Alckmin discursa ao entregar unidade de pesquisa clínica em oncologia do Icesp

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos! Saudar o governador José Serra; o secretário da Saúde, o professor Giovanni Cerri; deputado federal Arnaldo Faria de Sá; deputado estadual, […]

ter, 10/01/2012 - 21h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos! Saudar o governador José Serra; o secretário da Saúde, o professor Giovanni Cerri; deputado federal Arnaldo Faria de Sá; deputado estadual, líder do PSDB, Orlando Morando; nosso sempre deputado, doutor Nilton Flávio; professor Paulo Hoff, diretor-geral do ICESP; professor José Otávio Costa Auler Júnior, diretor da Faculdade de Medicina; doutor Flávio Fava de Moraes, diretor-geral da Fundação da Faculdade de Medicina da USP; professor Marcos Fumio Koyama, superintendente do HC; doutora Marisa Madi Della Coletta, diretora-executiva do ICESP; prefeito de Tupi Paulista, João Ferracini; corpo clínico administrativo; homenageados; aqui, o Marcos Fumio; o “Tom Zé” – Antônio Rodrigues Pereira. O Sérgio Gonzaga Dias; a Joyce Chacon Fernandes; a Lucimara da Silva Gualter; o Elísio dos Santos Souza. O Elísio é o Pezão. O Pezão tem um fã clube aí, não é? O Alexandre Lopes dos Santos. Abraçar com muito carinho também nossos ex-pacientes, o Zé Raimundo; dona Marli; dona Anacleta; Maria Hilda. Dizer da alegria de ter todos vocês aqui conosco.

Cumprimentá-los, dizer que é um dia de grande alegria. Um milhão, Serra, de atendimentos; 15 mil cirurgias, tudo de graça, 100% SUS. E hoje comemoramos dando mais um passo, Giovanni, que é o Hospital Dia, começou a funcionar hoje. Trinta e quatro leitos a mais de Hospital Dia. Então, pacientes que só ficam 12 horas, passam o dia e já podem voltar para a casa. É melhor para os pacientes, que podem voltar para a casa, dormir em casa, estar com a família, e o hospital ganha em velocidade, quer dizer, libera leitos para casos de internação mais demorada.

E depois teremos mais 11, nós vamos chegar a 45 leitos de Hospital Dia. Praticamente um outro Hospital Dia aqui para atender. E pesquisa, uma nova área. Quero até agradecer a família Ermírio de Moraes, em especial à família do Carlos Ermírio de Moraes, que nos ajudam aí financeiramente para que a gente possa avançar em pesquisa clínica, testar novos medicamentos, novos avanços da ciência, para a gente poder…

Aqui, foi dito pelo professor Paulo Hoff, nós vamos ter, no Brasil, esse ano, 520 mil novos casos de câncer. Mas, graças a Deus, com o avanço científico, o câncer é uma doença curável, e precisamos avançar ainda mais na ciência. E o ICESP é um orgulho de todos nós, está no topo, né? Não apenas no topo da colina de São Paulo, aqui na Paulista, mas no topo da ciência, com a retaguarda da Universidade de São Paulo, e no topo do atendimento, da qualidade. A pesquisa feita com 210 mil usuários do SUS, o melhor hospital, eleito pelos pacientes, foi o ICESP. Aliás, o segundo do governo do estado, o quarto do governo do estado, o quinto do governo do estado… Impressionante!

E o ICESP o primeiro. Ontem eu vi que o melhor gol, o gol mais bonito do mundo é da Vila Belmiro, é do Neymar, mas não basta ter um craque. O que nós vimos aí contra o Barcelona foi que é preciso ter um time. E aqui tem um time, mais de três mil colaboradores, cada um na sua área, e o conjunto funcionando bem.
O Montoro dizia que o maestro não precisa saber tocar todos os instrumentos, mas ele precisa moldar a orquestra. Cada um na sua área, fazer o máximo e esse conjunto avança. Então, esse orgulho, hoje, do ICESP, como o melhor hospital paulista, um dos melhores hospitais da América Latina, é fruto do esforço de cada um aqui de vocês, se dedicando, fazendo o máximo aqui, para que a gente possa realizar o sonho da Carta Magna Brasileira, de uma saúde de qualidade, sendo o SUS direito da nossa população.

Um agradecimento muito especial ao governador José Serra. Foi quem inaugurou, aqui, o ICESP. Um agradecimento muito especial ao professor Giovanni Cerri, que antes de ser secretário da Saúde, foi quem dirigiu, aqui, o Instituto, como também o professor Paulo Hoff. Um abraço, aqui, afetivo, ao meu professor. Esse é o melhor anestesista brasileiro, não é? O Zé Otávio. Esse é o papa. É um craque. Aliás, anestesia e terapia intensiva, não é? E se precisar… Faltar alguém no plantão aí pode chamar o Zé Otávio porque… Agradecer ao professor Fava. Mais especial: deixar um abraço, aqui, muito carinhoso, aqui, para todos vocês. É motivo de enorme alegria nós estarmos aqui.

Mês passado, ficamos muito abalados. Cheguei até a decretar luto oficial no Estado, bandeira a meio mastro, pela derrota do Santos, mas agora já… E eu brinquei que foram três dias de luto. Aí, o corintiano falou: “Não, doutor, é quatro, não é?”.

Bom trabalho a todos.