Alckmin dá início às obras do Campus da Unesp e anuncia Poupatempo em São João da Boa Vista

São João da Boa Vista, 6 de março de 2013

qua, 06/03/2013 - 20h23 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde! Boa tarde a todas e a todos. Cumprimentar o nosso prefeito anfitrião, o Vanderlei Borges de Carvalho, o presidente da Câmara, vereador Roberto Campos, a Patrícia Magalhães Teixeira, vice-prefeita, professor dr. Júlio Cézar Durigan, magnífico reitor da Unesp, João Otávio, magnífico reitor da Unifeob, o Francisco Arten, magnífico reitor da Unifae, dr. Luiz Claudio Quadrelli, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, deputado Davi Zaia, secretário de Gestão Pública, deputado Silvio Torres, secretário da Habitação, Andrea Calabi, secretário da Fazenda, deputado Júlio Semeghini, secretário do Planejamento, o Celso, prefeito de Vargem Grande do Sul, o José Benedito, prefeito do Espírito Santo do Pinhal, o João Santurbano, prefeito de São José do Rio Pardo, Luciano, prefeito de Caconde, Samuel, de Águas da Prata, Paganini, de Itapira, o Alexandre, de Itobi, Zoldan, Casa Branca, a Rita, de Santa Cruz das Palmeiras, Tiliza, de Tapiratiba, o Cassinho, de Santa Rosa de Viterbo, o ex-prefeito de São João da Boa Vista, ex-deputado, amigo Nelson Nicolau, dra. Dilma Pena, presidente da Sabesp, a Sheila Zambello de Pinho, presidente da Fundação Vunesp, dr. Sebastião Antônio Mayriques, delegado seccional de polícia, major Osvaldo Nascimento, comandante da região, o Edjalma de Lima Vala, pró-reitores, professores, lideranças aqui da comunidade.

É uma alegria estarmos juntos hoje aqui, como bem colocou o dr. Durigan, no dia seis de março, um dia histórico, quando São João da Boa Vista e a região da média mogiana passam a ter o campus da universidade pública do Estado de São Paulo, a Unesp. Essa era uma lacuna aqui da região, uma das poucas regiões do Estado que não têm universidade pública, e a Unesp, Durigan, é como o bom semeador, né, que vai levando a semente do conhecimento. A Unicamp tem dois campi, uma bela universidade, a USP tem oito, uma bela universidade, a Unesp tinha 23, agora é o 24º campus no Estado, ela está presente em todo o Estado de São Paulo. E nós combinamos no ano passado que os novos investimentos – fizemos um plus com o recurso do Tesouro do Estado – seria só para Engenharia, hoje já há uma falta muito grande de engenheiros nas várias áreas no Brasil. Então, foram nove Engenharias novas, aqui no campus de São João já começaram as aulas, com Engenharia de Telecomunicações, e ano que vem com Engenharia de Produção. Em Araraquara, Engenharia Química, e Engenharia de Bioprocessos. Então 11 Engenharias foram criadas, universidade pública, gratuita, com a grife da Unesp, com a sua expertise.

Vindo para cá do aeroporto, eu estava vendo a beleza do Parque Industrial, do distrito industrial, é uma fábrica do lado da outra. Então nós precisamos investir em recursos humanos, em pesquisa, desenvolvimento, inovação tecnológica e infraestrutura. Já liguei para a Karla Bertocco, Vanderlei, para ver aqui o viaduto, e ela pediu uns minutinhos para me dar retorno, então, não sei se vai dar tempo, mas já está na prioridade lá. Nós estivemos aqui… Quanto tempo faz, uns três meses? Dois meses atrás; 22 de dezembro, véspera de Natal. Para inaugurar a obra de viaduto e a duplicação do trecho urbano da SP que vai para Águas da Prata e o convênio das casas. Exatamente, 900 unidades habitacionais. Estivemos antes no AME, para entregar o AME, a represa, e agora o Poupatempo e o Detran. O Poupatempo a prefeitura vai nos arrumar aí, vai nos arrumar aí o local, aí o Davi Zaia, ele tem que fazer jus ao nome, Poupatempo, então vai correr bastante para a gente entregar aí o Poupatempo e junto com o Poupatempo a nova Ciretran, tudo eletrônico, né? Cidade que tem engenharia de telecomunicações tem o dever de estar à frente aí na área de tecnologia de informação e comunicação. Como é que era feito antes? Carteira de motorista, CNH. O jovem tirou a carteira, recebe a CNH provisória. Um ano depois, nada grave, ele tinha que voltar à Ciretran, ir três vezes lá, ir ao banco pagar a taxa, quatro vezes, ele perdia tempo, aí ia receber a CNH definitiva.

