Alckmin discursa ao inaugurar a Base de Radiopatrulha e anunciar a construção de 3.296 apartamentos em Sorocaba

Sorocaba, 2 de fevereiro de 2013

sáb, 02/02/2013 - 16h16 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia! Bom dia a todas e a todos. Saudar o nosso prefeito anfitrião, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, que foi professor e diretor da Fatec, que é uma das melhores faculdades de tecnologia do Brasil, que é a Fatec de Sorocaba. Eu imagino a alegria do Pannunzio de ver a sua cidade, Sorocaba, primeira do interior do Estado com quatro unidades; uma Fatec e três Etecs, servindo aqui à população. Nós estivemos aqui no ano passado, com o nosso grande líder, Dr. Vitor Lippi, ex-prefeito, com o Pannunzio, inaugurando a Toyota e todas as empresas sistemistas no Parque Tecnológico. E nós precisamos qualificar os nossos jovens, dar curso técnico, tecnológico de nível médio e de nível superior, para eles terem bons empregos, não é? Para eles poderem ter boa perspectiva de futuro, de salário. Então, é com alegria que nós hoje inauguramos a terceira Escola Técnica de Sorocaba, formando jovens de todas as idades para o mercado de trabalho. E quero aqui agradecer à professora Laura Laganá, que é craque. Faz um belíssimo trabalho dirigindo aqui o Centro Paula Souza. Muito obrigado, Laura. E toda a sua equipe de professores. E quero cumprimentar a vice-prefeita, a Edith. Dra. Edith Giorgi, presidente da Câmara, o vereador José Francisco Martinez. Cumprimentando todos os vereadores, o deputado federal, o Jeferson Campos, está lá na ponta esquerda, o Jeferson Campos, nosso deputado federal. Deputada estadual Maria Lúcia, que aqui falou em nome dos parlamentares. Deputado estadual Carlos César, na ponta esquerda lá. O deputado estadual Osvaldo Vergínio… Nós temos um lema: é dos carecas que elas gostam mais, né, deputado? Agradecer aos quatro deputados: ao Jeferson, à Maria Lúcia, ao Carlos César e ao Osvaldo Verginio, têm trabalhado aqui pela região e por São Paulo. Cumprimentar o doutor Fernando Grella, nosso secretário da Segurança, que escolheu como delegado geral de polícia, um sorocabano, que é o Dr. Luiz Maurício Blazeck. Cadê o Dr. Blazeck? Que é o delegado geral de polícia, Dr. Blazeck. Cumprimentar também o coronel Meira, que está aqui conosco. Cadê o comandante? Coronel Meira, é o nosso novo comandante geral da Polícia Militar. O coronel Camilli, que é o novo comandante do CPI-7. Coronel Camilli. Comandante aqui do CPI-7 de Sorocaba. Parabéns. Cumprimentar o tenente-coronel Edson Luiz Gaspar, que é o comandante do Grupamento de Radiopatrulha Aérea. Cadê o coronel Edson Gaspar? Quatro mil horas de voo, esse é professor. Aliás, nós temos os melhores pilotos no Grupamento Águia, dos helicópteros Águia e a melhor tripulação, melhor time de segurança. Cumprimentar o major Rinaldo Rodrigues Rachid, comandante aqui da base de Radiopatrulha Aérea de Sorocaba. Cumprimentar o major Augusto Galvão, que é o comandante do Grupamento de Bombeiros, Dr. Marcelo Gabriel Antônio, delegado seccional. Dr. Osmar Guimarães Júnior, delegado de polícia, tenente Renato Augusto Campos, engenheiro, representante nosso do almirante Bezerril.

