Alckmin anuncia o início das obras da SP-321 em Novo Horizonte

Novo Horizonte, 2 de junho de 2012

sáb, 02/06/2012 - 16h07 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Prefeito anfitrião, prefeito Toninho Belão; vice-prefeita Ivone; vereador Nelsinho, presidente da Câmara. Quero saudar todos os vereadores aqui de Novo Horizonte e da região. Dr. Saulo de Castro Abreu Filho, secretário de Estado de Logística e Transportes, que morou aqui em Novo Horizonte, foi promotor público aqui no município, ele e a sua esposa; deputado estadual Marcos Zerbini; deputado estadual Geraldo Vinholi; prefeita de Itajobi, a Cátia Borsio; prefeito de Itápolis, o Mazinho; de Santa Adélia, o Marcelo; de Mendonça, o Odair; os ex-prefeitos aqui do município, o Zi Biasi e o Toshio Toyota; o Dr. Edson Hermenegildo, delegado seccional; Dr. Marcos Júlio, delegado seccional de Catanduva; o Dr. Everson Guilherme Grigoleto, diretor regional do DER; João Guzzo, nosso diretor do Erplan aqui na região; meu companheiro Marcelo Rodrigues; secretários municipais; diretores; professores da nossa rede estadual. Aliás, eu quero saudar aqui toda a comunidade, amigas e amigos.

E a minha primeira palavra é de parabéns, porque na ONG Educação Para Todos, o município de Novo Horizonte é o primeiro do Estado de São Paulo. E no ranqueamento é o 7º do Brasil. Então, fico muito feliz. Ficamos muito felizes e nós temos aqui algumas reformas, na EMEF Shirley Camargo von Zuben, na escola Pedro Teixeira de Queiroz, na escola Professor Mário Florence. Vamos começar também… Temos aqui a ETEC, que está indo muito bem. E uma novidade para o segundo semestre, que é o curso de técnico em logística, mais um curso aqui para a região, técnico.

Nós estamos fazendo um programa de creche-escola. Nós vamos investir R$ 1 bilhão em creche e pré-escola, porque as crianças do Ensino Fundamental têm vaga, do Ensino Médio também, mas do Ensino Infantil, que é de zero a cinco anos, faltam vagas, tanto de pré-escola quanto de creche. Então, embora seja responsabilidade das prefeituras, nós estamos colocando R$ 1 bilhão em quatro anos, para ajudar as prefeituras. E Novo Horizonte entrou no Programa Creche-Escola, vai ter aqui uma… Já assinou o termo de adesão, não é isso, prefeito? Já assinou e vai ter aqui, então… entrou no Programa Creche-Escola.

Temos aqui as vicinais, que foram recapeadas, da Usina São José da Estiva, três quilômetros, e da vicinal Novo Horizonte – SP-304, 10,7 quilômetros. E o Dr. Saulo vai fazer o projeto da vicinal do Taquaral, que é importante. Temos, também, na Defesa Civil, aqui é uma obra importante: a ponte sobre o córrego da Estiva, que acabou de ficar pronta agora.

E nós estamos chegando lá de Pongaí. Se me permitirem até dar uma explicaçãozinha aqui no mapa, é só abrir um pouquinho aqui e a gente dá uma explicação. Então, nós estamos chegando… Aqui, Pongaí está aqui. Aqui no meio está o Rio Tietê e a Hidrovia Tietê-Paraná. Então a ponte, aqui, ela só tinha 40 metros de largura. Então, vinha o comboio da hidrovia e levava uma hora e meia para passar a ponte, porque tinha que desengatar e passar um por um as chatas. Agora, hoje, lá, implodimos o centro da ponte. E já está pronta, e colocada do lado, uma ponte nova com 120 metros de vão livre. Então, nós vamos ter a SP-333, ela… Antigamente, para alargar uma ponte, levava meio ano, ficava fechada. Ela abre em 15 dias. Em 15 dias está aberta a ponte.

E isso que nós fizemos hoje em Pongaí nós vamos fazer em mais três pontes: implode o centro e a ponte nova já está pronta do lado, é só encaixar. Uma tecnologia nova. Vamos fazer três pontes novas estaiadas. Então, é um projeto importante. Nós queremos, até 2014, em dois anos, dobrar o transporte pela hidrovia, passar de seis milhões de toneladas/ano para 12 milhões de toneladas/ano. Afundando a calha do rio, fazendo a dragagem, melhorando a eclusagem e os atracadouros, e as pontes todas. Com isso, o comboio passa direto. Um comboio tira da estrada 175 carretas de 35 toneladas cada uma. Evita poluição, evita desastre, acidente, e é muito mais barato.