Agora, um ano depois ele recebe uma cartinha em casa: “Parabéns! Você tem direito à CNH definitiva, recolha a taxa pela internet e recebe a carteira em casa sem precisar ir nenhuma vez à Ciretran”. Então, nós estamos introduzindo no novo Detran o padrão do Poupatempo. E ainda liberamos a Polícia Civil, que nós tínhamos 1.400 policiais civis, delegados, investigadores, escrivãs, todo mundo no Detran, então devolveram todo mundo. A Polícia Civil ganha mais delegados, investigadores, escrivãs, agentes de telecomunicações, para fazer a sua tarefa de polícia investigativa e polícia judiciária, e a população ganha com o padrão Poupatempo no novo Detran, que vai atender São João da Boa Vista e região. Nós vamos verificar aqui com a Artesp, que é a agência reguladora, a questão do acesso e do viaduto, e a minha palavra é de agradecimento. Dr. Durigan é um grande parceiro de São Paulo, a Unesp é grande parceira do Estado, e a universidade faz a diferença, faz a diferença. É impressionante, é uma revolução que ocorre silenciosa, mas o salto de qualidade é incrível que nós vamos ter, do ponto de vista de desenvolvimento, de vida na cidade, e começa com duas engenharias, depois vem pós-graduação, outros cursos, outras áreas que não Exatas, vai expandindo, atrai também outras empresas para vir para cá, cria um pólo aqui na área de tecnologia, então é muito importante esse trabalho.

Foi bem lembrado aqui o Sidney Beraldo, o Beraldo teve um papel importante. Quero aqui destacar e agradecer, e ao Silvio Torres, ao Nelson Nicolau, Nelsinho; nosso prefeito Vanderlei, conte conosco aqui para trabalharmos juntos. Agradecer ao Júlio Semeghini, nós estamos vindo de Brasília, assinamos lá recursos, financiamento para o VLT, para corredor de ônibus e para saneamento básico, deu R$ 3,2 bilhões, a rica é a Dilma, a nossa Dilma. Ela está escondidinha ali, mas está… Bênção, madrinha. Quanto foi, Dilma? R$ 2,4 bilhões. Nós temos uma meta, até 2014 universalizar o saneamento no interior de São Paulo, cidades 300%: 100% de água, 100% de esgoto coletado, 100% de esgoto tratado. São Paulo vai ser o primeiro Estado do Brasil – que é um país de pouquíssimo saneamento – a universalizar o saneamento. Em 2016 o litoral de São Paulo e, em 2018, a região metropolitana. Isso é saúde para a população e a recuperação dos nossos rios, até porque esse ano, Nelsinho, é o ano do Peixe, né, do Santos Futebol Clube. Mas eu quero deixar um grande abraço aqui para todos, agradecer também ao dr. Calabi que está aqui, o secretário da Fazenda, o Júlio, o Davi Zaia, nosso secretário de Gestão, o Silvinho da Habitação. E principalmente cumprimentar toda São João da Boa Vista e região, cujos jovens vão ter a oportunidade de ter aqui a universidade para realizar sua felicidade, o seu sonho, através da sua vocação. Parabéns a todos!