Alckmin discursa ao anunciar programa de ações para a melhoria da Educação

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado secretário da Educação, professor Herman Voorwald; deputado federal José Aníbal, secretário de Energia; deputado estadual Celino Cardoso; professor João Grandino […]

sáb, 15/10/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado secretário da Educação, professor Herman Voorwald; deputado federal José Aníbal, secretário de Energia; deputado estadual Celino Cardoso; professor João Grandino Rodas, Magnífico reitor da Universidade de São Paulo; Renato Souza, sua esposa Laura, todos os familiares do Paulo Renato; ministro José Gregório e secretário municipal de Direitos Humanos; vereador Floriano Pesaro; Vera Lúcia Cabral Costa, coordenadora desta Escola de Formação; Maria Helena Guimarães de Castro, ex-secretária de Educação do Estado de São Paulo, seu marido, prefeito de Mairiporã, Antônio Aiacyda; Gilda Portugal Gouveia. Quero saudar todos os parceiros da educação, saudando Jair Ribeiro, a Wanda, dirigentes de ensino, professoras, professores, amigas e amigos.

É uma grande alegria. Hoje é um dia especial, 15 de outubro, Dia do Professor. Podemos comemorar, abraçar, cumprimentar, agradecer os nossos professores. Não há nada mais fascinante do que esse desafio cotidiano de aprender e ensinar. Isso é uma coisa eterna. Eu, quando fazia Projeto Rondon, fui visitar em Goiás Velho a poetiza Cora Coralina. Eu fiquei 40 dias lá em Itauçu. E um domingo eu fui lá à cabeceira do Rio Vermelho tomar um cafezinho com a Cora Coralina e ela dizia: “Olha, todos nós estamos matriculados na escola da vida, onde o professor é o tempo”. Todo dia a gente está aprendendo alguma coisa. Eu me lembro do meu pai, que era professor de português, e com 85 anos de idade. Eu passei em Pinda e perguntei para ele: “Papai, eu vou para São Paulo, o senhor quer que traga alguma coisa?” Então, falou: “Ah, se puder, traga para mim o novo dicionário do Houaiss” – com 85 anos de idade.

Então, esse é um desafio, um fascínio permanente. A gente está todo dia aprendendo e ensinando e, por isso, o primeiro ponto do nosso compromisso com a educação são os nossos recursos humanos, são os nossos professores. Aqui está um belo testemunho da visão do Paulo Renato com a Escola de Formação de Professores. E a sua valorização. Nós queremos que a carreira do magistério seja extremamente atrativa, estimulante, atrativa, que haja um enorme envolvimento de todo o magistério com a questão educacional. Depois, queria aqui dizer do nosso compromisso também com a questão das escolas. Nós vamos avançar ao máximo que nós pudermos em orçamento próprio, autonomia, enfim, valorizar a questão da gestão das escolas, dos profissionais para a área de apoio educacional.

Destacar a questão pedagógica e aqui uma outra invasão, Maria Helena, Paulo Renato, que foi o Programa Ler e Escrever, todo o material pedagógico e esse trabalho bonito que foi feito. O grande desafio do Ensino Médio, que no mundo inteiro como é que a gente torna o Ensino Médio, que o jovem se engaje mais? Então a Rede de Ensino Técnico junto com o Ensino Médio nós vamos proporcionar a praticamente 40% dos alunos do Ensino Médio a sua profissionalização, gratuita e de qualidade: Centro Paula Souza, IFET, Sistema S, as escolas de tempo integral, a gente caminhando para ter os alunos mais tempo na escola. Também é importante e o engajamento da sociedade como um todo. Eu vejo que esse é o nosso grande desafio. E fico feliz aqui de ver quantos parceiros estão nos ajudando nessa grande tarefa da educação aqui no Estado de São Paulo.

Quero trazer um abraço muito afetivo ao Renato e a toda família do Paulo Renato, que a Maria Helena foi muito feliz quando sinteticamente colocou as grandes diretrizes da educação brasileira e aqui em São Paulo o quanto nós avançamos para a universalização do Ensino Fundamental, os avanços da Educação Básica, da Educação Superior, da educação como um todo, graças ao trabalho do Paulo Renato. E eu não tenho dúvida de que não poderia haver uma homenagem maior do que ter o seu nome numa Escola de Formação de Professores, que na realidade ajuda a dar o alicerce da construção de um Brasil mais justo e de um Brasil melhor.

Muito obrigado.