Alckmin discursa ao assinar convênios para beneficiar municípios paulistas

Palácio dos Bandeirantes, 10 de abril de 2013

qua, 10/04/2013 - 19h28 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos! Cumprimentar o nosso presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Samuel Moreira. Em seu nome abraçar toda a bancada de deputadas e deputados estaduais aqui presentes, os nossos secretários de Estado: chefe da Casa Civil, deputado Edson Aparecido, falou aqui em nome dos seus colegas secretários, Edson Giriboni, do Saneamento, Bruno Covas, do Meio Ambiente, Hermann Voorwald, da Educação, coronel Aurélio, chefe da Casa Militar, Davi Zaia, da Gestão Pública, Edmur Mesquita, do Desenvolvimento Metropolitano, prefeito de Mogi Guaçu, o Walter Caveanha, cumprimentando aqui todas as prefeitas, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, Lobbe Neto, presidente do Cepam, amigas e amigos.

O Walter Caveanha lembrou que nós fomos eleitos em mil… Século 18? Não, 19, né? Em 1976. A deputada Vanessa Damo e a Ana Carla, prefeita, não tinham nascido ainda. E o nosso mandato foi tão bom, Edson Aparecido, que o povo pediu para a gente continuar, então foi prorrogado, passou de quatro para seis anos. Aliás, um fato interessante: nós tivemos, até hoje, dois mandatos de seis anos. O nosso foi prorrogado, de quatro para seis, para coincidirem as eleições. Quando o governador Montoro foi eleito, em 1982, estava coincidindo, a eleição foi coincidente. Governador, senador, deputado federal, estadual, prefeito e vereador, seis votos no mesmo dia. Depois fizeram um outro mandato de seis anos, para “descoincidir” de novo. Mas o fato é que nós estamos muito felizes aqui de recebê-los, celebrando aqui uma boa parceria. Estado e município, quando se unem é nota 10. Quem ganha é a população. Em áreas estratégicas, educação: é creche, é reforma de escola, ônibus escolar. Aliás, ônibus não. Ônibus você vai comprar, não é? Recursos hídricos: ligação de esgoto, Se Liga na Rede, Água Limpa. Meio ambiente: caminhão compactador, Município Verde e Azul, equipamentos. Defesa Civil: pontes, combate à erosão. Planejamento: infraestrutura urbana, galeria, asfalto, enfim. Governar é escolher, e quem está mais perto da população escolhe melhor. Os municípios, prefeitos, deputados que estão perto da base. Então, escolhem bem para a gente poder aplicar o dinheiro público. E, de outro lado, de maneira mais rápida, junto ao município e tornando os municípios mais fortes.

Os Estados, eles não existem, isso é abstrato, figura jurídica. Se tirar os municípios, o Estado vira uma abstração. O que existe são os municípios. E o Estado de São Paulo é forte porque os seus municípios são fortes, o desenvolvimento de São Paulo nasce pelo município e se espalha pelo nosso Estado.

Então, contem conosco para a gente reforçar todas as parcerias, convênios, iniciativas conjuntas em benefício da população. Eu quero aqui agradecer aos nossos secretários, cumprimentando todos eles. E a articulação que o Edson Aparecido faz na Casa Civil é importante… Esse trabalho federativo de interação das unidades da federação. E cumprimentar a Assembleia Legislativa. Abraçar aqui todos os deputados. E o Samuel Moreira me dizia que não adianta dar quórum aqui, tem que dá quórum lá. Então, nós não vamos demorar para não atrapalhar o quórum lá. E cumprimentando o Samuel. O Samuel está estreando, primeira vez como presidente da Assembleia em um encontro aqui de prefeitos. Mas ele falou uma coisa que eu também concordo: ele já foi prefeito da sua cidade natal, Registro. Eu tive a honra de servir à população como vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador. Se me perguntar: qual foi o teu mandato popular que mais marcou a sua vida, eu não tenho dúvida em responder, foi prefeito. É a mais marcante. Não tem monotonia. Ela é cheia de sobressaltos, né? Mas ela é muito marcante, porque você está muito perto da população.

Mas eu quero encerrar, lembrar aqui para animar vocês. Naquele mandato, a gente assumia dia 1° de fevereiro, não é isso, Walter? Dia 1° de fevereiro, não era 1° de janeiro. Aliás, vocês vão ter prorrogação também, acho que são cinco dias. É que a nova lei que está sendo discutida não vai mais dar a posse no dia 1° de janeiro. Eu acho que é 5 de janeiro, prefeito; 10 de janeiro, governador e 15 de janeiro, presidente da República, não é isso? Parece que a nova lei está sendo discutida no Congresso. Mas eu tomei posse no dia 1° de fevereiro e estreei com uma enchente. Tinha um bairro chamado Beira Rio. Você vê que o nome já recomenda: Beira Rio? Loteamento Beira Rio. O Beira Rio ficou debaixo d’água. Aí fui lá ajudar a população e marcarmos um mutirão para o sábado. Então, sábado vamos limpar o bairro. Aí eu fui ajudar o povo no mutirão. Prefeito novinho, lá no meio da valeta, e tira sujeira da valeta e limpa o bairro e tal. Aí um amigo, colega meu de escola, passou; tinha um jipe, um Land Rover, aqueles Land Rover antigo. Passou com uma moça muito bonita do lado, buzinou ali em cima da estrada, olhei para cima: “pô, essa moleza vai acabar, né?” Mas o fato é que a gente se realiza. Diz que a verdadeira vocação de cada homem e de cada mulher é servir às pessoas. Não há maneira maior e melhor do que servir abraçando o conjunto do município. Contem conosco! Bom trabalho!