Alckmin discursa ao firmar convênio com a Prefeitura de São Paulo para ampliação do Programa de Enfrentamento ao Crack

Palácio dos Bandeirantes, 26 de abril de 2013

sex, 26/04/2013 - 16h45 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos! Quero saudar o prefeito da nossa Capital, prefeito Fernando Haddad, a secretária da Justiça, a professora Eloísa Arruda, o secretário da Saúde, o professor Giovanni Cerri, o secretário de Desenvolvimento Social, o Rodrigo Garcia, o secretário de Esportes, dr. José Auricchio Júnior, secretário Municipal de Saúde, o José de Filippi Júnior, secretária de Desenvolvimento Social, Luciana Temer, secretário de Comunicação Executiva, o Nunzio Briguglio, deputados estaduais, Osvaldo Vergínio e Orlando Morando, o vereador da Capital, o Ari Friedenbach, coordenador estadual de Políticas sobre Drogas, dr. Mário Sérgio Sobrinho, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado, a dra. Rosângela Elias, dr. Cid Vieira de Souza Filho, presidente da Comissão de Estudos sobre Prevenção de Drogas da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, profissionais da área de saúde mental, representantes de entidades da sociedade civil, amigas e amigos.

Hoje é um dia especialmente importante. A questão da dependência química envolve saúde, envolve a questão social com as famílias, envolve Segurança Pública, ela tem inúmeras faces. No caso do crack, ela é recente – até a década de 80, praticamente não existia o problema do crack – tem menos de 25 anos este problema grave de saúde pública e hoje nós estamos aqui celebrando um convênio para unir os esforços da prefeitura, que tem uma boa rede de 25 CAPs-AD, só de álcool e droga, na cidade de São Paulo, o Estado, que tem o CRATOD no Bom Retiro, que é o Centro de Referência do Combate ao Álcool, Tabaco e Outras Drogas e uma rede hospitalar. Nós tínhamos 300 leitos para dependência química, hoje estamos com 1004 leitos para dependência química. Em praticamente dois anos, triplicamos o número de leitos de retaguarda. Quero aqui agradecer à OAB, dr. Cid, a Justiça, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria estão juntos com a equipe de saúde lá no CRATOD. Nós fizemos 658 internações, 10% – 60 involuntárias e 90% voluntárias. Mais de três mil abrigamentos, casa transitória, comunidade terapêutica e 23 mil telefonemas nos quais foram orientadas pessoas, famílias que são vítimas, que sofrem junto com os seus dependentes, especialmente as mães.

E hoje a gente fica muito feliz porque as equipes da Saúde, o dr. Giovanni e o Filippi, do Desenvolvimento Social, a Luciana, o Rodrigo, a Eloísa, o Auricchio, todo mundo integrado aí para a gente fazer o máximo em benefício para a população. O prefeito Haddad colocou bem: a prefeitura amplia os CAPs-AD 24 horas. Hoje tem 5, vai passar para 10 CAPs-AD 24 horas. Este ano ainda vai 15, 20 chegará a 30 CAPs-AD. Nós estamos dando 100 leitos de suporte. Então ficarão 100 leitos aí, de suporte para a prefeitura, no caso de haver necessidade de internação. O SAMU AD, acho que é o primeiro do País, o SAMU para fazer o resgate no atendimento específico, especializado em Álcool e Drogas, dividindo as despesas. O serviço de call center também, que vai ser instalado para poder fazer a regulação, a regulação de leitos de atendimento de saúde e social e a ampliação, por parte também da prefeitura, dos consultórios de rua. Enfim, nós vamos integrar o atendimento primário do município com a retaguarda hospitalar do Estado, com uma regulação conjunta e um SAMU conjunto, para a gente poder aproveitar melhor os nossos recursos e ampliar esse atendimento a quem precisa. Houve uma explosão de demanda, praticamente, porque quantas famílias hoje têm um filho, às vezes um pai até, um irmão, uma pessoa passando por dificuldade.

Não é um trabalho fácil, é diferente de apendicite: você operou, costurou, bye-bye! Dependência química é doença crônica, recidivante, tem que envolver a família, tem que ter um novo plano de vida, é um trabalho de equipes multiprofissionais, com enorme dedicação, mas acho que São Paulo vai fazer toda a diferença neste trabalho em benefício de quem mais precisa. Muito obrigado!