Alckmin discursa ao entregar vicinais recuperadas em Mairinque

Geraldo Alckmin: Muito boa tarde a todos. Dizer da alegria de vir a Mairinque, saudar o nosso prefeito Dennys; dona Kelly, presidente do Fundo Social de Solidariedade; o vice-prefeito Edenilson; […]

qui, 19/01/2012 - 21h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Muito boa tarde a todos. Dizer da alegria de vir a Mairinque, saudar o nosso prefeito Dennys; dona Kelly, presidente do Fundo Social de Solidariedade; o vice-prefeito Edenilson; a vereadora Geovana Barbosa Souto, presidente da Câmara, em quem cumprimento os vereadores; deputada federal Bruna Furlan; deputado estadual, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos; Edson Giriboni, nosso sempre deputado Said Mourad; Clodoaldo Pelissioni, superintendente do DER; major Sérgio Ricardo, comandante do Batalhão da Polícia Militar; Sérgio Duarte, presidente do Conselho de Pastores; Toninho Gemente, ex-prefeito aqui do município, sua esposa, minha companheira, Maria Inês Rolim de Paula Gemente; a banda aqui de… A regência do Neto, diretores, aqui, de departamentos, presidentes de sindicatos, meu amigo, aqui, o Arnaldo, o Bimbão, trabalhadores, empresários.

Nós estamos chegando lá do distrito industrial. Fomos lá ver as rodovias que precisam ser recapeadas, asfaltadas e onde tem emprego, onde tem produção, onde tem desenvolvimento, o governo tem que estar presente, ele tem que estar junto para estimular mais investimentos que gerem emprego, renda, oportunidade para a população. Mairinque é uma das cidades com melhor logística de São Paulo, porque tem a ferrovia, não é isso, Dennys? Está na boca do porto, é só escorregar que sai lá no Porto de Santos; ferrovia, Raposo Tavares, Castelo Branco, proximidade de São Paulo. Grandes empresas estão vindo para cá, e muitas outras virão. E contem conosco, o que precisar fazer para trazer mais empresa que gere emprego, o governo de São Paulo vai apoiar.

Eu estive aqui o ano retrasado, como secretário de Desenvolvimento do Serra, e viemos aqui para trazer a ETEC, uma escola técnica, que está indo super bem. Nós já temos aqui seis cursos de formação de técnicos, temos aqui o Ensino Médio, e no último Enem, das 50 melhores escolas públicas estaduais do Brasil, 38 são do Estado de São Paulo, e do Centro Paula Souza, das nossas ETECs, temos Ensino Médio, Administração, Logística, Química, Administração integrada com o Médio; então um conjunto de cursos muito importantes para melhorar emprego e salário mais alto, para qualificar os nossos trabalhadores e trabalhadoras.

E, hoje, nós, aproveitando aqui a vinda, viemos conhecer essa beleza aqui de praça, a Praça Kiko e Chico, que o governo liberou os recursos pela Secretaria de Esportes para a prefeitura. Tem uma outra praça, a Senador José Ermírio de Moraes, que também teve um apoio do estado. Mas viemos para trazer aqui o doutor Clodoaldo, e ele já vai, rapidamente, tomar aí as providências para começar duas obras. Uma é a recuperação da Vicinal do Sertanejo… Aliás, essa nós já entregamos, essa estamos entregando hoje, a Vicinal do Sertanejo. E estamos autorizando o recapeamento e modernização da Av. Alberto Cocozza, que o DER já vai licitar. E ela está bem esburacada e vai ficar 0 km. Mas nós queremos que aquelas jamantas saiam carregadas de produtos, mas que não passem no centro da cidade. Então, autorizamos o asfaltamento da Estrada Fabiano Fabiani, é isso? Então, que vai interligar a Alberto Cocozza com a Estrada do Sertanejo. Então, a do Sertanejo já está recuperada, a Alberto Cocozza estamos autorizando hoje ser totalmente recuperada. E a pavimentação da ligação das duas, que vai melhora, então, o sistema viário e a logística aqui da cidade.

Eu fui visitar lá o pronto-socorro, a área da saúde, vi lá já funcionando o pronto-atendimento 24 horas, as unidades de especialidades médicas. O prefeito já me mostrou os novos leitos hospitalares para ter retaguarda ao pronto-socorro, e falou do seu sonho de voltar à maternidade aqui para São Roque. Eu ainda falei: “Olha, precisamos ter…”… Perdão, Mairinque. São Roque está aqui o Efaneu aqui, não é? Está aqui conosco. Aliás, quero cumprimentar aqui, está aqui conosco o Efaneu, está aqui conosco o doutor Jacob, de Alumínio; e o Roque Hoffmann, de Araçariguama. Então, nós vamos apoiar, sim, doutor Denis, conte com a gente aí, vamos apoiar o nosso hospital para que ele possa, gradativamente, ir recuperando os leitos, maternidade, pediatria, devagar vai recuperando. Sei também que há um pleito, e, Clodoaldo, essas duas obras, a interligação, que vai ser asfaltada, e o recapeamento da Alberto Cocozza é começar… Licitar e começar. E ele vai fazer o projeto executivo. É uma obra municipal, ela é longa, mais cara, 22 km, que é a ligação de Mairinque com a Castelo Branco. Então, ele vai… É a Mário Covas. Ele vai fazer o projeto executivo, vai orçar o primeiro trecho e aí a gente avalia o custo para poder definir.

Mas eu quero é dizer da alegria, alegria de estar aqui com vocês, de poder ver esse bom momento de Mairinque com novas empresas expandindo as suas atividades, novas empresas vindo para cidade, a economia de São Paulo é muito forte, eu me lembro que há 20 anos atrás se dizia o seguinte: ‘São Paulo tem o tamanho da Argentina, não é?’ E eu ainda brincava: “Olha, São Paulo é do tamanho da Argentina, a economia, mas tem uma vantagem, é que tá dentro do Brasil, não é?”. Hoje o PIB, o produto interno bruto da Argentina é em torno de 400 bilhões de dólares, e o PIB do estado de São Paulo é U$ 685 bilhões. Nós somos disparados, o estado de São Paulo, a segunda maior economia da América do Sul. E o nosso compromisso é isso, é emprego, é renda, a pessoa muda de uma cidade porque foi em busca de um trabalho, de salário, muda para uma cidade porque conseguiu um emprego, ou salário, ou oportunidade, ou investimento.

O Papa João XXIII dizia que o desenvolvimento é o novo nome da paz, porque não há paz verdadeira onde as pessoas não têm oportunidade, e governo não gera emprego; governo o faz de forma complementar. Quem gera emprego são os empreendedores, indústria, agricultura, comércio, turismo, serviços, educação, saúde, os empreendedores, nós temos que apoiar, onde tem emprego nós corremos lá pra poder apoiar e trazer empresas, não é? Veja que o novo complexo industrial da Sorocaba… de… da Toyota, isso vai beneficiar toda a região, toda a região vai ser beneficiada com empresas que vem se instalar para esse complexo automotivo.

Mas eu quero deixar um grande abraço, dizer da alegria de estar aqui, eu que sou cidadão Mairiquense, mais difícil é quem nasce na minha cidade, é Pindamonhangabense, sete sílabas. Mas é uma grande alegria abraçar todos vocês.

Muito obrigado.