Alckmin discursa ao entregar novos laboratórios da Fatec e anuncia construção e reforma de escolas

Sorocaba, 25 de fevereiro de 2013

seg, 25/02/2013 - 21h41 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos! Estimado prefeito anfitrião, prefeito de Sorocaba, professor aqui do Centro Paula Souza, Antônio Carlos Pannunzio, dra. Edith di Giorgi, vice-prefeita, vereador José Francisco Martinez, presidente da Câmara, secretários de Estado, Luiz Carlos Quadrelli, de Ciência e Tecnologia, Mônika Bergamaschi, da Agricultura, deputado Edson Giriboni, de Saneamento e Recursos Hídricos, deputada de Sorocaba e da região, Maria Lúcia, deputado Carlos César, líder da bancada do PSB na Assembleia Legislativa, prefeito de Votorantim, o Erinaldo, de Piedade, a Maria Vicentina, Nova Campina, o Nilton, Tapiraí, o Araldo Todesco, Iperó, Vanderlei, professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza, Rosania Morroni, subsecretária de articulação regional da Secretaria de Educação, Antonio Beldi, diretor do CIESP aqui em Sorocaba, professor Antônio Carlos de Oliveira, diretor desta Fatec, secretários, diretores, professores, alunas, alunos, amigas e amigos.

É uma alegria para nós voltar aqui a Sorocaba. Esta é uma das maiores Fatecs, melhores Fatecs do Brasil. Eu vinha para cá tendo uma aula de metalurgia com o professor Pannunzio. Pannunzio fez a sua carreira aqui, entrou como professor auxiliar de ensino, depois professor, diretor aqui da faculdade, e saiu quando foi para a prefeitura, depois deputado federal e hoje retorna aqui a sua casa. E as Fatecs são ótimas porque nós não paramos de investir, não é só a quantidade, é a qualidade. Então, laboratório, pode ter igual, mas não tem melhor laboratório de automação do que aqui da Fatec de Sorocaba. Laboratórios multidisciplinares, laboratórios de automação, laboratórios de informática, salas de suporte, tecnologia de informação – TI, enfim, sempre investindo para estarmos aí na vanguarda. Há duas semanas fui patrono lá em Pompéia do primeiro curso da América Latina de tecnólogo em Mecânica e Mecanização de Agricultura de Precisão. O curso só tem aqui em São Paulo e Oklahoma, nos Estados Unidos, mas o nosso é melhor, diz a Laura.

Esta Fatec tem um excelente desempenho no Enade, que avalia os cursos superiores nas faculdades, alta demanda, alguns cursos são disputadíssimos, mais de dez candidatos por vaga. Alto índice de empregabilidade, chega a 98% o índice de empregabilidade, e laboratórios de primeiro mundo na Fatec. Sorocaba tem um ensino tecnológico de nível superior, 2.900 alunos quase, e 4.800 no nível técnico, o que dá 7.800 alunos no ensino técnico e tecnológico. E precisamos mais, porque a cidade e a região crescendo, estamos chegando de Itapetininga, uma nova fábrica, já começou a construção, fica pronta no fim do ano, indústria de alimentos. Estão vindo do Paraná, a Castrolanda e a Batavo, que são as duas maiores cooperativas brasileiras do setor da agroindústria, para fabricar queijo, iogurte, produtos lácteos, leite longa vida, enfim, todo o processo industrial; 250 empregos diretos e 1.250 empregos indiretos. Aqui em Sorocaba é a capital do desenvolvimento, nós temos aí no Parque Tecnológico inúmeras empresas se instalando e sendo expandidas, além, hoje também estamos autorizando, Pannunzio, mais cinco escolas novas da Secretaria da Educação, e mais reforma e adequação em nove escolas, são R$ 19 milhões da Secretaria da Educação que vão ser investidos aqui no município.

A Raposo Tavares, no trecho Sorocaba/Votorantim/Araçoiaba da Serra, no final do ano nós teremos pronta mais uma obra importante com acessos lindeiros e as marginais, mais R$ 75 milhões. Acabei de passar pela Raposo, até junho vamos entregar até Capela do Alto, e até junho do ano que vem até Itapetininga, tudo duplicado. A SP-79 em obras até Itu, em dois lotes, a Castelo Branco já entregamos a ferradura, os viadutos ali em frente à Toyota, e agora as marginais estão sendo concluídas. E a tão esperada SP-264, João Leme dos Santos, nós devemos licitar a obra agora em maio, que vai ser também importante a duplicação na SP-264 para o desenvolvimento aqui da região. Mas, quero deixar um grande abraço aqui a todos, cumprimentá-los, dizer que esse é o bom caminho. Às vezes a gente verifica a pessoa estudando para manter um diploma de um emprego que não existe, e muitas vezes os empregos não são preenchidos por falta de qualificação. Nós precisamos fazer esse bom casamento, entre a demanda do setor produtivo e a formação profissional, num mundo que é muito rápido.

Nosso tempo é o tempo da mudança e da velocidade da mudança. O caso da cana-de-açúcar: São Paulo é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, a gente via na novela cortador de cana. Acabou, porque não pode queimar mais, não tem como fazer cana, corte manual sem queimar, então tudo é mecanizado. Então, desaparece a profissão de cortador de cana, mas surge o tecnólogo em mecanização de agricultura de precisão, com GPS, equipamentos com computação embarcada de alta tecnologia, a indústria,a robotização, a automação. Nós fomos inaugurar agora uma fábrica em Hortolândia, na região de Campinas, a EMS, que é a maior fábrica da indústria farmacêutica do Brasil. Cada dez caixinhas da farmácia, 1,2 é da… É uma indústria brasileira, nacional, da EMS. É tudo automação, é impressionante, a fábrica de embalagens deles. Vai desde pôr o comprimidinho no clipe, até pôr a carreta no cavalo para o caminhão sair, tudo, ninguém põe a mão em nada, tudo automatizado e robotizado, então, há uma mudança importante.

E a Etec, e principalmente a Fatec, ela visa exatamente preparar recursos humanos para o emprego de hoje e de amanhã, de acordo com a necessidade da agricultura, necessidade da indústria, e a necessidade dos serviços. Fiquei muito feliz, e a Laura falou, tem duas boas notícias: a primeira é que a Fatec é a melhor do Brasil; a segunda, que todos são torcedores do Santos Futebol Clube. Mas, eu acho que não são todos torcedores do Santos, mas aqui só tem craque, né? Se for do Corinthians é o Romarinho, é o Cássio; se for do São Paulo é o Rogério Ceni, o Luiz Fabiano; se for do Palmeiras é o… O Barcos. Quem é? Valdívia? Valdívia. Se for do Santos, o Neymar, enfim. Aqui só tem craque. Mas quero agradecer ao Pannunzio, que é um grande parceiro, agradecer à Laura Laganá, a Laura é uma joia, viu, uma joia. Essa menina aqui é uma beleza. Agradecer ao Quadrelli, à Mônika, ao Edson Giriboni, agradecer aos nossos deputados que nos ajudam muito na Assembleia, o Carlos César e a Maria Lúcia, e principalmente deixar um grande abraço aqui para todos os professores, alunos, desta grande faculdade de tecnologia, e o nosso compromisso de cada vez investir mais na qualidade do ensino tecnológico de São Paulo. Muito obrigado!