Alckmin discursa ao firmar parceria para oferecer curso de MBA a diretores de escolas estaduais

São Paulo, 9 de abril de 2012

seg, 09/04/2012 - 19h26 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan; Paulo Skaf, presidente da Fiesp; Wilson Risolia, secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro; Herman Voorwald, secretário de Educação de São Paulo; nossos secretários de Estado Andrea Calabi, Julio Semeghini, Castello Branco. Estava conosco até agora o deputado Itamar Borges; magnífico reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente; Augusto Franco, diretor geral da Firjan; Walter Vicioni Gonçalves, superintendente operacional do Sesi aqui em São Paulo; Maria Lúcia Telles, diretora superintendente regional do Sesi/Senai do Rio de Janeiro; Andréa Marinho, diretora de Educação do sistema Firjan. Quero aqui saudar os nossos diretores, professores, professoras, dizer da alegria de recebê-los, amigas, amigos.

Estamos muito felizes. Primeiro por termos de volta aqui um amigo de São Paulo, que é o Sérgio Cabral. No ano passado, estivemos juntos aqui com a presidenta Dilma no lançamento do Brasil sem Miséria para a região Sudeste. E hoje, para nossa alegria, quero dar as boas vindas ao Sérgio Cabral, que volta a São Paulo para celebrarmos aqui essa parceria com a Firjan, Fiesp, o Sesi e a Universidade Federal Fluminense.

Não tenho dúvidas de que vai fazer diferença. Uma boa gestão na escola faz toda a diferença. O projeto é um sucesso. O projeto piloto no Rio de Janeiro teve 99,9% de aprovação e agora ele cresce. E já começa grande, não é, Paulo Skaf ? Porque são 3.200 diretores que vão poder fazer o MBA, ensino presencial e a distância. Fazendo aquilo que é o que o Brasil precisa: empreendedorismo, gestão e educação. Então a gente fica muito feliz.

Quero aqui agradecer porque, no caso de São Paulo, a Fiesp está colocando R$ 32 milhões. Esse convênio que estamos celebrando tem uma vigência de cinco anos, tem uma cobertura grande, e os maiores beneficiários vão ser os nossos alunos, a qualidade da educação. O Mario Covas, com aquele jeitão de engenheiro politécnico dele, dizia “Olha, o primeiro problema é gestão, o segundo é gestão, o terceiro é gestão”. Se você for verificar, como melhorar a segurança ? Melhorando a gestão também. Como melhorar a saúde? Melhorando a gestão. A mesma coisa com a educação.

É uma bela oportunidade para os nossos gestores, para os nossos diretores, professores e uma grande oportunidade para a gente avançar na área mais importante. E com uma instituição, como é a Fiesp e a Firjan, dirigidas pelo Paulo Skaf e o Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, que é a casa do desenvolvimento, do emprego, do progresso, da inovação. E com a excelência do Sesi nesse trabalho.

Então nós queremos dizer que São Paulo está muito feliz, muito grata. Começa agora em maio, não é isso ? Já inicia agora em maio e é tanto sucesso que antes de começar nós já queremos que seja ampliado. E eu não tenho dúvida de que vai trazer muitos bons frutos. E dizer ao Sérgio Cabral que os 400 km que nos separam, entre São Paulo e Rio, estão cada vez mais curtos. Nós estamos cada vez mais próximos em benefício dos nossos Estados e do Brasil. Muito obrigado.