Alckmin discursa ao anunciar obras de saneamento em Campos do Jordão

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Eu não estou vendo aí, mas queria convidar para vir aqui com a gente a Malu Donato, da ONG Jeca. Convidar […]

seg, 18/07/2011 - 7h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Eu não estou vendo aí, mas queria convidar para vir aqui com a gente a Malu Donato, da ONG Jeca. Convidar também o Ricardo Castelfranchi, da Campanha Luto pelos Rios; convidar também o professor Jaguti, que está aqui representado pelo Alexandre Silva; também a Carlote; Pinho Bravo está aqui, o nosso querido Walter, e também Maria Antônia Civita, que eu vi agorinha, que viesse aqui conosco, também. Essa foi uma luta da sociedade civil, uma luta de muito trabalho voluntário, uma luta de várias ONGs, organizações não governamentais, e que hoje, a gente tem a alegria de iniciar. Serão dois anos e meio de obras, e dezembro de 2013, Campos do Jordão passa 0% para 100% o esgoto coletado, tratado. Ainda não está 100% coletado, mas será um grande passo para a limpeza das águas, o saneamento básico e o avanço ambiental aqui na Serra da Mantiqueira. Quero cumprimentar a doutora Ana Cristina Machado Cesar, prefeita de Campos do Jordão; o Ivo Strass, presidente da Câmara Municipal; a deputada Maria Lúcia Amary; o deputado Edson Giriboni, que é o Secretário de Recursos Hídricos; deputado Bruno Covas, o Bruno Covas… Vem aqui, Bruno, para vocês conhecerem melhor; o Bruno é neto do Mário Covas e é o secretário do Meio Ambiente, grande parceiro. A doutora Dilma Pena, a diretora-presidente da SABESP. É a nossa Dilma, viu?

Saudar aqui o prefeito de Rio Grande da Serra. Vem aqui, Kiko. Rio Grande da Serra é no ABC, o Kiko prefeito lá região de São Bernardo, Santo André, Rio Grande da Serra terra de uma árvore muito gostosa, o Cambuci. Prefeito de Queluz, o José Celso Bueno é aqui da nossa região do Vale do Paraíba; o Rogério de Oliveira, vice-prefeito de Santo Antônio do Pinhal; o Rogério está aqui? Ah, o Rogério lá, obrigado Rogério. O doutor Jamil Simon, grande parceiro, entusiasta, homem defensor do meio ambiente, promotor de Justiça aqui da 1ª Vara. Onde que está o doutor Jamil? Se estiver, convidá-lo para vir aqui conosco. O Claudio Sirim, secretário Municipal do Meio Ambiente; Nazareno Mostarda, Presidente do Comitê de Bacias do Vale do Paraíba; a irmã Rosane, da Santa Marcelina, nossa parceira aqui na área cultural; O Fernando Pires Oliveira, do DER; o Paulo Zuben, diretor artístico do Festival de Campos De Jordão, Festival de Inverno, Luiz Paulo de Almeida Neto, diretor da SABESP; o Walter Vasconcellos. Ô Walter, vem aqui, Walter. O Walter preside a ONG Pinho Bravo, e ele me deu uma aula, que o Brasil tem duas coníferas, não é isso? Aquela que é a araucária, que dá o Pinhão, né? Essa bonita aqui na praça, a araucária. E aquela outra que fica ali mais perto do rio, as margens do rio, que é uma outra conífera que não dá pinhão, mas é também muito bonita e estava meio esquecida, então é o Pinho Bravo a segunda conífera.

E a ONG foi criada para lutar pelo esgoto, para tratar o esgoto aqui de Campos de Jordão, mas vai continuar porque a luta é longa ainda, viu? Agora vem à parte mais difícil. Mas agradecer muito o Walter Vasconcelos. E, dizer o seguinte, aqui o rio principal é o Rio Capivari que recebe vários afluentes. O Capivari, ele recebendo os seus afluentes, principalmente o Perdizes, ele vai muda de nome e passa a chamar Sapucaí-Guaçu. Aí o Sapucaí-Guaçu caminha, recebe mais águas e forma o Rio Sapucaí, já em Minas Gerais, sul de Minas Gerais. O Sapucaí caminha e forma o Rio das Velhas e depois do Rio das Velhas, vai para o Rio Grande, divisa de São Paulo com Minas Gerais. O Rio Grande deságua no Rio Paraná, divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul. O Paraná recebe as águas do Paraguai forma a Bacia do Prata e vai até o Uruguai, onde o Santos venceu e, foi campeão da Libertadores.

