Alckmin discursa ao empossar secretário Rodrigo Garcia

Mestre de Cerimônia: Geraldo Alckmin, governador do estado de São Paulo. Geraldo Alckmin: Boa tarde, boa tarde a todas e a todos. Estimado presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz; […]

seg, 02/05/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Mestre de Cerimônia: Geraldo Alckmin, governador do estado de São Paulo.

Geraldo Alckmin: Boa tarde, boa tarde a todas e a todos. Estimado presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz; querido vice-presidente Marco Maciel, presidente do Conselho Político dos Democratas; senador Agripino Maia, governador, presidente nacional dos Democratas; senador Demóstenes Torres, líder dos Democratas no Senado; deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto, ACM Neto, líder dos Democratas na Câmara Federal; deputados federais Duarte Nogueira, líder do PSDB na Câmara Federal; deputado federal Eli Corrêa Filho, Felipe Maia, Jorge Tadeu Mudalen, Luiz Fernando Machado, Mendes Thame, Vanderlei Macris, Emídio Baltazar, Cláudio Cajado, Dimas Ramalho, Roberto Santiago, Efraim Filho, Ricardo Izar, Pauderney Avelino, Jonas Donizette, José Carlos Aleluia; deputado Paulo Alexandre Barbosa, que deixa o cargo; deputado Rodrigo Garcia, que hoje assume o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento Social; procurador geral de Justiça, doutor Fernando Grella; professor João Grandino Rodas, magnífico reitor da USP; deputados estaduais, Aldo Demarchi, Analice Fernandes, Ary Fossen, Carlão Pignatari, Cauê Macris, Célia Leão, Celso Giglio, Edmir Chedid, Estevam Galvão, que aqui falou como líder dos Democratas, Geraldo Vinholi, Gil Arantes, Gilson de Souza, João Caramez, Milton Leite Filho, Roberto Massafera, Samuel Moreira, líder do Governo, Adilson Rossi, Campos Machado, líder e presidente do PTB; Orlando Bonssoni, Rita Passos, Vinícius Camarinha; secretários de estado, Heloísa Arruda, da Justiça, Sidney Beraldo, da Casa Civil, secretários Andrea Calabi, José Aníbal, Emanuel Fernandes, Davi Zaia, Bruno Covas, Silvio Torres, Julio Semeghini, coronel Admir Gervásio; vereadores da capital, Sandra Tadeu, Salomão da Silva, Adolfo Quintas; desembargador Willian Roberto de Campos, representante do Tribunal de Justiça. Arnaldo de Lima, presidente da Associação Nacional de Prefeitos e Vice-Prefeitos; querido Padre Rosalvino, nosso salesiano; esposa do Rodrigo, a Luciana Garcia, seus filhos, a Valentina, a Isabela, o João Pedro, seus pais, Paulinho, Neurídes; prefeitos, prefeitas, prefeita de Ribeirão Preto, a Dárcy Vera, que veio conosco lá do Agrishow, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, autoridades, amigas e amigos.

Uma palavra breve, mas dizer que é uma grande alegria este encontro, José Agripino, uma grande alegria, não é um encontro ocasional, é uma história, a consolidação de uma grande aliança, hoje é a posse do Rodrigo Garcia. Permitam-me agradecer ao Paulo Alexandre Barbosa, essa vocação política, esse jovem que, aliás, vamos ter dois jovens: um no Desenvolvimento Econômico, o Paulo Alexandre Barbosa, e outro no Desenvolvimento Social, o Rodrigo Garcia, um bom casamento.

Não há emprego se não tiver investimento, renda, criação de riqueza, empreendedorismo, e não há desenvolvimento integral se não cuidar da pessoa humana, se ele não for social. Tenho certeza que o Paulo Alexandre Barbosa vai substituir o Afif, que vai nos ajudar como vice-governador em inúmeras tarefas e quero aqui agradecer ao Guilherme Afif, e o Paulo Alexandre Barbosa, vai colocar o seu dinamismo, o seu conhecimento, a sua experiência em uma Secretaria extremamente importante para o desenvolvimento de São Paulo. E o Rodrigo Garcia, aliás, vi aqui pela manifestação, José Agripino, que ele realmente nasceu das bases do DEM, dos Democratas, veio das bases, e o Rodrigo vai colocar a sua juventude, sua garra, sua determinação para fazer um grande trabalho social. Ele está em uma Secretaria que não é uma bandeira, não é um mote, ela é o centro do Governo. Se no passado governar era abrir estradas, hoje governar é a dignidade da pessoa humana, é cuidar das pessoas, é promover o social. Então nossa prioridade absoluta é o desenvolvimento social, a erradicação da miséria. Vamos trabalhar junto com os municípios, dar as mãos às organizações não governamentais, as entidades que cuidam das pessoas de maior fragilidade para gente poder fazer São Paulo avançar ainda mais. Eu tenho certeza, absoluta convecção que o Rodrigo será um grande secretário, para fazer um grande trabalho em beneficio da nossa comunidade. Eu quero saudar aqui o deputado também Edson Aparecido, o secretário do Desenvolvimento Metropolitano.

Mas queria também trazer uma palavra, antes de encerrar, de uma visão de natureza política, a política é a arte e a ciência ao encontro do bem comum, não é uma atividade isolada, ela é uma atividade eminentemente coletiva. E é importante uma aliança em torno de visão de país, de projetos e de programas. Nós reafirmamos aqui uma aliança nacional que ajudou muito o Brasil, o tempo do Presidente Fernando Henrique e do Marco Maciel que mudou o país. A minha geração não sabia o que era moeda estável, mudou o Brasil foi o maior programa de inclusão social desse país, porque tinha o imposto injusto que era o imposto inflacionário que fazia derreter no bolso o dinheiro da população mais pobre que tinha que comprar alimento e estocar para poder se alimentar até o fim do mês, que criou uma rede de proteção social no Brasil, que fez uma inserção internacional do Brasil na economia mundial, essa grande… Essa visão de mundo, de Brasil que nós hoje, reafirmamos.

É tão patriótico ser governo, quanto ser oposição. Não há democracia se não há oposição. O Brasil não é vocacionado para partido único. Chesterton dizia que a primeira qualidade de um estadista é a coragem, porque sem ela na hora do perigo, todas as demais virtudes desaparecem. Cesar, não foi ao Rubicão para pescar, doutor Ulisses lembrava que o medo tem cheiro, os cavalos derrubam os cavaleiros medrosos porque o medo tem cheiro, esse país precisa de coragem, de gente que faça política com ‘P’, com valores, com valores, com princípios que devem nortear a atividade política como arte-ciência ao encontro do bem comum.

Fico feliz, nós brasileiros de São Paulo, estamos honrados com a presença, aqui do presidente nacional dos Democratas o José Agripino Maia, honrados pela presença do seu líder Demóstenes Torres, honrados pela presença do nosso presidente Marco Maciel, honrados pela presença dessa jovem liderança, o ACM Neto líder na Câmera Federal, da bancada federal, estadual, de prefeitos, vereadores. E com a participação no nosso governo, do Rodrigo Garcia, deputado federal. Nós vamos fazer a política com coragem e com amor. Diz que dos evangelistas o mais querido é São Lucas, porque não é apocalíptico, é amoroso, é o profeta da esperança, pois é com grande amor no coração que nós estamos unidos para servir ao povo de São Paulo e ajudar o Brasil.

Muito obrigado.