grávidas, porque nós constatamos na nossa Maternidade Leonor Mendes de Barros e nos nossos hospitais que são materno-infantil, um aumento de mulheres que perderam a guarda do filho em razão da dependência química. Acabam perdendo a guarda da criança. Então, nós estamos procurando atender essas mulheres antes, inclusive, de elas darem à luz, já dar a ela todo o respaldo, toda a retaguarda, todo o atendimento durante o período gestacional. Até porque a gestação, também, há que se ter cuidado com medicamentos, com aquilo que se toma e oferecer a ela o tratamento. Então, estamos felizes. São dez leitos que começam aqui no Hospital Lacan, exclusivamente voltados às gestantes com dependência química, e, em seguida, teremos mais 15 leitos no Américo Bairral, em Itapira, já totalizando 25 leitos em um trabalho inédito, voltado às mulheres gestantes, para que elas possam deixar a sua dependência química.

A questão da saúde mental, ela é uma questão cada vez mais preocupante. A questão das drogas, e não só das drogas, mas também do alcoolismo, é também uma preocupação grande, e nós estamos centrando todos os nossos esforços para oferecer serviços de qualidade, gratuitos, para a nossa população, para que a gente possa enfrentar uma questão de saúde pública e oferecer melhor saúde à população de São Paulo.

Queria, aqui, agradecer ao professor Giovanni Cerri, ao Sérgio Tamai, que vejo, ali, que coordena a área de… Cadê o Sérgio ? Está lá no fundo ? Está aqui no canto, aqui, o Dr. Sérgio Tamai, todos os colegas da área de saúde. Agradecer, aqui, aos nossos parlamentares, o Orlando, o Alex Manente, a Vanessa. Agradecer, aqui, aos nossos parceiros aqui da OS, cumprimentando o Dr. Medeiros. Cumprimentar, aqui, o secretário de Saúde de São Bernardo e todos os colegas.

E tenho muita confiança no bom resultado desse trabalho. Há um preconceito em relação à saúde mental que não deve existir. Isso é dependência química. É doença, como é a apendicite, como é a tuberculose. É doença. E doença exige tratamento. E tratamento tem vários níveis: tem o nível ambulatorial, tem o nível de consultório e tem casos, especialmente mais graves, que há necessidade de internação. E a internação trazendo bons resultados para a pessoa se recuperar. Bom trabalho a todos.