Mas o fato é que Campos de Jordão não está na nossa Bacia do Paraíba, ela está na Bacia do Prata, é impressionante, né? O Rio Paraíba, aqui no Vale do Paraíba, ele vai recebendo todas as águas, toda água desce por Paraíba, o Paraíba nasce aqui na região do Vale, é formado pelo Paraibuna, aquela cidade no caminho Caraguá e pelo Paraitinga, os dois se formam na Represa de Paraibuna vai até São Paulo – Guararema é Paraíba, não é Tietê – faz a curva e volta. Pega as águas de Minas Gerais, Juiz de Fora e região da Zona da Mata, abasteça o Rio de Janeiro pelo Rio Guandú e vai desembocar no Atlântico lá em Campos dos Goytacazes, lá na divisa quase com Espírito Santo.

Esse Rio Paraíba do Sul está sendo despoluído, e até 2014 nós teremos 92% de coleta de esgoto nas 20 cidades operadas pela SABESP, e teremos 100% de esgoto tratado. Então voltará… Hoje já tem peixe, o Paraíba já está piscoso e ele vai ficar com um nível de oxigenação muito grande. Sexta e sábado fui com a doutora Dilma e o secretário Giriboni a sete municípios, aí a bacia do Tietê. Araçariguama, perto de Osasco ali São Roque, passa de zero para 100%; Cerquilho, Rio Sorocaba, afluente do Tietê, passa de zero para 100%; Anhembi, na beira do Rio Tietê, zero para 100%; Barra Bonita, essa estância turística como Campos, 0%, tudo esgoto no rio. Hoje a poluição dos rios não é fábrica, não é indústria, é esgoto sanitário, é esgoto não tratado. Depois, ainda Conchal, também todos na bacia do Tietê, então sete municípios. Nós já universalizamos água tratada em São Paulo, 100% de água tratada, a coleta de esgoto, nós vamos nos aproximar de 90% e do esgoto tratado, se possível, chegar a 100%. Isso é saúde e limpeza das águas, recuperação dos rios.

E a maior parte das doenças é água contaminada, especialmente criança, põe muito a mão na terra, mão suja e pisa em esgoto, então coletar esgoto e tratar esgoto, saúde, e água, água da Sabesp pode tomar, é abrir a torneira e tomar, água 100%. E nós precisamos tomar água, é um trinta avos do corpo humano: quem pesa 60 quilos, dois litros de água por dia; quem pesa 90, três litros de água; 60% do corpo humano é água. Um bebezinho, 70% é água, a gente vai ficando mais velho, vai ficando mais enxuto.

Aproveitando aqui a viagem, nós já autorizamos os recursos para Prefeitura de Campos do Jordão. São Paulo tem 67 estâncias turísticas, turismo é emprego, é emprego, renda, renda, emprego, distribui renda, então as estâncias recebem dinheiro do estado, hoje foram R$ 3 milhões, não é isso? Ela vai usar para recapeamento, sistema viário, enfim, acabar com os buracos da cidade. E nós vamos recuperar a rodovia Floriano, que vem de Taubaté até Campos do Jordão, recapeamento, acostamentos, sinalização, vai ser toda ela modernizada. Vai ser também reformada, aqui a praça, a Praça aqui de Capivari. E nós vamos inaugurar na semana que vem uma moderníssima delegacia de Polícia aqui para Campos do Jordão, e podemos comemorar.

Janeiro a maio deste ano, comparando com janeiro a maio do ano passado, Campos do Jordão, homicídio doloso, caiu, reduziu 83%. O ano passado teve seis homicídios dolosos, esse ano um. Furto reduziu 6%, roubo reduziu 22%, roubo de veículo reduziu 33%, roubo de carga nenhum caso, zero, roubo a banco nenhum caso, zero. Estupro reduziu de sete para um caso, 86% a menos; latrocínio 100%, não teve um caso, esse ano, zero até agora. Então a Polícia realmente está trabalhando, reduzindo, é uma luta, é uma guerra que tem que vencer batalha todo dia, mas todos os índices de criminalidade, aqui em Campos do Jordão, caíram no primeiro semestre e com a nova delegacia, o que ainda restar de bandido vai ter que fugir daqui porque aí com a delegacia nova vai melhorar ainda mais.

Mas eu quero agradecer muito, dizer aos nossos parceiros aqui da sociedade civil, as ONGs, fiscalizem aqui a obra, viu, Maria Antônia? Para gente rapidamente poder já estar entregando, e eu fico feliz porque há um livro do Baltazar de Godoy Moreira, chamado “E os Campos do Jordão foram Pindamonhangaba”, ou seja, Campos dos Jordão pertencia a minha cidade, Pindamonhangaba. Pinda não é fraca não né? O senhor Jordão era o dono das terras, o brigadeiro Jordão, dono das terras. E os Campos do Jordão foram Pindamonhangaba. E a mãe de toda a região é Taubaté, Taubaté é a sexta cidade mais antiga do estado de São Paulo. A primeira é São Vicente, depois São Paulo, depois as do litoral, Cananéia, Peruíbe e Ubatuba, depois Taubaté – que foi entrada das bandeiras para o ouro de Minas Gerais. Mas é uma alegria, não só respirar esse ar puro, mas especialmente ter aqui o calor humano e o brilho de todos vocês, muito obrigado.