Alckmin discursa ao entregar nova ala no Hospital Dante Pazzanese

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado professor Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde; deputado federal Paulo Freire; deputado estadual Jooji Hato; doutora Amanda Souza, […]

seg, 05/12/2011 - 15h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado professor Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde; deputado federal Paulo Freire; deputado estadual Jooji Hato; doutora Amanda Souza, diretora geral do Instituto Pazzanese de Cardiologia; doutor Carlos Bento de Souza, diretor da divisão de cirurgia e presidente da Fundação Adib Jatene; doutor Ari Timerman, diretor do Serviço Médico Hospitalar; ministro Adib Jatene, ex-diretor e hoje homenageado com bancada; professor José Eduardo Souza, também ex-diretor; professor Hélio Magalhães; professor Aldo Piegas, ex-diretor do Instituto; Padre Rude Antônio, capelão; Amauri Zatorre Amaral, presidente do Comitê de Cardiologia; apresentando o nosso prefeito Gilberto Kassab; corpo clínico administrativo; colegas, profissionais de saúde, amigas e amigos.

Uma grande alegria, estarmos hoje, doutora Amanda, de volta aqui ao Dante Pazzanese, essa casa de excelência da saúde de São Paulo. E ver que estamos concluindo o ano com muitas conquistas importantes aqui no Instituto e agora mais dois avanços: o atendimento a população pelo SUS e atendimento de qualidade, passamos para 91 leitos de UTI, é quase que o hospital de terapia intensiva que vai aumentar em 40% o número de cirurgias aqui no Dante Pazzanese, uma retaguarda extremamente significativa; quantas pessoas vão recuperar sua saúde, salvar vidas, melhorar sua qualidade de vida pelo avanço da ciência e pela ação aqui do Dante Pazzanese. E o Centro de Treinamento e Simulação que vai levar esse trabalho para o Estado todo e para o Brasil todo, hoje o que mais falta são bons centros, boas escolas, não é? Bons centros de treinamento e de simulação.

Eu me lembro quando comecei a anestesia, a residência no servidor público, interessante a faculdade dá uma boa base, mas aquela atividade que você pretende desenvolver você começa engatinhando. Então tinha um colega nosso que era de Três Corações, muito falante, então começou, professor Tobiê, que era o professor de nós lá no comecinho da residência de anestesia e o colega lá de Três Corações, o mineirinho: “professor, e se tiver uma bradicardia”, “você atropiniza, faz atropina”, “professor, e se cair a pressão, te dá uma hipotensão?”, “você pegue Veritol dilua em 10, injete lentamente”. E foi. quando chegou na décima pergunta eu já vi que o professor estava ficando meio cansado, “professor e se acontecer isso”, “aí você chama o médico, não é?”.

O fato é que um centro de treinamento e simulação o que vai dando segurança para quem exerce uma atividade. É você passar por várias experiências, não é? Você simula hoje para preparar um piloto de avião você tem muita simulação, você simula situações para você adquirir mais experiência e “erramentos”. Em todas as atividades humanas você pode ter falha humana e pode ter falha da maquina, da tecnologia, você tem que está preparado se não também não adianta, se for verificar o Airbus, problema foi tecnológico, mas como é que opera aquela situação? Aliás, eu ouvi uma boa um dia desses de um dos grandes diretores da Boeing, mundial, diz que esse último avião que foi produzido, 787, não é? Agora começou a operar o mês passado, ele falou: “a tecnologia é tão avançada que você agora é um piloto só, é um piloto e um cachorro” e eu falei: “puxa, mas e o cachorro para quê?”, “para não deixar o piloto por a mão em nada, não é?”.

Mas o fato é que é que tecnologia demais também, saber operar não é? Mas nós queremos comemorar hoje esses grandes avanços do Dante Pazzanese, fico muito feliz de ver o dinheiro público bem aplicado, essa é a casa do doutor Adib Jatene, casa de craques, acho que só tem Neymar aqui, não é? Adriano, Luís Fabiano, Valdívia, para todos os gostos, não é? Mas todos craques aqui.

Parabéns!