E vamos levar a hidrovia até Piracicaba. No ano que vem já tem obra: fazer barragem, três barragens, duas produzindo energia elétrica e uma só barragem. E vamos chegar com a hidrovia em Piracicaba, no trem. Então, vamos atender São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. E, hoje, a barcaça volta vazia. Então, ela vai poder ir e voltar. Volta com calcário, fertilizante e vai despencar o preço do frete, vai baratear tudo, porque derruba o preço do frete, reduz o custo Brasil, melhora a economia da região. A nossa meta é, em 2018, estar transportando 22 milhões de toneladas pela Hidrovia Tietê-Paraná.

A SP-304 já está em obra, já está em plena execução. Nós começamos hoje a SP-321, Novo Horizonte, Itajobi até Catanduva. E o Dr. Saulo já anunciou: nós vamos fazer o projeto executivo da SP-379. E o ano que vem, nós vamos investir R$ 70 milhões nessa rodovia, entre Uchoa, Ibirá, Urupês, Irapuã e Sales. Então, isso vai dar uma autoestrada recapeada, com acostamentos, trechos de terceira faixa, bem sinalizada. Primeiro, reduz acidente. A terceira causa de morte no Brasil não é doença. A primeira é coração e grandes vasos; a segunda, é câncer; a terceira não é doença, é causa externa, é acidente. Era, há uns 10 anos atrás, tiro, era homicídio, violência. Como nós saímos de 13 mil homicídios e fomos reduzindo, 12, 11, 10, 9, 8, 7, 6, 5, o ano passado foram 4 mil homicídios. Como reduziu de 13 mil para 4 mil, hoje a maior causa externa de morte é acidente rodoviário, é acidente de trânsito, atropelamento, motocicleta, carro, caminhão, ônibus, é acidente de rodovia. Então, uma boa estrada, recapeada, sinalizada, com acostamento, terceira faixa, educação para o trânsito, nós vamos poupar muitas vidas, muitas sequelas. É uma vacina moderna para evitar mortes.

E desenvolvimento, porque uma boa logística atrai muitas empresas. Com a Hidrovia Tietê-Paraná e a recuperação e modernização das estradas, essa região, que já é muito próspera, não é Toninho? Já é uma das regiões mais prósperas, terras férteis, boa logística, empresas crescendo, vai crescer ainda mais. Ainda mais sendo a capital das boas escolas, capital da educação, como é Novo Horizonte.

Mas eu quero deixar um abraço e dizer ao Saulo que nós temos uma outra razão para investir no Rio Tietê, porque esse é o ano do peixe, não é? Mas quero agradecer aqui ao Toninho Belão, viu Toninho, conte com a gente aqui. É uma alegria voltar aqui à cidade. Agradecer ao Marcos Zerbini, cadê o Marcos? O Marcos é um grande amigo de Novo Horizonte, vocês têm um deputado, aqui, trabalhador, extremamente sério, gente ótima, uma alegria estar aqui com o Marcos Zerbini, ele veio conosco de São Paulo. O meu xará, Geraldo Vinholi, deputado aqui da região.

Aliás, agora em junho, daqui a poucas semanas, vamos inaugurar o AME de Catanduva, que vai atender a região. Então, nós já vamos inaugurar o Ambulatório Médico de Especialidades. Então, todas as clínicas, as unidades básicas de saúde, programa de saúde da família, precisou de um especialista, de um exame, já é tudo com hora marcada. A OS deve ser o hospital Emílio Carlos, lá da Fundação Padre Albino e em uma ou duas semanas vai estar funcionando já. Aliás, eu até chequei aqui, já começa com… Vão ser 22 especialidades, mas já começa com dermatologia, hematologia, mastologia, que é mama, oftalmologia, ginecologia e acupuntura. E nós chegaremos a 22 especialidades e exames para atender a população.

E a outra boa notícia. Nós estamos fazendo um trabalho de regionalização, para as pessoas viajarem o mínimo possível para recuperar sua saúde, para serem tratadas. Então, caso de câncer, de radioterapia, que vai lá para Barretos, vai ser feito aqui em Catanduva, então, mais pertinho, toda a parte de radioterapia.

Queria agradecer ao Dr. Saulo, cadê o Saulo? O Saulo faz um grande trabalho na secretaria. Vou dar um dado para vocês: nós temos contratos de manutenção de estradas. O DER não faz mais esse dia-a-dia das estradas, é tudo terceirizado. Nós tínhamos 12 mil quilômetros de rodovias com manutenção contratada. Nós ampliamos de 12 mil para 15 mil quilômetros. Então nós acrescentamos 3 mil quilômetros e o preço caiu 22%, mais barato. Aumentamos 3 mil quilômetros e reduzimos 22% o preço. Fazendo um excelente trabalho lá na Secretaria dos Transportes. Queria agradecer ao Saulo, à sua equipe, mas, especialmente, trazer um abraço muito carinhoso para vocês.

Fico muito feliz de voltar aqui, para tomar o bom café aqui de Novo Horizonte. E poder abraçar cada um de vocês e dizer do nosso compromisso de trabalharmos juntos em benefício de Novo Horizonte. Muito obrigado.