Alckmin anuncia queda no índice de gravidez na adolescência em SP

São Paulo, 4 de janeiro de 2013

sex, 04/01/2013 - 15h24 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia! Bom dia a todos e a todas! Estimado professor Giovanni Guido Cerri, secretário do Estado da Saúde; Dr. Paulo Quintaes, diretor executivo aqui do AME Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, professora Albertina Duarte, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria de Saúde; professor Edmundo Baracat, professor titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da USP, Dra. Viviane Zarpellon, coordenadora da Casa do Adolescente aqui de Heliópolis, que funciona ao lado, junto aqui com o AME aqui de Heliópolis, Dr. Corintio Mariani Neto, diretor técnico do Hospital Leonor Mendes de Barros, Dr. Abrão Rapoport, diretor do Hospital de Heliópolis, Dr. Gunter Pollack, do Rotary Club de São Paulo, corpo clínico administrativo, colegas profissionais de saúde, nossos jovens aqui da Casa do Adolescente, corintianos, Vasco da Gama, mas a professora Albertina salvou porque é santista, e esse é o ano do Peixe, né?

Eu queria dizer da alegria de estarmos aqui juntos. O professor Giovanni Cerri colocou num conjunto de medidas que estão sendo tomadas na questão da prevenção e da preservação do desenvolvimento da saúde dos nossos adolescentes. Uma, o álcool. Aprovamos uma lei aqui na Assembléia dizendo: olha, é proibido não só vender, porque já era proibido, para menor de 18 anos, mas são proibidos a venda e o consumo. Então antes o dono do posto de gasolina, do bar, do restaurante, dizia: “Olha, eu não vendi, ele trouxe a bebida”. Agora não, se tiver um menor de 18 anos consumindo bebida alcoólica, o proprietário é responsável. Não só pela venda, mas também pelo consumo. Depois a separação no self-service, onde tiver bebida alcoólica aquela mão: “Proibido para menor de 18 anos”. Não pode misturar bebida alcoólica com refrigerante, com sucos, enfim, é totalmente separado. Outra medida também importante é nos supermercados: passou bebida alcoólica trava o caixa, e a pessoa exige documento de quem está comprando a bebida, enfim, tudo para preservar a saúde da nossa juventude.

Há outras medidas de segurança pública: nós tínhamos 14 mil homicídios por ano no Estado de São Paulo. Baixamos para 13, 12, 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4.400 no ano passado. 4.400 dividido por 365 dias no Estado inteiro, dá uma média de 12, 12,5. Anteontem- eu acompanho diariamente- nas últimas 24h no Estado inteiro, seis homicídios, zero latrocínio. Hoje, sete da manhã, últimas 24h, seis homicídios, zero latrocínio. Então, quem que está tendo sua vida preservada? O jovem. É o jovem que morre de homicídio nos finais de semana nas grandes cidades. Então estamos preservando a vida do jovem. E a outra questão importante é a gravidez na adolescência, que está muito dentro da questão da gravidez indesejada. Então, o trabalho com as Casas do Adolescente, orientação, conscientização, acesso aos meios contraceptivos.

Então, isso fez com que o Estado de São Paulo saísse de 148.018 casos de gravidez na adolescência, que em 1998 representava mais de um quarto dos partos no Estado de São Paulo, em mulheres com menos de 20 anos de idade, 26,5%, para, o ano passado, 89.815 e 14,7%, e um trabalho que vai ser implementado ainda mais. E hoje, com a celebração do convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia. E fico feliz, professor Giovanni, porque o Milton Nascimento dizia: “O artista tem de estar onde o povo está”. A universidade tem de estar onde o povo está. Então, trazer a universidade para próximo da população, para dentro da Casa do Adolescente, para o contato com os jovens, ambos ganham, não é? Ganha o serviço de saúde, ganha a universidade com esse trabalho. Então, vamos suar mais a camisa ainda, para a gente poder reduzir ainda mais a gravidez na adolescência. A maternidade e a paternidade, envolvem grande responsabilidade e grande mudança na vida das pessoas, há necessidade de uma preparação e crianças às vezes, com 11 anos, 12 anos já grávidas, com graves problemas para a família e para própria vida da pessoa. Então, um trabalho importante de educação, informação, orientação, diálogo.

Tem um conjunto de serviços que a Casa do Adolescente presta, integração com a educação, métodos, acessibilidade, acesso aos métodos contraceptivos, enfim, um conjunto de políticas públicas para esse trabalho. Mas, quero aqui agradecer à professora Albertina Duarte, que é uma entusiasta desse trabalho. Eu sempre fui um admirador da professora Albertina, agora eu entendi por que ela é tão craque, não é? Ela é da Vila Belmiro, né? Diz que o time ideal seria o Cássio, do Corinthians, o santo Cássio que salvou lá o Corinthians. O meia, o Lucas, do São Paulo, o Barcos – precisa ter alguém do Palmeiras, né? O Barcos do Palmeiras. Do Corinthians pode ser agora também o Alexandre Pato, né? E o professor de todos, que é o Neymar, né, tinha que ser do Santos. Mas, quero agradecer à professora Albertina, aos nossos jovens, Gabriel, que é corintiano, a Maria Helena que é corintiana, o Alisson que é do Vasco da Gama. Agradecer ao professor Baracat, nosso professor titular da universidade, agradecer ao professor Giovanni Cerri, e especialmente dizer da alegria de nos encontrarmos aqui.

Dar uma boa notícia: nós temos o AME aqui, aliás, um AME cirúrgico, não é, doutor? Um AME cirúrgico, que é top, um espetáculo, e do lado o Hospital de Heliópolis, e nós estamos descentralizando os serviços de câncer no padrão ICESP, que é o melhor serviço do país. Então, nós vamos ter, estamos terminando a obra, está praticamente pronta, estamos na fase de equipamentos, nós vamos ter no Hospital de Heliópolis, que é também um hospital cirúrgico importante. Nós vamos ter um grande ambulatório e um serviço especializado de oncologia, então não só diagnóstico, cirurgia, mas também químio e radioterapia, todos os equipamentos para radioterapia. Então, a região vai ser beneficiada com uma grande ampliação dos serviços aqui do Hospital de Heliópolis, atendendo aí, com a melhor qualidade, gratuita, de forma gratuita, toda a área de oncologia. Mas, nada melhor para começar o ano, que é ano novo, é nova esperança, com os jovens, né? O Montoro dizia que o futuro começa hoje, ele se chama juventude. Um abraço a todos.