Alckmin anuncia parceria com o governo federal e a indústria para investir na Saúde

São Paulo, 11 de abril de 2013

qui, 11/04/2013 - 20h04 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Cumprimentar o nosso anfitrião, presidente Paulo Skaf, nosso ministros Alexandre Padilha, Fernando Pimentel, Marco Antônio Raupp, doutor Carlos Gadelha, deputado federal Newton Lima, deputada Telma de Souza, presidente do BNDES, Luciano Coutinho, doutor Glauco Arbix, dr. Dirceu Barbano, André Longo, Glaucius Oliva, professor Giovanni Cerri, secretário de Saúde. Saudação afetiva ao ministro Adib Jatene, Pedro Barbosa. Dirigentes, diretores e colaboradores da indústria farmacêutica, laboratórios.

Duas palavras. A primeira é de agradecimento. Nós temos a Furp, que é a Fundação do Remédio Popular. E uma grande fábrica em Guarulhos. E temos uma segunda fábrica em Américo Brasiliense, que nesse momento estamos em processo de PPP, de Parceria Público-Privada. E os PDPs vão ser muito importantes para a Furp, no sentido de novos medicamentos, novos produtos, avanço científico, tecnologia para a Furp.

A outra, o Instituto Butantan. Nós temos aqui o maior instituto soroterápico da América Latina e iniciamos um processo para produção de hemoderivados. Um complexo industrial importante no Butantan. E o convênio com a Hemobrás será uma somatória aqui de craques. Acho que é Coutinho e Pelé. Então, uma boa união aqui… Neymar e o Pato, vai… Nós faremos uma boa união aqui para produzir os hemoderivados. E colocou bem o Paulo Skaf, sobre a importância. Eu acho que o maior PIB do mundo vai ser da saúde. A maior quantidade de empregos que o mundo vai ter: avanço da ciência, tecnologia, conhecimento, é uma coisa fantástica. Veja a mudança de demografia. É extraordinário o que a química, os novos fármacos fizeram. A expectativa de vida no Brasil era, 50, 60 anos atrás, era de 43 anos de idade. Hoje, ela vai a 75, quem passa dos 30 vai para mais de 80. Eu, que sou um otimista, acho que logo logo, com o avanço de vocês da ciência, da farmacologia, das moléculas, nós vamos, homens, passar de 100 e as mulheres não morrerão mais.

Mas eu quero pedir licença aqui para poder cumprir lá um compromisso com uma delegação estrangeira. E deixo aqui o professor Giovanni Cerri, mas com os nossos agradecimentos. E confiança num setor tão importante para a vida do povo brasileiro. Muito obrigado!