Alckmin discursa ao inaugurar a primeira escola pública do país com certificação ambiental

São Paulo, 16 de maio de 2012

qua, 16/05/2012 - 15h35 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia. Cumprimentar, primeiro, as pessoas mais importantes aqui, que são as mulheres, cumprimentando a diretora da escola, a Eliane Duarte Sabater. Parabéns à Eliane pelo seu trabalho. E dizer o seguinte: nós temos aqui dois secretários: professor Herman, da Educação, e o Bruno Covas, do Meio Ambiente. Por que dois secretários, o da Educação e do Meio Ambiente? Porque esta é a primeira escola, talvez do Brasil, com uma certificação chamada AQUA, que é uma certificação da Fundação Vanzolini. Ou seja, é uma escola sustentável. Então, ela tem energia solar. Então, em vez de gastar energia de hidroelétricas, aproveita o sol. Ela aproveita a água, porque toda a água de chuva é reaproveitada para banheiro, limpeza. Ela tem proteção acústica e térmica. Então, ela tem um conjunto de inovações para receber uma certificação chamada Certificação AQUA, que é Alta Qualidade em Sustentabilidade.

É a primeira do Estado e, talvez, seja a primeira do país. E daqui vão sair as outras escolas. Então, está aqui o Dr. Ortiz. O Ortiz é um grande engenheiro, que preside a FDE. Essa escola custou R$ 3,5 milhões, novinha. Então, esse modelo de escola sustentável nós vamos levar para as outras escolas da FDE. Para dizer: Olha, São Paulo se preocupa com o meio ambiente, São Paulo se preocupa com a sustentabilidade.

Queria aqui, também, agradecer os deputados. Cadê o Marcos Zerbini? O Marcos Zerbini é deputado estadual, é da região. Está aqui conosco uma grande líder, também, que é a Cleusa Ramos. A gente fica muito feliz com a presença da Cleusa. Agradecer o Celino Cardoso, também deputado estadual aqui da região. Agradecer o Claudinho, vereador aqui da capital; agradecer e cumprimentar, também, a Lúcia Regina Mendes Espagola, que é dirigente regional, aqui, de ensino; os professores e funcionários aqui da escola, especialmente as queridas e os queridos alunos.

Aqui é ensino médio, não é isso? Médio. Então tem, de manhã, 1º ano; e à noite, 1º, 2º e 3º, e o EJA, a Escola de Jovens e Adultos. Não é isso? Então aqui não tem ensino fundamental, só médio e o EJA. Então, o que é importante aqui? Viu, Herman? Nós estamos fazendo um esforço para ampliar o ensino técnico, para o aluno poder fazer em um período o médio e no outro período o técnico. Aqui tem várias Etecs: Pirituba, Taipas, Jaraguá, tem muita Etec. Aí, o aluno no 3º ano – daqui a pouquinho vocês estão chegando lá – já sai com o diploma do ensino médio e pode sair também com o diploma do técnico. E aí ele já pode trabalhar, ganhar um dinheiro e continuar os estudos. Porque hoje em dia a gente estuda e trabalha.

E podemos também, Herman, fortalecer aqui na região o Centro de Línguas, Centro Estadual de Línguas. Para o pessoal poder estudar, mais forte, inglês, espanhol, são seis línguas estrangeiras, que também é importante. Depois eu vi aqui… Fiquei com muita inveja de um jovem aí com o cabelo do Neymar. Eu queria ter aquele cabelo. Olha lá, olha que bonito. Um dia eu vou ter um penteado igual ao dele.

Aliás, nós falamos muito de meio ambiente. Por que nós falamos muito de meio ambiente? Porque este ano é o ano do peixe, não é isso? E hoje tem um jogo muito importante. O Corinthians vai ganhar. Espera aí, espera aí. O Corinthians vai ganhar hoje para ser vice-campeão. Pessoal, bons estudos, cuidem bem da escola, sejam muito felizes.