E dizer uma palavra. Nós estamos inaugurando essa base aqui do grupamento Águia. E o doutor Fernando Grella explicou que aqui será, além da base para ter aqui o helicóptero Águia, a base própria, porque aqui já tinha o helicóptero, será um Centro de Treinamento. Nós vamos ver em seguida aqui uma simulação. Então, aqui será o treinamento da tripulação para socorro. E quero destacar o trabalho maravilhoso do grupamento Águia, no resgate, acidentes graves, transplante de órgão, levar o órgão para transplante. Segurança pública, porque tem o olho do Águia que vai acompanhando a ação na terra da Polícia Militar. Então um trabalho estratégico salvando vidas, tanto na segurança, quanto na saúde, no resgate. E eu dizia ao Pannunzio… Dá um passinho aqui Pannunzio. Impressionante o movimento aqui do aeroporto de Sorocaba. Esse vai ser um dos grandes aeroportos do Brasil. O Brasil, no ano passado, em crescimento de usuários, de passageiros de avião… Só cresceu menos que a China. O Brasil foi o segundo do mundo que mais cresceu em sistema aeroviário. O aeroporto de Cumbica, primeiro do Brasil, 35,5 milhões de passageiros o ano passado. O segundo do Brasil também São Paulo; Congonhas, 12 milhões. Aí que vem o terceiro, que é o Galeão, no Rio de Janeiro. E Sorocaba crescendo muito. A Embraer já está construindo aqui o seu Centro de Tecnologia e Manutenção. Nós estamos ampliando o aeroporto: R$ 7,1 milhões, novos pátios, pistas e as escolas técnicas, Fatec, universidade, para a gente ter um grande pólo aqui de serviços na área aeronáutica, com parque tecnológico e aeroporto regional de Sorocaba.

Então, parabéns Pannunzio aí por essa beleza que é o aeroporto aqui de Sorocaba. E desejar um ótimo trabalho aos nossos policiais. Quero cumprimentar também o Silvio Torres, nosso secretário da Habitação. Só hoje, são 3.296 apartamentos aqui em Sorocaba. O mês passado nós tivemos aqui 2.560. Então, no ano que vem, vamos inaugurar 5.856 apartamentos aqui em Sorocaba. É uma cidade. Se a gente imaginar cinco pessoas cada família, é uma cidade de mais de 25 mil pessoas, que vai ser entregue no ano que vem. Todos com casa própria. E ninguém ficou para trás, porque quem ganha um salário mínimo, dois salários mínimos, três salários mínimos, está incluído no programa. Esse é um convênio que nós assinamos com a presidenta Dilma, em que nós estamos colocando R$ 20 mil por unidade. A fundo perdido, não precisa pagar. Para poder atender às famílias de menor renda. Então, 60% do déficit habitacional de Sorocaba vai estar resolvido. E 5.500 apartamentos; cada casa três empregos: 15 mil empregos nós vamos ter na indústria da construção civil aqui na região. Nossos cumprimentos ao Silvio Torres. É uma boa parceria entre o Minha Casa Minha Vida e o Casa Paulista.

Nossa meta é fazer 100 mil unidades: 30 mil já assinados, 14 mil em obra e vamos chegar rapidamente a 100 mil unidades. Quero também cumprimentar o Reinaldo Iapequino. Dá um passinho aqui Reinaldo, que dirige e coordena o programa Casa Paulista. E o Bê Carlos, que dirige a CDHU aqui na região, o homem do chapéu. Cumprimentar os prefeitos de Ribeirão Grande, o Brizola; Barra do Chapéu, o Eduardo. Em Ibiúna, o Eduardo; Pilar do Sul, a Janete; Pereiras, o Flávio Pascoal; Tapiraí, o Araldo Todesco; Votorantim, o Erinaldo. Para onde nós estamos indo agora, Erinaldo. Lá também vamos assinar o Casa Paulista com o Minha Casa Minha Vida. Mais 123: são sobrados lá para Votorantim. Queria também cumprimentar o diretor da Etec, professor Luiz Alberto Agassi, o padre André Luiz Garcia. E dizer a vocês o seguinte, aqui em Sorocaba é a terceira Etec. A entrega da Base do Grupamento Aéreo, o centro de treinamento para os tripulantes do Grupamento Águia, as obras aqui do aeroporto. A terceira Etec, que é a terceira escola técnica já entregue. O início dos 3.296 apartamentos. Em Votorantim, mais 123, e em Capela do Alto nós estamos entregando mais um trecho de duplicação da rodovia Raposo Tavares. Já entrega aqui hoje para a região. Essa região, Sorocaba e a região, é hoje a capital do desenvolvimento do Brasil: um belo exemplo de investimento que gera emprego, oportunidade, boas escolas, boa qualificação profissional, ajudando São Paulo e o Brasil a crescer mais ainda. Muito obrigado a todos!