Alckmin discursa ao assinar contrato com o Banco Mundial para projetos de PPP

Palácio dos Bandeirantes, 18 de abril de 2012

qua, 18/04/2012 - 20h30 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas, a todos. Saudar o nosso vice-governador do Estado, Dr. Guilherme Afif Domingos; Dra. Debora Wetzel, diretora do Banco Mundial para o Brasil; o secretário-chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo; o deputado federal Julio Semeghini, secretário do Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional, em nome de quem quero saudar aqui todos os secretários, presidentes de empresa do governo; Georges Darido, chefe da missão do Banco Mundial; Pedro Benvenuto, secretário-executivo do Conselho Gestor de PPPs; Sameh Wahba; Jorge Rebelo, Cledan Mandri-Perrott, coordenadores da área do Banco Mundial, em nome de quem quero saudar todos os integrantes aqui do BIRD, do Banco Mundial; amigas e amigos.

Primeiro, Dra. Debora, um agradecimento. O BIRD, o Banco Mundial, tem sido um grande parceiro do desenvolvimento de São Paulo. Nas grandes obras do Estado, desde transporte metropolitano, mobilidade urbana, saneamento básico, agricultura, meio ambiente, logística, grandes rodovias, nos principais investimentos do Estado para melhorar a vida da população e promover o desenvolvimento de São Paulo, nós temos tido a parceria do Banco Mundial. Então, a primeira palavra é de agradecimento, o Banco Mundial é um amigo de São Paulo.

Depois, destacar a importância deste contrato que hoje estamos assinando. Embora tenhamos feito a primeira PPP na Linha-4… E nós somos fãs de PPP porque já há muitos anos, o melhor ataque do futebol brasileiro era PPP: Pagão, Pelé e Pepe, né? Então, a Parceria Público-Privada, temos experiência já com a Linha-4, mas precisamos aprender mais e trabalhar juntos. Então, esse contrato vai nos trazer a expertise mundial do Banco Mundial na modelagem, na questão financeira, como disse o Dr. Afif, para trabalharmos no rumo certo e também para nos dizer o que nós não devemos fazer.

Iniciamos por quatro grandes projetos, três linhas novas de metrô. São Paulo é a terceira região metropolitana do mundo, com 20 milhões de habitantes, e a mobilidade urbana é o grande desafio. Então, a Linha-6, que é uma linha integradora, vai desde o centro de São Paulo até a região norte, a zona norte, Freguesia do Ó, Brasilândia, passando pelas universidades. A Linha-18, monotrilho que sai de São Paulo, uma obra metropolitana, vai para São Bernardo do Campo. Então nós teremos a Linha-18 para a região do ABC, uma região muito industrializada, muito importante. E a Linha-20, que é a linha Lapa-Moema, uma linha estruturante, também muito importante, ligando região oeste, região sul, é importante para São Paulo.

E a Rodovia dos Tamoios, SP-99, que nós já estamos começando o trecho do planalto por obra pública, mas vamos fazer a PPP da nova autoestrada na Serra do Mar, para chegarmos ao litoral, Caraguatatuba, que é o maior centro de unidade de tratamento de gás da bacia do Pré-Sal no Brasil, e ao porto de São Sebastião, que é o porto de referência para supply boat e para as áreas também portuárias e de atendimento, também do Pré-Sal.

Então, obras estruturantes para o desenvolvimento do Estado e para a mobilidade urbana da metrópole. E eu não tenho dúvida de que esta parceria entre o Governo do Estado e o Bird, o Banco Mundial, trará muitos benefícios para a qualidade de vida da nossa população.

Então, agradecer aqui a nossa equipe, abraçando o doutor Afif, todos os secretários; agradecer a equipe do Banco Mundial, dizer que a Dra. Debora Wetzel vai para o Guinness Book, quem aprendeu português em prazo mais rápido. Está falando admiravelmente bem o português, e o português não é fácil.

O Brasil teve um deputado que era um grande líder, quase foi presidente da República, Dr. Ulysses Guimarães. E ele presidia a Assembleia Nacional Constituinte, no nosso tempo. Então, o Dr. Ulysses terminava a sessão, ele já tinha 70 anos, terminava a sessão da Assembleia de madrugada e no outro dia, às 6h30 da manhã, ia uma professora de inglês, uma americana, dar aula para ele. “He is, she is, it is, you are, they are…” E o Dr. Ulysses estava meio cansado. Aí um dia ele falou pra ela: “Olha, eu vou parar. Porque, primeiro, eu acho que se eu for presidente da República, vai ter intérprete. Segundo, que essa língua é muito difícil, o inglês.” Aí a professora americana falou pra ele: “Não, Dr. Ulysses. O inglês é muito fácil, o difícil é o português. Quando você fala pois sim, é não. E quando você fala pois não, é sim. Essa é que é uma língua difícil.” Dra. Débora Wetzel está de parabéns. E os nossos agradecimentos. Muito obrigado.